Repository logo
 
Publication

As novas celebridades contemporâneas e as redes sociais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorJorge, Ana Margarida Ferreira Rato
dc.contributor.authorVinagre, Catarina Marques Fernandes Matos
dc.date.accessioned2018-02-21T14:50:30Z
dc.date.issued2018-01-17
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractParalelamente ao progresso da sociedade, também o conceito de celebridade tem vindo a evoluir ao longo das décadas. Aqueles a quem a fama estava destinada, por herança ou talento, competem hoje, lado a lado, com celebridades que se apoiam nos meios de comunicação tradicional e se suportam, atualmente, nos social media, para vencer. Ao longo desta dissertação, visitamos os conceitos de Celebridade DIY e de Influencer para compreender como o Facebook, o Instagram e o Youtube, bem como os Blogues, se tornaram a chave para o sucesso destas figuras que se afirmam publicamente. Realizámos entrevistas a consultores de comunicação e a Influencers e Youtubers para compreender o fenómeno. No seguimento da pesquisa bibliográfica e das entrevistas realizadas, concluímos que o recurso a plataformas de social media se tornou fundamental para as marcas como forma de publicidade, de atingirem o seu público-alvo e de se expandirem virtualmente. Os influencers tornaram-se os novos embaixadores das marcas e a personificação da expressão “passa a palavra”, sendo através destas novas celebridades criadas ou desenvolvidas com recurso às redes sociais que as marcas se promovem e procuram atingir um maior número de pessoas e uma maior fração do seu público-alvo.pt_PT
dc.description.abstractAs the society progresses, the concept of celebrity has also developed over the decades. Those to whom fame was destined, by inheritance or talent, compete today, side by side, with celebrities who rely on the traditional means of communication and are currently supported by social media in order to win visibility. Throughout this dissertation, we visited the concepts of Celebrity DIY and Influencer to understand how Facebook, Instagram and Youtube, as well as Blogs, have become the key to the success of these figures, that are recognized by the public. To understand the phenomenon, we conducted interviews with communication consultants and Influencers and Youtubers. Further to the bibliographic research and the interviews conducted, we concluded that the use of social media platforms has become essential for brands as a form of advertising, reaching their target audience and expanding virtually. The influencers have become the new brand ambassadors and the personification of the expression “to have a voice” about something. Through these new celebrities created or contructed through the use of social media, the brands are promoted and seek to reach a greater number of people and a greater fraction of its target.pt_PT
dc.identifier.tid201836262pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/24076
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCelebridadespt_PT
dc.subjectCelebridades DIYpt_PT
dc.subjectInfluencerspt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectCelebritiespt_PT
dc.subjectCelebrities DIYpt_PT
dc.subjectInfluencerspt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.titleAs novas celebridades contemporâneas e as redes sociaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertaçao_Catarina Vinagre_31.07.3017.pdf.pdf
Size:
1.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: