Browsing by Issue Date, starting with "2020-04-23"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Ensino Profissional : curso ou recurso?Publication . Figueiredo, Sara; Melo, Rodrigo Eiró de Queiroz eO presente estudo insere-se na problemática do Ensino Profissional (EP) e tem como principal finalidade evidenciar as motivações e os interesses (atuais e futuros) dos alunos que optaram por esta via de ensino alternativa em detrimento da via de ensino secundário regular. Com o mesmo pretende-se contribuir para que as escolas e os professores dos cursos profissionais encontrem respostas para os seus alunos. Nesta senda, foi levada a cabo uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa centrada num estudo de caso realizado a alunos de uma Escola Profissional do Distrito de Lisboa, envolvendo alunos que frequentam no ano letivo 2018-2019 os 1º, 2º e 3º ano (10º, 11º e 12º ano de escolaridade) de dois cursos profissionais na sede da referida escola. As questões de investigação a que se pretende dar resposta são, 1. O ensino profissional é uma opção de estudo ou um recurso para alunos com dificuldades de aprendizagem?; 2. Quais os motivos e os interesses que determinam a que os alunos optem pelo ensino profissional?; 3. Quais as perspetivas futuras dos formandos do ensino profissional aquando da conclusão do curso? Em termos de instrumentos de recolha de dados foi aplicado um questionário anónimo aos alunos e realizada uma entrevista à Diretora Pedagógica da Escola Profissional Magestil. As técnicas de análise e interpretação dos dados privilegiados foram, naquele primeiro caso, a análise estatística quantitativa das respostas aos questionários, feita com recurso ao Microsoft Excel, e, no segundo caso, a análise qualitativa descritiva das respostas dadas na entrevista. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que os cursos profissionais foram uma primeira opção de estudo para a maioria dos alunos que ingressaram na Escola Profissional em estudo e que os cursos profissionais não são apenas uma resposta para aqueles alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem ou de insucesso ou abandono escolar, mas também para alunos de sucesso educativo. Face às principais razões que levam a que os alunos optem por um curso profissional são: adquirir competências profissionais e conseguir um emprego na área que lhes viabilize a integração no mercado de trabalho.
- Assessing community empowerment for an innovative epidemiologic approachPublication . Melo, Pedro; Neves-Amado, João; Pereira, Alexandra; Maciel, Cândida; Vieira Pinto, Tiago; Cardoso, TeresaCommunity empowerment can be a process, but also the result of nursing care. To analyze it as a result there is an instrument that allows to quantify its level in nine domains. According to Melo (2020), health centers can be considered communities, becoming the potential target of community and public health nurses care, especially in the public health unit. One of the main functions of a public health unit is the epidemiological surveillance of the population’s health state. However, traditional epidemiological surveillance is focused on diseases and Melo (2020) proposes a new approach for epidemiology focused on people in what concerns nursing diagnosis. The aim of this research is to identify the level of empowerment of four Portuguese primary healthcare structures, named as ACeS, so as to improve the epidemiological surveillance of nursing diagnoses. As methodology, we developed four focus group with all nursing leaders from all primary care units of the four ACeS, using the Portuguese version of the empowerment assessment rating scale. The results present the level of community empowerment of each ACeS according to the nine domains of the scale. The needs of intervention to improve the ACeS empowerment were also identified in order to develop the epidemiological surveillance of nursing