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Gestão de conflitos e satisfação profissional em colaboradores de IPSS

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Anabela Santos
dc.contributor.authorVasconcelos, Tiago Filipe Vieira
dc.date.accessioned2022-02-17T15:28:06Z
dc.date.available2022-02-17T15:28:06Z
dc.date.issued2021-11-23
dc.date.submitted2021-10
dc.description.abstractOs colaboradores de IPSS estão entre os que mais lidam com os idosos e respetivas vulnerabilidades, tornando-se, por isso, essencial que estes desempenhem eficazmente as suas funções. Assim, é crucial que, entre outros aspetos, recorram a estratégias de gestão de conflitos adequadas, promovendo a qualidade do desempenho e a satisfação profissional. Neste contexto, o objetivo geral deste estudo consistiu em identificar e analisar as estratégias de gestão de conflitos e os níveis de satisfação profissional em colaboradores de IPSS. Recorreu-se a uma amostra não aleatória de conveniência constituída por 100 colaboradores de IPSS, a quem se aplicou o ROCI- II, o S20/23 e um questionário sociodemográfico. A informação recolhida foi analisada com recurso ao SPSS, versão 26. Os resultados evidenciaram uma utilização predominante da estratégia de “colaboração”, sendo os profissionais que mais recorrem a esta estratégia, os mais satisfeitos com o ambiente físico do trabalho e com a supervisão que possuem. Foi ainda possível perceber que a situação pandémica da Covid-19 provocou alterações moderadas na perceção destes profissionais, quer na satisfação profissional quer nas fontes dos conflitos.pt_PT
dc.description.abstractIPSS employees are among those who most deal with the elderly and their vulnerabilities, making it essential that they perform their functions effectively. Thus, it is crucial that, among other aspects, they resort to adequate conflict management strategies, promoting quality of performance and professional satisfaction. In this context, the general objective of this study was to identify and analyze conflict management strategies and levels of job satisfaction among IPSS employees. A non-random convenience sample consisting of 100 IPSS employees was used, to whom the ROCI-II, S20/23 and a sociodemographic questionnaire were applied. The information collected was analyzed using SPSS, version 26. The results showed a predominant use of the "collaboration" strategy, with the professionals who use this strategy the most, the most satisfied with the physical work environment and with the supervision that possess. It was also possible to perceive that the Covid-19 pandemic situation caused moderate changes in the perception of these professionals, both in professional satisfaction and in the sources of conflicts.pt_PT
dc.identifier.tid202938980pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/36732
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIPSSpt_PT
dc.subjectSatisfação profissionalpt_PT
dc.subjectEstratégias de gestão de conflitospt_PT
dc.subjectCovid-19pt_PT
dc.subjectProfessional satisfactionpt_PT
dc.subjectConflict management strategiespt_PT
dc.titleGestão de conflitos e satisfação profissional em colaboradores de IPSSpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizaçõespt_PT

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