Repository logo
 
Publication

Assessoria de imprensa : controlo em rede : o assessor de imprensa como estratega de enquadramento

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Rogério José Almeida
dc.contributor.authorSeabra, Joana Carreira
dc.date.accessioned2022-05-12T11:00:41Z
dc.date.available2022-05-12T11:00:41Z
dc.date.issued2015-05-28
dc.date.submitted2014-11
dc.description.abstractPerceber e teorizar as relações entre fontes de informação, profissionais de relações públicas e jornalistas será sempre uma tarefa tão mais desafiante quão crescente é o interesse de todas as partes envolvidas em manter estas relações tão invisíveis quanto possível. O objetivo da minha investigação, no contexto daquela que definirei como Sociedade de Controlo em Rede, é descontruir cientificamente a função estratégica do assessor de imprensa, enquanto agente de enquadramento, capaz de influenciar a produção jornalística em benefício da organização. A abordagem científica que proponho permitirá detalhar as implicações da ação estratégica do assessor de imprensa na notícia como produto final, enquandrando-o, no seio da organização, como agente de controlo da reputação institucional. Os principais eixos da investigação serão, por conseguinte, a assessoria de imprensa e o jornalismo. A relação entre assessores de imprensa e jornalistas será explorada cientificamente através de duas formas distintas de investigação empírica: (1) a realização de entrevistas em profundidade a assessores de imprensa, jornalistas e profissionais que operam na mediação das duas áreas no panorama financeiro em Portugal; (2) estudo de caso no banco Millennium bcp com observação participante, análise de imprensa e cruzamento teórico relevante. Os resultados da investigação permitem-me concluir que os media dependem cada vez mais de fontes profissionalizadas, assistindo-se a uma ampliação do número de fontes institucionais que recorrem à base de competências dos assessores de imprensa, especialistas em táticas negociais e estratégias de controlo da informação. As fontes corporativas em análise – as empresas portuguesas cotadas em bolsa e o Millennium bcp como estudo de caso – beneficiam de recursos institucionais e económicos diferenciados, detendo efetivamente o poder de restringir o acesso à informação. A produção jornalística é condicionada pela ação estratégica do assessor de imprensa: estratega de agendamento e de enquadramento, definidor primário dos principais elementos da informação, uma vez que, enquanto fonte oficial, beneficia da hierarquia da credibilidade. Trata-se da primeira investigação científica em Portugal sobre o relacionamento dos assessores de imprensa das empresas cotadas na Euronext com os jornalistas, confrontando jornalistas, membros da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e assessores de imprensa das empresas visadaspt_PT
dc.description.abstractUnderstanding and forming theories among sources, public relations professionals and journalists it will always be a task as much challenging as the growing interest of all parts involved in keeping these relations as much invisible as possible could get. The goal of my research, about the Network Control Society, in a scientific way, is undo the role of the Media Relations as a framework agent, being able of influencing the journalistic outputs on the benefit of the organization. The scientific approach that I propose will allow to specify the implications of the strategic actions from the Media Relations on the news as final output, which will define him as an agent in control of the institutional reputation, within the organization. Therefore, the main axis of the research will be the Media Relations and journalism. The relation between the Media Relations and journalists will be scientifically exploited throughout two separate empirical ways of research: (1) in depth interviews to Media Relations, journalists and agents that perform as mediators in the two professional areas in the financial background in Portugal; (2) the Millennium bcp case study supported by an active observation, press analysis and relevant theoretical cross-checking. The research outcome led me to conclude that the Media depend even more on professional sources, and we are facing a broader number of institutional sources that reach for Media Relations competencies, specialized in tactical negotiations and information control strategies. The corporate sources under analysis – Portuguese listed companies and Millennium bcp case study – benefit from differentiated institutional and economical resources, having the power of narrowing the access to information. The journalistic output is really conditioned by the Media Relations strategy: setting the agenda and framework, defining the key element of information, since he benefits from the credibility empowered by hierarchy. This is the first scientific research in Portugal about the relationship of the Media Relations from the companies listed in Euronext with journalists, confronting journalists, ERC members and Media Relations from the appointed companies.pt_PT
dc.identifier.tid101409621pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37518
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAssessoria de imprensapt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectredept_PT
dc.subjectSociedadept_PT
dc.subjectMediapt_PT
dc.subjectJornalismopt_PT
dc.subjectEnquadramentopt_PT
dc.subjectFontespt_PT
dc.subjectControlopt_PT
dc.subjectPoder comunicação organizacionalpt_PT
dc.subjectAgendamentopt_PT
dc.subjectMedia relationspt_PT
dc.subjectPublic relationspt_PT
dc.subjectNetworkpt_PT
dc.subjectSocietypt_PT
dc.subjectMediapt_PT
dc.subjectJournalismpt_PT
dc.subjectFramingpt_PT
dc.subjectSourcespt_PT
dc.subjectControlpt_PT
dc.subjectPowerpt_PT
dc.subjectOrganizational communicationpt_PT
dc.subjectAgenda-settingpt_PT
dc.titleAssessoria de imprensa : controlo em rede : o assessor de imprensa como estratega de enquadramentopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
101409621.pdf
Size:
12.18 MB
Format:
Adobe Portable Document Format