Browsing by Issue Date, starting with "2014-02-17"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Abandono do trabalhoPublication . Barradas, Ana Bárbara Feliciano de Eliseu; Vasconcelos, Joana Maria Vallera Macedo Pinto
- A construção do sucesso escolar em contexto da prática de ensino supervisionadaPublication . Gaspar, Lisete Rito; Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesA integração progressiva e orientada do aluno estagiário no exercício da atividade docente e nas atividades desenvolvidas no meio da comunidade escolar, a aquisição e o desenvolvimento de competências nos domínios, métodos e técnicas do processo de ensino aprendizagem, encontram na Prática de Ensino Supervisionada e Relatório a ação mais adequada para preparar o aluno estagiário para a vida profissional docente. É neste contexto que ocorre o aprofundamento do conhecimento e das competências em situação de aprendizagem de conhecimentos, capacidades e atitudes explorados nas diferentes componentes da formação académica do aluno estagiário, facilitadores do exercício de uma ação docente responsável, autónoma, reflexiva e crítica. Este trabalho é o registo da Prática de Ensino Supervisionada e Relatório que decorreu no Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado (AEMC), no ano letivo 2012/2013. Este estágio pedagógico envolveu a implementação de conceitos e conceções apreendidos na componente letiva do Mestrado, a experienciação supervisionada da atividade docente e a realização de projetos de complemento da ação educativa e de investigação, todos estes devidamente registados nas páginas deste trabalho.
- Relatório de estágio : uma abordagem SWOT no contexto da enfermagem comunitáriaPublication . Maia, Maria Helena da Silva Festas; Magalhães, Norminda Gomes ValeApresenta-se o relatório de estágio, com o subtítulo “Uma abordagem SWOT no Contexto da Enfermagem Comunitária” e descreve as competências adquiridas ao longo do processo de formação do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária, com especial relevo às desenvolvidas no estágio de Enfermagem Comunitária. O estágio desenrolou-se em 3 módulos sequenciais na Unidade de Cuidados na Comunidade da Senhora da Hora da Unidade Local de Saúde de Matosinhos. O módulo I referente ao diagnóstico de saúde da comunidade, teve como objetivo elaborar um diagnóstico de situação de saúde e identificação de necessidades em cuidados de enfermagem. Para a colheita de dados foi realizado um formulário, junto dos utentes com o diagnóstico de Diabetes Melitus inscritos nas Clinicas Privadas da Senhora da Hora. As conclusões do diagnostico foram agrupadas em grupos-chave, de forma a possibilitar que a definição de prioridades, que se refletiram em: Vigilância da glicemia inadequada, Adesão ao regime medicamentoso comprometida, Comportamento de procura de saúde comprometido, Vigilância dos pés inadequada, Adesão ao regime dietético comprometida, Utilização dos recursos da comunidade e fontes de informação ineficaz, Adesão ao regime de exercício comprometida, Alterações fisiopatológicas associadas à DM. No módulo II realizou-se um projeto de intervenção e avaliação de acordo com as necessidades detetadas, dando-se relevo à adesão ao regime terapêutico. No módulo III (opção), foram dinamizadas atividades relacionadas com a qualidade em saúde versus ganhos em saúde. Ao longo do trabalho utilizou-se de forma sistemática a ferramenta SWOT (Strenght, Weakness Opportunities Threats) para analisar os diferentes cenários dos contextos comunitários e apresentar as atividades realizadas. Na elaboração deste relatório optou-se por uma metodologia descritiva sustentada no conhecimento adquirido durante a formação inicial, formação pós-graduada, experiência profissional, bem como em pesquisa bibliográfica, de modo a ser confrontada com evidência científica. As competências de Enfermagem Comunitária foram sendo sistematicamente desenvolvidas onde se destaca a realização do Planeamento em Saúde (diagnóstico, intervenção e avaliação), o aprofundamento de técnicas de comunicação em contexto comunitário e a realização de algumas propostas de intervenção sobre Qualidade em Saúde.
- A habitação jovem como factor de revitalização da cidade : habitação colectiva para jovens no centro histórico de ViseuPublication . Silva, António José Rocha; Carvalho, António da Silva Ferreira de; Byrne, Gonçalo de SousaEste relatório de projecto tem como objectivo fundamental demostrar que através da arquitectura é possível contribuir para a inversão do estado de degradação e isolamento do centro histórico. É um facto que a maioria dos centros históricos estão paulatinamente a definhar e o de Viseu não é excepção. Nestes centros não se tem vindo a renovar a população residencial e é urgente encontrar uma explicação para este fenómeno, o que é algo complexo, pois teriam de ser analisadas inúmeras variáveis, o que implicaria um estudo multidisciplinar (arquitectónico, social, económico, político, etc.). A realização deste projecto focou-se na criação de espaços arquitectónicos inovadores e agradáveis, que vão ao encontro das necessidades da população mais jovem, contribuindo para a sua fixação na zona antiga da cidade, ajudando portanto à renovação da sua população residencial. Sendo um projecto destinado a jovens, o conceito habitacional e espacial, nomeadamente o espaço público e privado, foi desenvolvido em função da população alvo, recorrendo a materiais de construção mais económicos, duradouros e esteticamente enquadrados no espaço envolvente. A criação destes novos espaços será o mote para aliciar e captar novos residentes para a zona mais antiga da cidade, levando assim, à revitalização do centro histórico de Viseu.
- Utilização das tecnologias em crianças com perturbações do espectro autista em contexto da prática de ensino supervisionadaPublication . Ferreira, Vera Mónica Loureiro; Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesO presente relatório insere-se na disciplina de Práticas de Ensino Supervisionadas, do Mestrado em Ensino de Informática. Com este trabalho pretende-se concluir o Mestrado com a apresentação de um relato sucinto e articulado das experiências de aprendizagem tidas e que reúnem os três domínios de trabalho realizadas: a teórica associada às Unidades Curriculares, a Prática de aplicação de conhecimentos e a de investigação enquanto dimensão fundamental na construção da profissionalidade docente. Este trabalho divide-se em duas partes distintas. A primeira contempla a parte do estágio. Nesta, revisitamos conceitos essenciais à prática pedagógica do professor, tais como currículo, avaliação e planeamento e partilhamos as experiências vividas ao longo deste percurso formativo. A segunda apresenta os projetos desenvolvidos nas componentes não letiva e de investigação, as quais também fazem parte do universo da profissionalidade docente. Durante este relato destacamos as reflexões sobre as aprendizagens que a participação nos projetos desenvolvidos na escola cooperante nos trouxe dos pontos de vista relacional, técnico e pedagógico. Quanto à investigação, exploramos como tema de pesquisa/intervenção educativa o potencial educativo e de desenvolvimento das tecnologias, neste caso particular, considerando uma criança referenciada como detentora de uma perturbação do espectro autista (autismo), uma vez que durante o processo de estágio, o contacto com esta criança foi uma constante. Considerámos interessante explorar esta temática, para avaliar até que ponto as tecnologias podem constituir-se numa ferramenta pedagógica promotora do desenvolvimento para esta criança em particular, sendo a nossa conclusão de que esse contributo se revelou positivo.
- Conceção, desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem enriquecido por tecnologia para o ensino da matemática : cálculo mentalPublication . Magalhães, Rui Pedro Rodrigues de; Carvalho, Eduardo Luís Ribeirinha Cardoso deEste trabalho de investigação visou a conceção, desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem enriquecido por tecnologia, para suporte à disciplina de matemática do primeiro ciclo do ensino básico (1ºCEB), no domínio do cálculo mental, através de um modelo de ensino misto (blended-learning), ou seja, presencial e a distância. Adotou-se uma metodologia de conceção, colaborativa e participada, articulada com um modelo de desenvolvimento de disciplinas ou cursos baseados na Internet, integrando modelos de estruturação de conteúdos de aprendizagem e modelos de avaliação de ambientes de aprendizagem enriquecidos por tecnologia. Desenvolveu-se um ambiente de aprendizagem apoiado num modelo de ensino-aprendizagem construtivista, no sentido de se promover a construção do conhecimento, no domínio do cálculo mental, através da instrução direta e lições declarativas de conhecimento e também da promoção do interesse e envolvimento dos alunos ao longo do processo de aprendizagem, através da dinamização de atividades de prática do cálculo mental complementadas com jogos matemáticos e provas de treino relativas à competição de cálculo mental. Neste âmbito, procurou-se promover experiências de aprendizagem, comunicação, interação e colaboração online entre alunos e professores e avaliar a adequação do ambiente de aprendizagem, como suporte à disciplina de matemática do 1ºCEB, no domínio do cálculo mental, envolvendo os professores colaboradores e alunos participantes no processo de avaliação. Os resultados obtidos foram favoráveis à implementação do ambiente de aprendizagem com as turmas do quarto ano do primeiro ciclo do ensino básico e ao seu alargamento às turmas do terceiro ano de escolaridade. Foi também possível verificar que os alunos, além de terem adquirido conhecimentos relativos a conteúdos formais, também desenvolveram competências no domínio da utilização de tecnologias de informação e de comunicação (TIC).