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Jogos e simuladores : adequabilidade pedagógica no ensino da economia e da gestão : estudo do caso português
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | |
dc.contributor.advisor | Andrade, António Manuel Valente de | |
dc.contributor.author | Leite, Daniela Sofia Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2016-03-10T16:11:03Z | |
dc.date.available | 2016-03-10T16:11:03Z | |
dc.date.issued | 2015-07-01 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description.abstract | A gamification - uso de técnicas de jogo em contextos que não são de jogo - tem surgido como uma grande tendência em vários domínios. Os jogos e simuladores assumem, atualmente, um papel preponderante na Gestão dado que são cada vez mais as organizações que utilizam esta ferramenta nas mais diversas áreas, como na publicidade, no recrutamento e na formação. No âmbito da formação em que incide o presente estudo, é evidente a mudança do perfil do aluno e é, certamente importante, que os docentes consigam integrar novas abordagens pedagógicas que acompanhem a evolução do aluno para captar a sua atenção, motivação e empenho nas matérias lecionadas. Os jogos e simuladores vêm aliar-se a esta nova tendência – a gamification – trazendo para o contexto pedagógico a experiência estimulante, o desafio e as emoções vividas no jogo como estratégia de ensino. Recorrendo a um desenho metodológico baseado no estudo de caso investigamos a aceitação, a adoção pedagógica e as barreiras percebidas ao uso de jogos e simuladores no ensino da economia e da gestão em Portugal. Com uma amostra de 106 docentes de 13 faculdades de Economia e Gestão de Portugal, viemos a constatar como resultados mais relevantes, que são os simuladores específicos (em folha de cálculo ou software especializado) os mais usados e que existe uma forte concordância por parte dos docentes de que os jogos e simuladores facilitam a aprendizagem e se adaptam às disciplinas que lecionam. Os resultados revelaram ainda, que uma grande percentagem dos docentes que não usa atualmente jogos e simuladores, admite vir a usá-los no futuro. Esta situação poderá traduzir-se num aumento da adoção desta estratégia, sendo no entanto necessário o aumento de divulgação juntos dos docentes, dos jogos e simuladores disponíveis e da potencialidade desta ferramenta como estratégia pedagógica, encorajando cada vez mais a gamificação do ensino. | pt_PT |
dc.description.abstract | Gamification – use of game technics in no-game contexts – has emerged as a major trend in several areas. Games and simulators currently assume a leading role in management, given that an increasing number of organizations are using this tool in various fields, such as advertising, recruitment and training. Within the investigation of this study, the change in student’s profile is clear and is certainly important that teachers can apply innovate pedagogical approaches that can follow the development of the students, in order to capture their attention, motivation and commitment to the learning subjects. Games and simulators come to allies to this new trend - Gamification – bringing to the pedagogical context the stimulating experience, challenge and emotions felt in the game, as a teaching strategy. Using a methodological approach based on a case study, we investigated the acceptance, the pedagogical adoption and the perceived barriers of the use of games and simulators in the teaching of economics and management in Portugal. Considering a sample of 106 teachers from 13 faculties of Economics and Management in Portugal, we came to see as most significant results, that the specific simulators (in spreadsheet or specialized software) are the most used and that there is strong agreement that Games and simulators facilitate learning and are adjustable to the subjects taught. The results also revealed that a large percentage of teachers who do not currently use games and simulators admit to use them in the future. This situation can lead to an increase in the adoption of this strategy, being, however, necessary, its increasing disclosure amongst the teachers, the expansion of the games and simulators available and the development of the potential of this tool as a pedagogical strategy, continuously encouraging the gamification of education. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201489180 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/19302 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Economia | pt_PT |
dc.subject | Gestão | pt_PT |
dc.subject | Gamificação | pt_PT |
dc.subject | Jogos | pt_PT |
dc.subject | Simuladores | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.subject | Economy | pt_PT |
dc.subject | Management | pt_PT |
dc.subject | Gamification | pt_PT |
dc.subject | Games | pt_PT |
dc.subject | Simulators | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.title | Jogos e simuladores : adequabilidade pedagógica no ensino da economia e da gestão : estudo do caso português | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão |