Publication
A feira de arte contemporânea na era da globalização cultural : o caso da Arco Lisboa
datacite.subject.fos | Humanidades::Outras Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Cachola, Ana Cristina Pires | |
dc.contributor.author | Simões, Patrícia Alexandra Assis | |
dc.date.accessioned | 2018-09-12T07:14:34Z | |
dc.date.available | 2018-09-12T07:14:34Z | |
dc.date.issued | 2018-02-06 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | As feiras de arte contemporânea, cuja primeira edição remonta ao ano de 1967, têm vindo a tornar-se eventos cada vez mais relevantes no sistema e no mercado de arte contemporânea. Para isto contribuem o facto de terem alterado significativamente a forma de comercializar arte, assim como a sua expansão por diversas partes do globo de forma mais ou menos padronizada, fenómeno que passou a ser designado de ‘feirização’. Consequentemente, têm-se procurado formas de diferenciação e de criação de uma identidade de modo a consolidar determinada feira no calendário de arte contemporânea – as ferramentas do novo feirismo têm sido a resposta mais comum. Este trabalho toma como caso de estudo, a partir do estágio realizado na ARCOmadrid e ARCOlisboa entre Janeiro e Maio de 2017, a ARCOlisboa, questionando qual a estratégia de diferenciação que esta feira poderá colocar em prática para se estabelecer e se posicionar no sistema de arte global. Uma solução possível aponta para a criação de uma identidade própria a partir da identidade da cidade onde se estabelece, seja através da sua dimensão, do tipo de actividades do programa paralelo, na arte exibida, entre outros – entendendo Lisboa como cidade simultaneame nte criativa, bairrista e cosmopolita. | pt_PT |
dc.description.abstract | Contemporary art fairs, which had their first edition in 1967, have become increasingly important events in the contemporary art market and system. The fact that they have significantly altered the way of commercializing art and its expansion across the globe in a standardized way, phenomena known as ‘fairization’, have contributed to the fair’s growing role. Therefore, new forms of differentiation and the creation of an unique identity have been pursued in order to consolidate the fair in the contemporary art calendar – the tools of new fairism have been the most common answer. This work uses ARCOlisboa as a case study (from the internship in ARCOmadrid and ARCOlisboa between January and May of 2017), questioning which differentiation strategy can the fair use to establish and position itself in the global art system. A possible answer is the creation of its own identity from the city identity where it takes place, reflected in its dimension, in the kind of activities of the parallel programme, in the art that is exhibited, among others – understanding Lisbon as a simultaneously creative, cosmopolitan and with a strong sense of the neighbourhoods city. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201877716 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/25664 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Feira de arte contemporânea | pt_PT |
dc.subject | Mercado de arte | pt_PT |
dc.subject | Sistema de arte | pt_PT |
dc.subject | Identidade cultural | pt_PT |
dc.subject | Contemporary art fair | pt_PT |
dc.subject | Art market | pt_PT |
dc.subject | Art system | pt_PT |
dc.subject | Cultural identity | pt_PT |
dc.title | A feira de arte contemporânea na era da globalização cultural : o caso da Arco Lisboa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Estudos de Cultura | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A Feira de Arte Contemporânea na Era da Globalização Cultural - O caso da ARCOlisboa.pdf.pdf
- Size:
- 1.21 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.44 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: