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Ensino Profissional : curso ou recurso?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Melo, Rodrigo Eiró de Queiroz e | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Sara | |
dc.date.accessioned | 2020-09-25T10:26:08Z | |
dc.date.available | 2020-09-25T10:26:08Z | |
dc.date.issued | 2020-04-23 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.description.abstract | O presente estudo insere-se na problemática do Ensino Profissional (EP) e tem como principal finalidade evidenciar as motivações e os interesses (atuais e futuros) dos alunos que optaram por esta via de ensino alternativa em detrimento da via de ensino secundário regular. Com o mesmo pretende-se contribuir para que as escolas e os professores dos cursos profissionais encontrem respostas para os seus alunos. Nesta senda, foi levada a cabo uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa centrada num estudo de caso realizado a alunos de uma Escola Profissional do Distrito de Lisboa, envolvendo alunos que frequentam no ano letivo 2018-2019 os 1º, 2º e 3º ano (10º, 11º e 12º ano de escolaridade) de dois cursos profissionais na sede da referida escola. As questões de investigação a que se pretende dar resposta são, 1. O ensino profissional é uma opção de estudo ou um recurso para alunos com dificuldades de aprendizagem?; 2. Quais os motivos e os interesses que determinam a que os alunos optem pelo ensino profissional?; 3. Quais as perspetivas futuras dos formandos do ensino profissional aquando da conclusão do curso? Em termos de instrumentos de recolha de dados foi aplicado um questionário anónimo aos alunos e realizada uma entrevista à Diretora Pedagógica da Escola Profissional Magestil. As técnicas de análise e interpretação dos dados privilegiados foram, naquele primeiro caso, a análise estatística quantitativa das respostas aos questionários, feita com recurso ao Microsoft Excel, e, no segundo caso, a análise qualitativa descritiva das respostas dadas na entrevista. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que os cursos profissionais foram uma primeira opção de estudo para a maioria dos alunos que ingressaram na Escola Profissional em estudo e que os cursos profissionais não são apenas uma resposta para aqueles alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem ou de insucesso ou abandono escolar, mas também para alunos de sucesso educativo. Face às principais razões que levam a que os alunos optem por um curso profissional são: adquirir competências profissionais e conseguir um emprego na área que lhes viabilize a integração no mercado de trabalho. | pt_PT |
dc.description.abstract | This research study on Professional Secondary Education was developed in order to understand students’ motivations and interests when choosing this alternative education path to finish their secondary studies, instead of attending regular secondary courses. The study’s scope is to provide answers to Professional schools and its teachers about student’s profile, motivations and interests. With this in mind the research was supported with data collection from a survey completed anonymously by a sample of 36 students attending the 10th, 11th and 12th of Photography and Interior and Exterior Design Courses in Professional School Magestil in the present school year (2018-2019). The three research questions which we intend to answer are: 1. Is the Professional Secondary Education considered a first or “resource” option for students with learning difficulties?; 2. What are students motives and interests when they enroll in the Professional Secondary Education?; 3. What are the future perspectives of that attend professional courses? The data analysis and interpretation were statiscally performed with Excel tool support. Results evidence that Professional Secondary Education is a first option to most of the inquired students, and not an alternative to deal with learning difficulties, school failure or school dropout. All things considered, the Professional Secondary student’s motivations and interests are: acquiring professional qualifications (learning by doing) which will solve future misalignments in job search and work/career outcomes | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202508641 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/30982 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.title | Ensino Profissional : curso ou recurso? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação | pt_PT |
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