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Comunicar com a pessoa em situação crítica e família : uma competência especializada

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Abstract(s)

Este relatório tem como principal objetivo descrever criticamente o processo de aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista e o desenvolvimento das competências de Mestre, adquiridas durante o curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica na Área de Enfermagem da Pessoa e Família em Situação Crítica, da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Este processo, contínuo ao longo do curso, incluiu a aprendizagem teórica e a aprendizagem prática, nas unidades curriculares “Vigilância e Decisão Clínica” e “Estágio Final e Relatório”. Em ambas as unidades foram estabelecidos objetivos de desenvolvimento de competências, em conformidade com o Guia Orientador das mesmas, Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e Regulamento das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista. O primeiro estágio, “Vigilância e Decisão Clínica” foi realizado num Serviço de Urgência Geral de Lisboa, onde foram maioritariamente desenvolvidas competências do domínio do conhecimento e de cuidado à pessoa em situação crítica urgente e emergente. O último contexto, da unidade curricular “Estágio final e Relatório”, foi realizado numa Unidade de Cuidados Intensivos Cirúrgicos, num Hospital de Lisboa, onde pude desenvolver o cuidado à pessoa e família em situação crítica em cuidados intensivos. Em ambas as unidades desenvolvi metodologia de projeto com recurso à prática baseada na evidência através da prestação de cuidados, desenvolvimento do espírito crítico e investigação, que resultaram na realização de reflexões de acordo com o Ciclo de Gibbs, participação em congressos, formação em contexto de trabalho e publicação de uma Scoping Review. Em simultâneo, foi realizada uma revisão integrativa de literatura sobre a Comunicação com a Pessoa e Família em Situação Crítica, enquanto uma intervenção de enfermagem e competência do enfermeiro especialista.
This report aims to critically describe the process of acquisition and development of common and specific skills of the specialist nurse and the development of the Master competences, acquired during the Master Course in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing Care to Person and Family in Critical Situation, of the Portuguese Catholic University of Lisbon. This process took place during the course and included theoretical and practical learning in the curricular units “Surveillance and Clinical Decision” and “Final Internship and Report”. In both units, competency development objectives were established, in accordance with their Guiding Guide, Regulation of Specific Skills of the Nurse Specialist in Medical-Surgical Nursing in the Nursing Care to Person and Family in Critical Situation and Regulation of Common Skills of the Specialized Nurse. The first stage of the “Clinical Surveillance and Decision” unit was held in a Lisbon General Urgency Department, where skills in the field of knowledge and care for people in urgent and emerging critical situations were mostly developed. The final stage was developed in a Surgical Intensive Care Unit, in a Lisbon Hospital, where I was able to develop the care to the critical person and family in intensive care. In both units, I developed a project methodology using evidence-based practice through caring, development of critical thinking and research, which resulted in reflections in accordance with the Gibbs Cycle, participation in congresses and team education. An integrative literature review on Communication with the Person and Family in Critical Situation was performed, as nursing intervention and competence of the specialist nurse.

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Comunicação Pessoa e família em situação crítica Competências Urgência Cuidados intensivos Communication Critically ill person and family Skills Urgency Intensive care

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