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Abstract(s)
This report was written for the 16th Master's Degree in Pediatric Nursing at the Nursing School Lisbon, at Universidade Católica Portuguesa. It aims to describe and analyse my journey during the different internship contexts, describing the objectives outlined for each one, as well as the planned activities and reflecting on how I developed the competences of a pediatric nurse. For the master’s degree, it was essential to develop a scoping review. This review was carried out in accordance with the requirements of the Joana British Institute. The theme behind the different internship projects was cultural care, based on Madeleine Leininger's Theory of Cultural Care. The internships took place over fifteen weeks, divided into five weeks in each of the following contexts: Pediatric Ward, Neonatology and Pediatric Intensive Care Unit. During each internship, a situational diagnosis was made, objectives were outlined and activities were planned in order to carry them out successfully. Although each context had its own particularities, it was important to work on cultural competence in all of them. During this academic journey, it was possible to develop the skills of a pediatric nurse, as well as the master's degree skills.
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio Final do 16.º Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa. Tem como objetivo descrever e analisar o meu percurso durante os diferentes contextos de estágio, descrevendo os objetivos delineados para cada um deles, assim como as atividades planeadas e refletindo como desenvolvi competências comuns e específicas de enfermeira especialista. Dado ser um curso de mestrado foi essencial desenvolver competências de mestre através da realização de uma revisão de escopo. Esta revisão foi realizada de acordo com os requisitos da Joanna Briggs Institute. A temática que deu mote aos diferentes projetos de estágio foram os cuidados transculturais, tendo como base teórica a Teoria dos Cuidados Culturais de Madeleine Leininger. Os estágios foram realizados durante quinze semanas, repartidos em cinco semanas em cada um dos seguintes contextos: Internamento de Pediatria, Neonatologia e Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos. Durante cada estágio foi realizado um diagnóstico situacional, delineados objetivos e planeadas atividades de modo a realizá-los com sucesso. Apesar de cada contexto ter as suas particularidades, em todos eles foi pertinente trabalhar a competência cultural dos enfermeiros. Ao longo deste percurso académico foi possível desenvolver competências de enfermeiro especialista, em foco as competências de enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica (EESIP), assim como competências de mestre.
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio Final do 16.º Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa. Tem como objetivo descrever e analisar o meu percurso durante os diferentes contextos de estágio, descrevendo os objetivos delineados para cada um deles, assim como as atividades planeadas e refletindo como desenvolvi competências comuns e específicas de enfermeira especialista. Dado ser um curso de mestrado foi essencial desenvolver competências de mestre através da realização de uma revisão de escopo. Esta revisão foi realizada de acordo com os requisitos da Joanna Briggs Institute. A temática que deu mote aos diferentes projetos de estágio foram os cuidados transculturais, tendo como base teórica a Teoria dos Cuidados Culturais de Madeleine Leininger. Os estágios foram realizados durante quinze semanas, repartidos em cinco semanas em cada um dos seguintes contextos: Internamento de Pediatria, Neonatologia e Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos. Durante cada estágio foi realizado um diagnóstico situacional, delineados objetivos e planeadas atividades de modo a realizá-los com sucesso. Apesar de cada contexto ter as suas particularidades, em todos eles foi pertinente trabalhar a competência cultural dos enfermeiros. Ao longo deste percurso académico foi possível desenvolver competências de enfermeiro especialista, em foco as competências de enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica (EESIP), assim como competências de mestre.
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Cuidados culturais Cultural care Enfermagem Enfermeiro especialista Hospital Nursing Pediatria Pediatric nurse Pediatrics
Pedagogical Context
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