Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
757.46 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho resulta do exercício de reflexão sobre o papel do docente na
área de Educação Física ao longo de vinte e três anos na Escola 2 e 3 ciclos Cónego
João Jacinto Gonçalves de Andrade - Campanário, Região Autónoma da Madeira.
A exposição do seu conteúdo divide-se em duas partes fundamentais: na
primeira descreve-se e caracteriza-se o processo dos modelos organizacionais da escola:
modelo burocrático e político. Para tal, considera-se a realidade e contexto em que a
escola se inscreve. Aborda-se também, a temática do Desporto como meio para
desenvolver os valores no meio escolar. Na segunda parte, após a caracterização da
escola, estabelece-se uma relação entre a operacionalização dos valores desportivos no
meio escolar (segundo a nova flexibilidade curricular); faz-se referência às actividades
desenvolvidas pela docente e realiza-se uma reflexão sobre a sua acção enquadrada nas
dimensões indicadas pelo Decreto-Lei nº55/2018, que define o perfil do aluno. Aqui
destaca-se os aspectos relativos ao processo de transmissão de valores fundamentais
para a melhoria do desempenho dos alunos, tendo em conta a sua dimensão cientifica e
pedagógica e a dimensão de participação nas actividades da escola e comunidade local,
num processo que se pretende de formação contínua e de desenvolvimento pessoal de
cada um deles.
This work results from the exercice of reflection on the teaching performance in the physical education area at the School 2 and 3ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade - Campanário, Madeira Island, over the twenty three years that i teach at that school. Its organized in two parts: the first describes and charactherizes the models of organization of schools in the context where the school subscribes. The second part referes the activities that the teacher developed and its reflection on his own action, freamed by the aspects mentioned in the Document "Student Profile". The main points are the transmition of human values to physical education students in a cientific and pedagogic way, where the participation in local activities and comunity are involved in a process of personal development.
This work results from the exercice of reflection on the teaching performance in the physical education area at the School 2 and 3ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade - Campanário, Madeira Island, over the twenty three years that i teach at that school. Its organized in two parts: the first describes and charactherizes the models of organization of schools in the context where the school subscribes. The second part referes the activities that the teacher developed and its reflection on his own action, freamed by the aspects mentioned in the Document "Student Profile". The main points are the transmition of human values to physical education students in a cientific and pedagogic way, where the participation in local activities and comunity are involved in a process of personal development.
Description
Keywords
Escola Educação Física Organização Valores Reflexão critica Perfil do aluno Relação com a comunidade Projectos de intervenção pedagógica School Physical Education Critical reflection Human values Relashionship with the local comunit Intervention projects