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Authors
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Abstract(s)
Social Media has become an ever-important mean of communication in people’s lives across the globe. The unceasing growth of Social Media platforms emphasizes the necessity of a better management of these channels towards attaining engagement efficiency. This is a current matter for brands concerning the significance of the online presence in these platforms namely, on Instagram, the third most used platform worldwide. The present dissertation purposes to study the effect of User-Generated and Brand-Generated content on Instagram brand pages, regarding consumer engagement. The study aims to understand whether the content created by users raises higher engagement levels than content delivered by brands and, if so, is this effect moderated by two industries. The consumer engagement was measured through an engagement rate which considers the number of likes, comments and followers from the twelve brands of the automobile and smartphone industry elected to conduct this study. Results showed that the different content type has a significant impact on consumer engagement. Moreover, the research endorses that the User-Generated content achieves better engagement results than Brand-Generated content and this effect is moderated by both industries, automobile and smartphone.
As redes sociais estão a tornar-se num importante meio de comunicação no quotidiano das pessoas, por todo o mundo. O crescimento contínuo das plataformas de redes sociais evidência a necessidade de uma melhor gestão destes canais de modo a obter níveis de engagement eficientes. Este é um tópico atual para as marcas, tendo em consideração a relevância da presença online nestas plataformas, nomeadamente, no Instagram, a terceira plataforma mais utilizada a nível mundial. Esta dissertação propõe, assim, estudar o efeito do conteúdo User-Generated e Brand-Generated no engagement do perfil de Instagram das marcas. Esta análise tem como objetivo compreender se o conteúdo criado pelos utilizadores cria um maior nível engagement que o conteúdo publicado pelas marcas e, caso se verifique, se o efeito é influenciado pelas duas indústrias ponderadas para o estudo. O consumer engagement foi calculado através de um rácio de engagement que tem em consideração o número de gostos, comentários e seguidores de um total de 12 marcas da indústria Automóvel e da indústria de Smartphones. Os resultados revelam que os diferentes tipos de conteúdo têm um impacto significativo no consumer engagement. Do mesmo modo, esta análise verifica que conteúdo User-Generated alcança um melhor resultado no que toca a engagement, em comparação com o conteúdo Brand-Generated. Para além disso, os resultados demonstram que este efeito é, de facto, influenciado pelas duas indústrias, Automóvel e Smartphones.
As redes sociais estão a tornar-se num importante meio de comunicação no quotidiano das pessoas, por todo o mundo. O crescimento contínuo das plataformas de redes sociais evidência a necessidade de uma melhor gestão destes canais de modo a obter níveis de engagement eficientes. Este é um tópico atual para as marcas, tendo em consideração a relevância da presença online nestas plataformas, nomeadamente, no Instagram, a terceira plataforma mais utilizada a nível mundial. Esta dissertação propõe, assim, estudar o efeito do conteúdo User-Generated e Brand-Generated no engagement do perfil de Instagram das marcas. Esta análise tem como objetivo compreender se o conteúdo criado pelos utilizadores cria um maior nível engagement que o conteúdo publicado pelas marcas e, caso se verifique, se o efeito é influenciado pelas duas indústrias ponderadas para o estudo. O consumer engagement foi calculado através de um rácio de engagement que tem em consideração o número de gostos, comentários e seguidores de um total de 12 marcas da indústria Automóvel e da indústria de Smartphones. Os resultados revelam que os diferentes tipos de conteúdo têm um impacto significativo no consumer engagement. Do mesmo modo, esta análise verifica que conteúdo User-Generated alcança um melhor resultado no que toca a engagement, em comparação com o conteúdo Brand-Generated. Para além disso, os resultados demonstram que este efeito é, de facto, influenciado pelas duas indústrias, Automóvel e Smartphones.
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Keywords
Social media Social media platforms Social media marketing Instagram Engagement rate User-generated content Brand-generated content Automobile industry Smartphone industry Redes sociais Envolvimento Marketing de redes sociais Indústria automóvel Indústria de smartphones
