Repository logo
 
Publication

A abordagem comunicativa no ensino da língua portuguesa nas escolas secundárias particulares em Macau

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Adriana Alves de Paula
dc.contributor.authorSam, Ka Hou
dc.date.accessioned2023-01-12T11:27:32Z
dc.date.available2023-03-26T01:01:13Z
dc.date.issued2022-12-19
dc.date.submitted2022-09
dc.description.abstractNos últimos anos, a importância da língua portuguesa aumentou consideravelmente em Macau, pelo que houve um aumento rápido do número de escolas secundárias privadas que passaram a oferecer cursos de português como língua estrangeira. Apesar disso, muitas dessas instituições estão ainda no início do seu desenvolvimento e há ainda muitas oportunidades para ensinar a língua-alvo de uma maneira inovadora e eficaz. A fim de implementar a promoção e a disseminação da língua portuguesa em Macau, é necessário examinar como o português está a ser atualmente ensinado para que seja possível procurar métodos de ensino que sejam apropriados e atraentes para alunos das escolas secundárias do ensino privado. É conhecido o fato de a comunicação ser uma das maiores fraquezas dos estudantes chineses na aquisição de línguas estrangeiras. Para além disso, Macau é uma cidade onde há poucas oportunidades para falar português. Este relatório pretende contribuir para a discussão sobre como melhorar as competências de comunicação da nova geração através da articulação da Abordagem Comunicativa com outros métodos de ensino.pt_PT
dc.description.abstractIn recent years, the importance of the Portuguese language has considerably increased in Macau. As a result, there has been a rapid increase in the number of private secondary schools offering courses of Portuguese as a foreign language. Despite that, many of these institutions are still at the beginning of their development, and there are still many opportunities to teach the target language in an efficient and innovative manner. With a view to implementing the promotion and dissemination of the Portuguese language in Macau, it is necessary to examine how Portuguese is currently taught in order to search for teaching methods that are appropriate and attractive to students at secondary schools. It is known that communication is one of the Chinese students´ biggest weaknesses in foreign language acquisition. Moreover, Macau is a city where there are not many opportunities to speak Portuguese. This report aims to contribute to the discussion on how to improve the new generation’s communication skills through the articulation of the Communicative Approach with other teaching methods.pt_PT
dc.identifier.tid203156838pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39829
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAbordagem comunicativapt_PT
dc.subjectPortuguês como língua estrangeirapt_PT
dc.subjectAlunos chinesespt_PT
dc.subjectPortuguês em escolas secundárias particulares em Macaupt_PT
dc.subjectCommunicative approachpt_PT
dc.subjectPortuguese as a foreign languagept_PT
dc.subjectChinese learnerspt_PT
dc.subjectPortuguese in private secondary schools in Macaupt_PT
dc.titleA abordagem comunicativa no ensino da língua portuguesa nas escolas secundárias particulares em Macaupt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segundapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203156838.pdf
Size:
27.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203156838.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: