Repository logo
 
Publication

Conceção, desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem enriquecido por tecnologia para o ensino da matemática : cálculo mental

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorCarvalho, Eduardo Luís Ribeirinha Cardoso de
dc.contributor.authorMagalhães, Rui Pedro Rodrigues de
dc.date.accessioned2014-11-06T11:54:13Z
dc.date.issued2014-02-17
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractEste trabalho de investigação visou a conceção, desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem enriquecido por tecnologia, para suporte à disciplina de matemática do primeiro ciclo do ensino básico (1ºCEB), no domínio do cálculo mental, através de um modelo de ensino misto (blended-learning), ou seja, presencial e a distância. Adotou-se uma metodologia de conceção, colaborativa e participada, articulada com um modelo de desenvolvimento de disciplinas ou cursos baseados na Internet, integrando modelos de estruturação de conteúdos de aprendizagem e modelos de avaliação de ambientes de aprendizagem enriquecidos por tecnologia. Desenvolveu-se um ambiente de aprendizagem apoiado num modelo de ensino-aprendizagem construtivista, no sentido de se promover a construção do conhecimento, no domínio do cálculo mental, através da instrução direta e lições declarativas de conhecimento e também da promoção do interesse e envolvimento dos alunos ao longo do processo de aprendizagem, através da dinamização de atividades de prática do cálculo mental complementadas com jogos matemáticos e provas de treino relativas à competição de cálculo mental. Neste âmbito, procurou-se promover experiências de aprendizagem, comunicação, interação e colaboração online entre alunos e professores e avaliar a adequação do ambiente de aprendizagem, como suporte à disciplina de matemática do 1ºCEB, no domínio do cálculo mental, envolvendo os professores colaboradores e alunos participantes no processo de avaliação. Os resultados obtidos foram favoráveis à implementação do ambiente de aprendizagem com as turmas do quarto ano do primeiro ciclo do ensino básico e ao seu alargamento às turmas do terceiro ano de escolaridade. Foi também possível verificar que os alunos, além de terem adquirido conhecimentos relativos a conteúdos formais, também desenvolveram competências no domínio da utilização de tecnologias de informação e de comunicação (TIC).por
dc.description.abstractThis research aimed at the design, development and evaluation of a technology enhanced learning environment (TELE), to support the math school subject of the first cycle of basic education, in the field of mental calculation, using a model of blended learning (b-learning). It was adopted a design, collaborative and participatory methodology, combined with a development model of Internet based courses or disciplines, integrating design models of learning content and assessment models for technology enhanced learning environments. It was developed a learning environment supported by a constructivist teaching and learning model, in order to promote the construction of knowledge in the field of mental calculation, through direct instruction and lessons of declarative knowledge and also to stimulate the interest and involvement of students throughout the learning process by streamlining practice activities of mental calculation, complemented with mathematical games and training proofs related to mental arithmetic competition. In this context, we sought to promote learning experiences, communication, interaction and online collaboration between students and teachers and to assess the suitability of the learning environment, as a support to the discipline of mathematics of first cycle of basic education, in the field of mental calculation, involving collaborating teachers and participating students in the evaluation process. The results were propitious to the implementation of the learning environment with the classes of the fourth grade of the first cycle of basic education and its extension to classes of third grade. It was also possible to verify that students, besides acquiring knowledge of the formal contents, also developed skills in the use of information and communication technologies (ICT).por
dc.identifier.tid201498499
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/15510
dc.language.isoporpor
dc.subjectAmbiente de aprendizagem construtivistapor
dc.subjecte-learningpor
dc.subjectb-learningpor
dc.subjectCálculo mentalpor
dc.subjectPrimeiro ciclo do ensino básicopor
dc.subjectConstructivist learning environmentpor
dc.subjectBlended learningpor
dc.subjectFirst cycle of basic educationpor
dc.subjectMental calculationpor
dc.titleConceção, desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem enriquecido por tecnologia para o ensino da matemática : cálculo mentalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201498499.pdf
Size:
2.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: