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A influência do Twitter (X) na produção de jornalismo radiofónico : rádio Antena 1 e rádio Observador

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicação
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
datacite.subject.sdg16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes
dc.contributor.advisorCampos, Ioli Ribeiro
dc.contributor.authorSantos, Marília Maria Francisco
dc.date.accessioned2025-05-07T12:26:49Z
dc.date.available2025-05-07T12:26:49Z
dc.date.issued2025-02-13
dc.date.submitted2024-09
dc.description.abstractDesde a sua origem que a Rádio mudou a forma de comunicar em todo o Mundo apesar dos inúmeros desafios que tem vindo a enfrentar ao longo dos anos. Bem mais tarde o surgimento da Internet parecia ser mais um desafio que se veio acentuar com o aparecimento das redes sociais. No entanto, as plataformas online trouxeram para a Rádio diversas vantagens. Esta dissertação nasce a partir desta premissa , focando-se no Twitter (X) como objeto de estudo. Em particular, procura-se examinar como é que Twitter (X) molda a produção jornalística radiofónica da Rádio Antena 1 e da Rádio Observador . Analisou-se o uso que estes meios de comunicação social e os seus jornalistas fazem da plataforma: para que funções a utilizam, em que circunstâncias, com que regularidade, entre outras dimensões. Com este propósito realizaram-se entrevistas em semi-profundidade a dois jornalistas de cada uma das Rádios, e foi analisado o seu perfil no Twitter (X) bem como o perfil das duas Rádios em estudo. Esta dissertação teve por base quatro diferentes processos de análise (Weiss, 1995): codificação, a ordenação, a integração local e a integração inclusiva. Este estudo permitiu concluir que os jornalistas de ambas as Rádios estão cientes dos benefícios que a sua presença no Twitter (X) pode trazer para o desenvolvimento do seu trabalho. Os jornalistas entrevistados mostram-se conscientes da importância que a plataforma assume para conseguirem desenvolver o seu trabalho, apesar de referirem os perigos que estão associados à plataforma. De acordo com os resultados, parece haver uma tendência que indica que os jornalistas mais jovens exploram mais o Twitter (X). Acerca do uso que cada Rádio faz da plataforma, a Rádio Observador tem linhas e equipas de comunicação bem definidas ao contrário da Antena 1 que, apesar de estar presente no Twitter (X) há mais tempo, ainda se mostra numa fase embrionária de integração.por
dc.description.abstractSince its inception, radio has changed the way the world communicates, despite the many challenges it has faced over the years. Much later, the emergence of the Internet seemed to be another challenge, which was accentuated by the appearance of social networks. However, online platforms have brought a number of advantages to radio. This dissertation is based on this premise, focusing on Twitter (X) as the object of study. In particular, it seeks to examine how Twitter (X) shapes the radio journalistic production of Rádio Antena 1 and Rádio Observador. The use that these media outlets and their journalists make of the platform was analyzed: for what functions they use it, in what circumstances, with what regularity, among other dimensions. To this end, semi-in-depth interviews were conducted with two journalists from each of the radio stations, and their Twitter profiles (X) were analyzed, as well as the profiles of the two radio stations under study. This dissertation was based on four different processes of analysis (Weiss, 1995): coding, ordering, local integration and inclusive integration. This study led to the conclusion that journalists from both radio stations are aware of the benefits that their presence on Twitter (X) can bring to the development of their work. The journalists interviewed are aware of how important the platform is for them to be able to carry out their work, despite mentioning the dangers associated with the platform. According to the results, there seems to be a trend indicating that younger journalists use Twitter more (X). Regarding each radio station's use of the platform, Rádio Observador has well-defined communication lines and teams, unlike Antena 1 which, despite having been on Twitter (X) for longer, is still at an embryonic stage of integration.eng
dc.identifier.tid203899679
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/53167
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectTransição digital
dc.subjectRedes sociais
dc.subjectTwitter (X)
dc.subjectJornalismo radiofónico
dc.subjectDigital transition
dc.subjectSocial networks
dc.subjectRadio journalism
dc.titleA influência do Twitter (X) na produção de jornalismo radiofónico : rádio Antena 1 e rádio Observadorpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação

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