Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação baseia-se na pintura “Batismo de Cristo” pertencente à Igreja de S. Pedro de Miragaia. É abordado o seu estudo do ponto de vista histórico, artístico e material, com base na sua apreciação visual bem como nos exames e análises realizados, com o objetivo de enquadrar a pintura num espaço temporal, proceder à sua documentação e estuda-la como parte integrante do património artístico português. Serão abordados os diversos exames e analises realizados com o objetivo de identificar os materiais empregues na sua execução.
Será igualmente efetuado um levantamento do seu estado de conservação e feita uma descrição fundamentada dos processos de intervenção de conservação e restauro efetuados, no que se refere à metodologia utilizada bem como aos materiais empregues.
Por último temos um capítulo que incide sobre uma temática autónoma relativa aos mecanismos de formação e características formais dos diferentes tipos de estalados que podemos encontrar em pinturas sobre tela. Será efetuada uma proposta metodológica para a identificação e descrição dos estalados em pinturas sobre tela sendo utilizada como exemplo a pintura alvo desta dissertação.
Description
Keywords
Pintura Conservação Restauro Tela Estalados