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- A bondade do matrimónio segundo Santo Agostinho : leitura do tratado De bono coniugaliPublication . Varela, Bruno Afonso Alves; Lamelas, Isidro PereiraEsta dissertação, redigida no âmbito do Mestrado Integrado em Teologia (MIT), pretende trazer à atualidade a doutrina de Santo Agostinho relativa ao matrimónio tal como esta se apresenta no tratado De bono coniugali, obra em que o hiponense apresenta uma síntese do seu pensamento sobre a questão. Na referida obra, Agostinho faz uma apologia dos valores do matrimónio, num contexto pessoal e sociocultural pouco favorável às núpcias. Resolvemos, por isso, encontrar neste Padre da Igreja diretrizes sólidas para repropor, também nós hoje, argumentos teológicos em defesa da bondade e excelência do matrimónio, num contexto em que este volta a ser altamente contestado. Neste sentido, depois de uma necessária contextualização do autor e da obra, centrámos o nosso olhar na análise do De bono coniugali tentando perceber as ideias-força da teologia matrimonial agostiniana que tanto impacto terão na posterior teologia e moral.
- A importância da família na inclusão escolar de crianças e jovens com Necessidades Educativas EspeciaisPublication . Carvalho, Ana Catarina Araújo de; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daO presente estudo, intitulado “A importância da família na inclusão escolar de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais” tem como principal objetivo contribuir para uma melhor compreensão da importância da participação e colaboração da família das crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) na formação de uma escola verdadeiramente inclusiva, ao longo de toda a escolaridade obrigatória. Para satisfazer este objetivo, este trabalho de investigação baseou-se na comparação das diferentes perspetivas dos professores e encarregados de educação dos alunos com Necessidades Educativas Especiais quanto à inclusão escolar, quanto às dificuldades com que se deparam e quanto à participação e colaboração destas famílias no processo de ensino-aprendizagem dos seus educandos. A metodologia adotada consistiu na utilização de dois questionários, um para os professores, em suporte digital, e outro para os encarregados de educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais, em suporte papel. A amostra foi constituída por 54 encarregados de educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais do Agrupamento de Escolas de Ribeirão (n= 54) e por 100 professores (n= 100) de várias escolas a nível nacional, sendo muitos deles pertencentes também ao Agrupamento de Escolas de Ribeirão. Após a análise e interpretação dos resultados, concluímos que, apesar da grande maioria concordar com a inclusão escolar de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais em turmas regulares, existe um descontentamento, principalmente da parte dos professores, e algumas dificuldades, de ambas as partes, referentes a algumas condições escolares pouco satisfatórias. A pouca formação em Educação Especial da classe docente, a excessiva solicitação dos alunos associada à falta de tempo em sala de aula para satisfazer as necessidades de aprendizagem de todos, assim como, a necessidade de um maior envolvimento familiar são das principais dificuldades apresentadas pelos professores. A qualidade do apoio especializado fornecida pelos professores de Educação Especial, a adequação dos conteúdos programáticos e a melhoria dos recursos materiais e instalações da escola foram as maiores preocupações apresentadas pelos encarregados de educação que, no seu entender, estão cada vez mais envolvidos na inclusão escolar e no sucesso educativo dos seus educandos com Necessidades Educativas Especiais.
- A autonomia nas escolas da Região Autónoma da Madeira : reflexão sobre a autonomia possível nas escolas a tempo inteiro do 1º cicloPublication . Barreira, Lucinda Ribeiro; Estêvão, Carlos Alberto Vilarorganização na qual existem relações entre vários intervenientes e que esta depende, substancialmente, do poder emanado do estado que legisla e regula a sua atuação. Todos sabemos que a escola está, hoje, muito dependente do suporte legislativo do estado apesar da proclamada autonomia da mesma, mantendo os principais intervenientes no processo de ensino e aprendizagem à margem da participação das sucessivas alterações legislativas e administrativas que têm vindo a ser implementadas no sistema educativo nacional. Desde o final da década de oitenta que temos vindo a assistir a um conjunto de reformas educativas relacionadas com a mudança do papel do Estado na educação. Na Região Autónoma da Madeira (RAM), desde 1979, e com a consagração da sua autonomia político-administrativa, o Governo da República transferiu para a região, competências nos domínios da educação e investigação científica. Desde a publicação do Decreto Legislativo Regional n.º 21/2006/M que alterou o Decreto Legislativo Regional n.º 4/2000/M, que aprovou o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos de educação e de ensino públicos na RAM, este diploma não foi, ainda, aplicado na íntegra aos estabelecimentos de educação e do 1º Ciclo do Ensino Básico. O referido decreto remete a sua aplicação a estes estabelecimentos de educação e ensino num momento posterior mas, volvidos dez anos da sua implementação nos restantes setores continua sem aplicação no 1ºCEB. Apesar disso, este setor, na Região Autónoma da Madeira, tem sido alvo de várias transformações na sua orgânica interna pela reestruturação que tem sido levada a cabo no âmbito do chamado “movimento anual da rede escolar”. As escolas deveriam ser entendidas, na atualidade, como organizações autónomas e reflexivas com competência e responsabilidade necessárias e suficientes, para poderem tomar decisões importantes e decisivas em questões essenciais da sua atividade. A palavra autonomia é hoje proferida por todos os que estão direta ou indiretamente ligados ao sistema educativo, mas a seu conceito e dimensões não têm sido percecionados por todos de igual forma. O que nos propomos com este trabalho é analisar alguns desses conceitos, a sua evolução e de que forma (s) é ela percecionada e vivida em especial nas escolas do 1º Ciclo da Região Autónoma da Madeira
- A comunicação interna como reforço da identificação da cultura dos colaboradores das organizações : estudo de caso AtreviaPublication . Nunes, Vanessa Sofia Gaspar; Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartA presente investigação é um estudo de caso realizado à consultora de comunicação ATREVIA, onde nos propomos a compreender se a Comunicação Interna possibilita um reforço dos Valores e da Cultura Organizacional da mesma. Quando falamos de organizações falamos de um grupo de pessoas que se reúne com uma missão comum, uma identidade própria que a define e dita o comportamento ideal. Dentro de uma organização, os seus membros são o elemento-chave, pelo que a participação e contribuição de todos, juntamente com a existência de comunicação, é vital para que esta seja bem-sucedida e os objectivos sejam alcançados. Considerando o facto de que todas as organizações devem possuir uma cultura específica, que as define e distingue das demais, torna-se relevante compreender qual a relação entre a Cultura Organizacional e a Comunicação Interna, e que efeitos estas produzem nas organizações. Através dos modelos de Pereira (1999) e de Brault (1993), foram realizadas Entrevistas em profundidade. Os resultados obtidos permitiram concluir que, como sistematizado nas Hipóteses em estudo, os Valores Culturais da ATREVIA são compreendidos e bemrecebidos pelos seus colaboradores dirigentes através da existência de uma política de Comunicação Interna activa.
- O artigo 13º-C do RGICSF e a breakthrough rulePublication . Carvalho, Caetana Maria de Almeida Pulido Pereira de; Pereira, Jorge Manuel Brito
- Escola e participação : uma análise da participação dos professores na vida da Escola Básica e Secundária da CalhetaPublication . Silva, Susana Maria Ferreira da; Estêvão, Carlos Alberto VilarDividido em duas partes, a primeira teórica e a segunda reflexiva, no presente relatório faz-se uma análise da participação dos professores na vida da Escola Básica e Secundária da Calheta. Na primeira parte, e para um entendimento de escola como organização, recorremos às teorias clássicas de organização, nomeadamente ao modelo burocrático e ao modelo político e concluímos que este último oferece mais oportunidades de participação por se tratar de um modelo que prevê a diversidade de interesses, objetivos e opiniões que, muitas vezes, provocam conflitos, que se resolvem através de relações de poder. Relacionamos, assim, a participação com a cultura organizacional e com os diferentes tipos de liderança presentes na escola. Explicitamos os níveis e graus de participação à luz das teorias de alguns autores, dos quais destacamos os critérios de participação segundo Licínio Lima: democraticidade, regulamentação, envolvimento e orientação. Na segunda parte, faz-se uma descrição da escola, na ótica das ações que pressupõem a participação na organização e percorrem-se as fases da carreira do professor, segundo Huberman. Através de uma análise e interpretação da minha experiência profissional, contextualizam-se os modelos organizacionais: burocrático e político e explicitam-se os critérios de participação presentes entre os professores da Escola Básica e Secundária da Calheta. Conclui-se que, ao contrário da participação nas atividades letivas e de complemento do currículo, os professores da Escola Básica e Secundária da Calheta refletem uma participação insuficiente em atividades que envolvam a reflexão e apresentação de propostas em assuntos de outro âmbito. Outra conclusão é que na mesma escola existe um grupo de professores com um grande dinamismo e atividade que são uma fonte de influência mais determinante do que aqueles que optam por uma participação de tipo mais reservada ou passiva.
- As novas celebridades contemporâneas e as redes sociaisPublication . Vinagre, Catarina Marques Fernandes Matos; Jorge, Ana Margarida Ferreira RatoParalelamente ao progresso da sociedade, também o conceito de celebridade tem vindo a evoluir ao longo das décadas. Aqueles a quem a fama estava destinada, por herança ou talento, competem hoje, lado a lado, com celebridades que se apoiam nos meios de comunicação tradicional e se suportam, atualmente, nos social media, para vencer. Ao longo desta dissertação, visitamos os conceitos de Celebridade DIY e de Influencer para compreender como o Facebook, o Instagram e o Youtube, bem como os Blogues, se tornaram a chave para o sucesso destas figuras que se afirmam publicamente. Realizámos entrevistas a consultores de comunicação e a Influencers e Youtubers para compreender o fenómeno. No seguimento da pesquisa bibliográfica e das entrevistas realizadas, concluímos que o recurso a plataformas de social media se tornou fundamental para as marcas como forma de publicidade, de atingirem o seu público-alvo e de se expandirem virtualmente. Os influencers tornaram-se os novos embaixadores das marcas e a personificação da expressão “passa a palavra”, sendo através destas novas celebridades criadas ou desenvolvidas com recurso às redes sociais que as marcas se promovem e procuram atingir um maior número de pessoas e uma maior fração do seu público-alvo.