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- Trissomia 21 : relatório de atividade profissionalPublication . Oliveira, Maria José Paradinha Mourão de; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daO presente trabalho constitui um relatório da minha atividade profissional e pretende refletir sobre a minha intervenção efetuada com uma criança com trissomia 21. A inclusão de alunos com trissomia 21 nas escolas regulares impõe uma reflexão sobre as práticas educativas. A igualdade de oportunidades nem sempre se verifica no ensino, como se pode constatar, muitas vezes, na constituição de turmas (ainda se constituem, em muitas escolas, turmas de níveis diferentes) e nas reações pouco positivas à inclusão destes alunos. Com este estudo propõe-se contribuir para o conhecimento do processo de inclusão escolar de uma criança com trissomia 21, mediante um estudo de caso.
- Estudo de prevalência de dermatites associadas a incontinência numa população residente em unidade geriátricaPublication . Florindo, Laetitia Fernandes; Sá, Luís Octávio de; Alves, Paulo Jorge PereiraA dimensão das Dermatites Associadas à Incontinência (DAI) é desconhecida em vários contextos da prestação de cuidados de saúde em Portugal. É uma condição com etiologia específica, comummente confundida com úlceras de pressão, que necessita de um diagnóstico eficaz e diferencial. Para esse efeito, existem atualmente instrumentos de avaliação da DAI com carácter diagnóstico e que orientam a atitude do profissional numa abordagem prática que incorpora a prevenção no próprio tratamento da lesão. Este estudo emerge da preocupação com a inexistência de um registo sistemático destas lesões. Definiu-se, assim os seguintes objetivos para este estudo: estimar a prevalência de DAI de uma população geriátrica; e identificar e caracterizar as lesões e os seus portadores. Criou-se, para o efeito, um instrumento de avaliação, à luz da mais recente evidência científica sobre a DAI, apoiado sobretudo em instrumentos já existentes: IADS, SCAT, entre outros. A recolha de dados foi realizada pelos investigadores durante o mês de Maio de 2015. Foram estudados todos os utentes da valência de uma ERPI da Santa Casa da Misericórdia. Observaram-se as localizações anatómicas mais frequentemente atingidas por DAI, a mobilidade, a incontinência e sistema de proteção, por forma a estudar possíveis relações destas com a DAI. Foram estudados 118 utentes; com uma idade média 82,32 anos; sendo o género feminino o mais representado, com cerca de ¾ do total. A prevalência de lesão por DAI foi de 11,02%, com um tempo de evolução médio de 12,23 dias; as localizações anatómicas mais atingidas foram as regiões perianal, genital e sulco nadegueiro. Todas as lesões apresentavam rubor, não se tendo presenciado rash ou sangramento; a maioria das lesões apresentava dimensão superior a 20 cm2. O estudo dos indivíduos com e sem DAI mostrou a existência de diferenças com significância estatística relativamente às variáveis idade, mobilidade e dupla incontinência. Os resultados desta investigação corroboram os de outros estudos internacionais, servindo de primeiro referencial para o conhecimento epidemiológico deste tipo de lesões em Portugal.
- Autolimitação de direitos de personalidadePublication . Carvalho, Francisco Pessanha Vilaça Bessa de; Sequeira, Elsa Rodrigues de Oliveira Vaz de
- Da possibilidade de inserção de cláusulas resolutivas no contrato de arrendamentoPublication . Santos, Inês Patinha Lopes Melo dos; Eiró, Pedro Camargo de Sousa
- Promoção da inclusão de um aluno com Trissomia 20, com recurso a tecnologia de apoioPublication . Gonçalves, Maria Amélia Pereira Carvalho; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daO presente relatório “Promoção da inclusão de um aluno com Trissomia 20, com recurso a tecnologia de apoio” surge no âmbito da realização do Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial, que a autora realiza na continuidade da sua profissão docente, exercida há mais de 25 anos e da sua formação regular com que tem acompanhado o exercício da profissão. Com a realização da pós-graduação em Educação Especial (300 horas), leciona na Educação Especial, desde o ano letivo 2009/2010, tendo frequentado, nestes últimos seis anos, formações, num total de 360 horas. Coerentemente com a prática anterior de capacitação de competências práticas no aprofundamento teórico, o presente relatório suporta-se, e apresenta, a teoria disponível e procurada para enquadramento e orientação do trabalho do caso prático- apoio a um aluno com Necessidades Educativas Especiais (NEE), portador de trissomia 20, em mosaico, anomalia cuja investigação se encontra, quer a nível clínico, quer a nível da resposta educativa, numa fase de pesquisa e de desenvolvimento. A inclusão de alunos com NEE requer a mobilização e a estreita articulação de diversos agentes, intervenção clinica, família, escola, professores e sociedade, para que seja garantida uma resposta de qualidade. Todo o envolvimento referido visa, mais que a mera integração, a inclusão do aluno no sistema de ensino segundo um conceito a que a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais promovida pela UNESCO e realizada em junho de 1994 em Salamanca (Espanha) não só ajudou a consolidar como a definir linhas orientadoras que vieram a ter expressão formal na Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Prática na Área das Necessidades Educativas Especiais. Este caminho estruturado de abordagem ao ensino de alunos com NEE veio a ter continuidade a nível de cada país, sendo que em Portugal levou a que do seu já existente enquadramento na Lei de Bases do Sistema Educativo e na Lei de Bases da Prevenção, Integração e Reabilitação da Pessoa viesse a ser objeto de vária legislação que atualmente enforma a Educação Especial em Portugal. O caminho percorrido a nível legislativo obriga instituições de Ensino e professores, mas não dispensa, pelo contrário, requer o envolvimento da família como forma primeira e insubstituível de integração, inclusão e desenvolvimento do aluno, não só a nível de aprendizagem, mas também como pessoa. Apesar do medo e insegurança inicial, as famílias podem ser capazes de encarar o desafio de forma realista e num processo que a situação difícil não produza efeitos negativos, mas se torne enriquecedora da vida familiar. Um caminho que, em si, é o caminho mais sólido de inclusão do aluno no sistema de ensino e no caminho da sua felicidade. A Trissomia 20 em mosaico de que é portador o aluno D, resulta de uma anomalia cromossomática numérica, consistindo na presença de uma cópia extra do cromossoma 20 em apenas algumas células, que, geralmente, resulta de erros na divisão celular logo após a fertilização. Para apoio à inclusão deste aluno foi, em acordo com as boas práticas recomendadas, promovida a participação dos pais, de toda a comunidade educativa, terapeutas (terapeuta da fala e fisioterapeuta) e médico que regularmente prestava assistência ao aluno. Este envolvimento, com particular relevo para a criteriosa e sempre presente intervenção dos pais, foi uma base sólida para um conhecimento contínuo do estado de espirito do aluno, da sua motivação, da identificação das respostas requeridas e definição de ações e estratégias a desenvolver. Do contacto com o médico assistente foi possível conhecer e antecipar o estado físico e sua evolução e reflexo nas potencias necessidades acrescidas de apoio ao aluno. De entre algumas limitações que apresentava, a atividade da escrita manuscrita foi, em particular, uma dificuldade que se agravou de forma significativa, devido à acentuação da cifoescoliose que teve implicações na motricidade geral e, especialmente na motricidade fina. Na procura de metodologia que melhor pudesse auxiliar a minimizar esta limitação foi identificada uma ferramenta informática, Eugénio, o Preditor de Palavras, cuja utilização se apresentava como facilitadora no aceleramento da escrita. Simultaneamente foi solicitada uma avaliação do aluno pelo CRTIC de Guimarães (centro de recursos TIC que se destina à avaliação de alunos com NEE, para adequação das tecnologias de apoio às suas necessidades específicas), para atribuição de um computador com teclado adaptado. Foi, assim, desenvolvido um trabalho progressivo e monitorizada a introdução da nova ferramenta na formação do aluno, com o objetivo de poder rastrear a sua evolução nos vários aspetos de formação, para se poder avaliar e eventualmente introduzir variação de intensidade de uso ou até abandono do uso da ferramenta, caso a sua aplicação resultasse em maior desvantagem do que vantagem. Da monitorização e quantificação feita relativa aos vários critérios de análise das metodologias aplicadas, exercício manuscrito, com processador de texto e com o Preditor de Palavras, foi, através de uma valorização em dez níveis, verificada uma melhoria (em sete níveis) na diminuição do cansaço físico e no aumento da motivação e uma total dispensa de pedidos de ajuda por parte do aluno durante a realização da tarefa. O critério de legibilidade não permite leitura na diferença entre o exercício manuscrito e do uso de computador porque a melhoria e estritamente resultado da tecnologia, mas essa melhoria de legibilidade teve reflexos positivos na facilidade de comunicação e na motivação. Relativamente ao número de erros quer o processador de texto quer o preditor de palavras tiveram o mesmo efeito na sua redução. Relativamente à ferramenta disponível e aplicada, identifica-se vantagem no seu desenvolvimento. O conhecimento sobre a sua existência e potencialidades revelou-se, contudo, difícil pelo que se conclui como vantajoso a participação regular de quadros do setor nos fóruns especializados, como os promovidos pelos centros de recursos TIC, sobre recursos e tecnologias de apoio disponíveis. Considera-se igualmente pertinente o contacto com “A Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras”, fundada em abril de 2002, com a missão de apoiar doentes, famílias, que convivem de perto com as doenças raras, para relato da experiência com o aluno, portador de trissomia 20 em mosaico, considerada uma doença rara.
- O significado esponsal do Corpo e a Imago Dei : uma investigação do Ciclo I da Teologia do Corpo de S. João Paulo IIPublication . Trocado, Bernardo Freire de Andrade; Farias, José Jacinto Ferreira de
- Paralisia cerebral : motivar, agir e intervirPublication . Gomes, Maria José Dias da Costa; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daO presente relatório reporta-se à atividade profissional que desenvolvi nos últimos dez anos com crianças de necessidades educativas especiais. É essencialmente refletivo da minha pática profissional e tem como vista a obtenção de Grau de Mestre em Educação Especial. Optamos por iniciar este relatório fazendo uma pequena abordagem às políticas educativas no âmbito da integração das crianças com necessidades educativas especiais e pretende ainda, realçar a importância do desenvolvimento de competências funcionais com vista a preparar os jovens para a vida pós-escolar. Sendo o processo de transição para a vida ativa de crianças com necessidades educativas especiais um assunto atual e uma preocupação para educadores, pais e sociedade em geral, é fundamental desenvolver nestas crianças competência académicas, laborais, sociais e pessoais que lhes permita uma transição bem-sucedida.
- As tecnologias de informação e comunicação na educação de crianças com perturbações do espectro do autismoPublication . Oliveira, Ágata Sofia Loureiro de; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daO autismo é um transtorno severo do funcionamento do cérebro, caracterizado pela ausência de interacção social, comunicação deficiente, movimentos repetitivos e uma variação muito restrita de actividades e interesses. (Papalia, D. E., Olds, S. W., & Feldman, R. D., 2001). Esta perturbação acompanha os seus portadores ao longo da vida e afecta todas as esferas da mesma, sendo uma das mais marcantes a escolar. A educação que um indivíduo recebe ao longo da vida marca-o enquanto pessoa e determina o legado que esta deixará na sociedade. Uma sociedade que está em constante mudança, na qual o ensino, e os métodos de ensino e aprendizagem têm que conseguir acompanhar, nomeadamente através da adopção de estratégias que envolvam novas tecnologias. Este trabalho centra-se nas vantagens que podem advir da parceria entre o ensino das crianças com necessidades educativas especiais (NEE) e as tecnologias de informação e comunicação (TIC), colocando o enfoque num estudo de caso de uma criança diagnosticada com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Os instrumentos utilizados foram de cariz qualitativo, nomeadamente, entrevistas semi-estruturadas e grelhas de registo de observação. As entrevistas foram realizadas à mãe da criança, à Educadora de Infância e à Professora de Educação Especial, de modo a podermos recolher informação através das mais variadas dimensões. Os resultados indicam que as TIC não são verdadeiramente utilizadas como uma estratégia metodológica no processo de ensino e aprendizagem das crianças com NEE, pois requerem uma supervisão individual constante, que os professores não conseguem assegurar face à realidade contextual: possuir uma turma com elevado número de alunos. Contudo, os resultados obtidos neste estudo, demonstram que as TIC, nomeadamente os “Tablet”, são estimulantes e motivadores ao bom desempenho, assim como à envolvência e permanência na tarefa e, como tal, promissores em termos de autonomia. Durante este processo destacamos a confiança que a mãe deposita na evolução da motricidade do seu educando face ao uso do Tablet, e a colaboração positiva entre a família e a escola que trabalham em prol do bem-estar e do desenvolvimento psicossocial da criança.