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- Elevated air movement enhances stomatal sensitivity to abscisic acid in leaves developed at high relative air humidityPublication . Carvalho, Dália R. A.; Torre, Sissel; Kraniotis, Dimitrios; Almeida, Domingos P. F.; Heuvelink, Ep; Carvalho, Susana M. P.High relative air humidity (RH ≥ 85%) during growth leads to stomata malfunctioning, resulting in water stress when plants are transferred to conditions of high evaporative demand. In this study, we hypothesized that an elevated air movement (MOV) 24 h per day, during the whole period of leaf development would increase abscisic acid concentration ([ABA]) enhancing stomatal functioning. Pot rose 'Toril' was grown at moderate (61%) or high (92%) RH combined with a continuous low (0.08 m s-1) or high (0.92 m s-1) MOV. High MOV reduced stomatal pore length and aperture in plants developed at high RH. Moreover, stomatal function improved when high MOV-treated plants were subjected to leaflet desiccation and ABA feeding. Endogenous concentration of ABA and its metabolites in the leaves was reduced by 35% in high RH, but contrary to our hypothesis this concentration was not significantly affected by high MOV. Interestingly, in detached leaflets grown at high RH, high MOV increased stomatal sensitivity to ABA since the amount of exogenous ABA required to decrease the transpiration rate was significantly reduced. This is the first study to show that high MOV increases stomatal functionality in leaves developed at high RH by reducing the stomatal pore length and aperture and enhancing stomatal sensitivity to ABA rather than increasing leaf [ABA].
- Oportunidades de parceria no cuidar de crianças com necessidades especiais de saúde : a perspetiva dos paisPublication . Alves, João Manuel Nunes de Oliveira; Charepe, Zaida Borges; Amendoeira, José Joaquim PenedosIntrodução: O estudo foi desenvolvido sob a temática da parceria de cuidados. Esta define-se como um processo dinâmico, no qual pais e enfermeiros trabalham em conjunto, para dar resposta a objetivos comuns, que passam pela partilha de conhecimentos, experiência, cuidados à criança e poder de decidir sobre os mesmos. Numa perspetiva de conhecer o modelo em uso, estudado em populações que pelas suas características, reforçam a importância do mesmo, indagámos nos contextos de prática de prestação de cuidados de enfermagem, a parceria no cuidar de crianças com necessidades especiais de saúde (NES), na perspetiva dos pais. Procurámos especificamente as oportunidades de parceria e o significado deste conceito para os pais. Objetivos: Pretendemos compreender como é experienciada a parceria de cuidados, pelos pais de crianças com NES. Material e métodos: A investigação é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando-se como método a narrativa. A população correspondeu aos pais de crianças com NES, internadas num serviço de Medicina de um Hospital Pediátrico Central. A amostra populacional foi constituída por 10 pais de crianças com NES. A recolha de dados contemplou, a caracterização sociodemográfica e a entrevista de orientação etnobiográfica. Depois de transcritas, as entrevistas originaram 10 narrativas de experiências de parceria dos pais com a equipa de enfermagem. Resultados: Constatou-se a existência de duas oportunidades de parceria no cuidar de crianças com NES: Capacitação dos pais e Tomada de decisão em parceria. Foram ainda encontrados elementos estruturantes que suportam as mesmas. Na capacitação: envolvimento/participação dos pais, informação/comunicação com os pais, ter uma enfermeira de referência, aprender a cuidar da criança, o conhecimento dos enfermeiros e os modos de agir dos enfermeiros. Na tomada de decisão em parceria encontramos os elementos: negociação da decisão para aprender, negociação de cuidados partilhada e apoiar a decisão dos pais. Outros resultados indicam que para os pais, estabelecer uma relação de parceria com os enfermeiros significa ter como finalidade: aprender para ir para casa, cuidar da criança e da família e partilha na execução dos cuidados à criança. Este trabalho em parceria, tem como pilares os atributos: disponibilidade dos enfermeiros, aceitar os pais como peritos, facilitar a acessibilidade aos cuidados, disponibilidade de apoio multidisciplinar e relação de parceria assente no respeito. Conclusão: Baseado nos resultados obtidos, entendemos a parceria no cuidar de crianças com NES na perspetiva dos pais, como um processo relacional e desenvolvimental, dinâmico, singular e contínuo estabelecido entre pais e enfermeiros, centrado nas oportunidades de capacitação nos cuidados à criança e tomada de decisão partilhada.
- Ana Maria Javouhey : espiritualidade e missãoPublication . Albuquerque, Rodolfo Miguel Fernandes Costa; Canavarro, António Abel Rodrigues
- A interação oral nas aulas de ELE : aprendizagem autorreguladaPublication . Marques, Ana Maria Rodrigues; Fernández Soneira, Ana MaríaEstudar uma LE implica dominar determinadas competências, entre as quais a pragmática ou comunicativa. Neste âmbito, porém, uma das maiores dificuldades que costuma apresentar-se reporta-se à interação oral. Sabendo que a aprendizagem das LEs passa muitas vezes pelas salas de aula, é urgente que o aprendente saiba qual a melhor forma de desenvolver essa competência e se aperceba das estratégias que utiliza para o fazer. Mas, para otimizar estes resultados, urge criar nos alunos hábitos de reflexão sobre a sua própria aprendizagem e a forma como esta se processa. Assim, neste trabalho de investigação, aborda-se uma perspetiva de desenvolvimento da interação oral através da autorregulação do aluno, que o levará a compreender como a aprende. Assim, argumenta-se a favor da necessidade de promover a autorregulação das aprendizagens e a interiorização da sua prática nos alunos, para que estes percebam o que fizeram, como fizeram e como podem melhorar e ultrapassar as dificuldades sentidas, ao mesmo tempo que desenvolvem a competência comunicativa. Para tal, apresenta-se uma proposta de uma intervenção pedagógica possibilitadora da melhoria da destreza oral e promotora da autorregulação dessa aprendizagem. Além disso, descrevem-se ainda os resultados e as conclusões que se obtiveram, após a implementação do estudo.
- Monsenhor Joaquim Alves Brás : uma espiritualidade desafiantePublication . Rodrigues, Daniel Alexandre dos Santos; Canavarro, António Abel Rodrigues
- Assessoria de imprensa : controlo em rede : o assessor de imprensa como estratega de enquadramentoPublication . Seabra, Joana Carreira; Santos, Rogério José AlmeidaPerceber e teorizar as relações entre fontes de informação, profissionais de relações públicas e jornalistas será sempre uma tarefa tão mais desafiante quão crescente é o interesse de todas as partes envolvidas em manter estas relações tão invisíveis quanto possível. O objetivo da minha investigação, no contexto daquela que definirei como Sociedade de Controlo em Rede, é descontruir cientificamente a função estratégica do assessor de imprensa, enquanto agente de enquadramento, capaz de influenciar a produção jornalística em benefício da organização. A abordagem científica que proponho permitirá detalhar as implicações da ação estratégica do assessor de imprensa na notícia como produto final, enquandrando-o, no seio da organização, como agente de controlo da reputação institucional. Os principais eixos da investigação serão, por conseguinte, a assessoria de imprensa e o jornalismo. A relação entre assessores de imprensa e jornalistas será explorada cientificamente através de duas formas distintas de investigação empírica: (1) a realização de entrevistas em profundidade a assessores de imprensa, jornalistas e profissionais que operam na mediação das duas áreas no panorama financeiro em Portugal; (2) estudo de caso no banco Millennium bcp com observação participante, análise de imprensa e cruzamento teórico relevante. Os resultados da investigação permitem-me concluir que os media dependem cada vez mais de fontes profissionalizadas, assistindo-se a uma ampliação do número de fontes institucionais que recorrem à base de competências dos assessores de imprensa, especialistas em táticas negociais e estratégias de controlo da informação. As fontes corporativas em análise – as empresas portuguesas cotadas em bolsa e o Millennium bcp como estudo de caso – beneficiam de recursos institucionais e económicos diferenciados, detendo efetivamente o poder de restringir o acesso à informação. A produção jornalística é condicionada pela ação estratégica do assessor de imprensa: estratega de agendamento e de enquadramento, definidor primário dos principais elementos da informação, uma vez que, enquanto fonte oficial, beneficia da hierarquia da credibilidade. Trata-se da primeira investigação científica em Portugal sobre o relacionamento dos assessores de imprensa das empresas cotadas na Euronext com os jornalistas, confrontando jornalistas, membros da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e assessores de imprensa das empresas visadas
- Os jogos como método de aprendizagem de vocabulário nas aulas de espanhol como língua estrangeira : ELEPublication . Rodrigues, Lara Mónica Antunes Ribeiro; Fernández Soneira, Ana MaríaNum momento em que o estudo de uma segunda língua é tão indispensável para o mundo do trabalho e para a valorização pessoal, é necessário repensar uma forma eficaz e interessante de aprendizagem da mesma. Logo, estando nós numa época de apogeu das novas tecnologias e onde é recorrente o aparecimento de metodologias cada vez mais modernas, torna-se imprescindível renovar também os métodos utilizados. É, por isso, neste contexto que surge esta investigação, a qual pretende apresentar uma proposta válida e fundamentada para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Partindo de uma perspetiva histórica, nela analisar-se-á, essencialmente, a importância e os benefícios da utilização dos jogos como método de aprendizagem de vocabulário, tendo, para isso, como base a prática pedagógica supervisionada, realizada numa escola pública do concelho de Braga. Assim, nesta investigação será defendida a necessidade de promover o caráter lúdico e polivalente dos jogos, os quais permitem introduzir, rever e praticar todo e qualquer tipo de conteúdo de uma forma mais motivadora e interessante. Além disso, comprovar-se-á igualmente a multiplicidade de jogos que podem ser utilizados, sendo, ainda, apresentadas algumas propostas para diferentes temas. Por fim, descrever-seão os resultados e conclusões obtidos, após a implementação do estudo.