Repository logo
 
Publication

Prática de ensino supervisionada e um olhar sobre a problemática do plágio informático nas escolas de 3º ciclo e secundário

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorRestivo, Francisco José de Oliveira
dc.contributor.authorSilva, Sandra Arminda Lemos
dc.date.accessioned2013-09-04T14:35:58Z
dc.date.available2013-09-04T14:35:58Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO objetivo deste documento é apresentar o enquadramento científico-pedagógico e as atividades desenvolvidas no âmbito da prática de ensino supervisionada, da disciplina Tecnologias de Informação e Comunicação ao Curso Profissional Técnico de Gestão do Ambiente e apresentar a componente científica desenvolvida no mestrado. Todo o planeamento das aulas: diapositivos, fichas de trabalho, atividades e até métodos de avaliação foram elaborados mediante as orientações facultadas pelo Ministério da Educação para a disciplina. Todas as funções delegadas a um docente em contexto real foram realizadas, devidamente acompanhados pelos professores orientadores e sempre com caráter avaliativo e espírito crítico. No âmbito das Jornadas de Ensino de Informática foi elaborado um artigo científico sobre o tema Plágio Informático nas Escolas, envolvendo um pequeno estudo sobre esta problemática, e um questionário submetido a docentes de Informática onde os resultados são analisados nesse mesmo artigo.por
dc.description.abstractThe purpose of this document is to present the scientific-pedagogical guidelines and the activities conducted under the supervised teaching practice, on the discipline Technologies of Information and Communication of the Professional Technical Course for Environmental Management and to present the scientific component developed in the master. All planning lessons, slides, worksheets, activities and even evaluation methods have been developed in the guidelines provided by the Ministry of Education for the discipline. All functions delegated to a teacher in the real world were made, duly followed by the supervisors always with critical and evaluative character. Under the Computer Education Conference was prepared a paper on the topic Computer Plagiarism in Schools, involving a small study on this issue, and a questionnaire submitted to teachers of Computing where the results are analyzed in the same paper.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/12632
dc.language.isoporpor
dc.titlePrática de ensino supervisionada e um olhar sobre a problemática do plágio informático nas escolas de 3º ciclo e secundáriopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Estudos em Ensino de Informática

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
12632.pdf
Size:
27.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: