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Authors
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Abstract(s)
This report comes as part of the Master's Degree in Nursing, in the area of Specialization in Medical-Surgical Nursing: Person in Critical Condition, by the Institute of Health Sciences of the Catholic University of Portugal, with the purpose of mirroring, by critically and reflectively analysing the path taken, the acquisition and development of scientific, technical, ethical and relational skills in specialized care for people in critical condition. The phenomenon of debriefing will be explored – as a clinical reflection on action, translating an opportunity for growth and development for the multidisciplinary team that takes care of the person in critical condition and, consequently, translating into a better outcome for the person cared for – whose study was directed to its effects, culminating in the construction of a scoping review on the theme "The effects of care-focused debriefing: on the multidisciplinary team and on the person in critical condition – the Scoping Review". Based on the theoretical pillars of Afaf Meleis and Patricia Benner, we will embark on a journey from the skills acquired in my career as a nurse to the skills acquired and deepened in the course of the Final Internship in an emergency and intensive care context. Through the description of the experiences lived in the internship, reflections on themes that I considered pertinent emerged: from the experience of pain in the person in the emergency department, to leadership and the importance of debriefing in complex care situations/ resuscitation, to the person under renal function replacement technique. The importance of caring for the family of the person in a critical condition it will also be explored through reflection in a defined appendix. Evidence-based practice will shine through, and will emerge in communion with, the description of the development of common and specific aspects of the nurse specialist in Medical-Surgical Nursing in the Nursing Area for the Person in Critical Condition, along with master’s competences.
O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica: Pessoa em Situação Crítica, pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, com o intuito de espelhar, por recurso à análise crítica e reflexiva do percurso desenvolvido, a aquisição e desenvolvimento de competências científicas, técnicas, éticas e relacionais no cuidado especializado à pessoa em situação crítica. Explorar-se-á o fenómeno debriefing – enquanto reflexão clínica sobre a ação, traduzindo uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento para a equipa multidisciplinar que cuida da pessoa em situação crítica e, consequentemente, traduzindo um melhor outcome para a pessoa cuidada – cujo estudo foi direcionado para os seus efeitos, tendo culminado na construção de uma scoping review subordinada ao tema “Os efeitos do debriefing centrado no cuidado: na equipa multidisciplinar e na pessoa em situação crítica – a Scoping Review”. Alicerçada nos pilares teóricos de Afaf Meleis e Patricia Benner, entrar-se-á numa viagem desde as competências adquiridas no meu percurso de enfermeira até às competências adquiridas e aprofundadas no percurso do Estágio Final em contexto de urgência e de cuidados intensivos. Por entre a descrição das experiências vivenciadas em estágio, surgem reflexões sobre temáticas que considerei pertinentes: desde a vivência da dor na pessoa no serviço de urgência, à liderança e à importância do debriefing em situações de cuidados complexos/reanimação, à pessoa sob técnica de substituição da função renal. A importância no cuidado à família da pessoa em situação crítica será igualmente explorada por via da reflexão, em apêndice definido. A prática baseada na evidência transparecerá, e surgirá em comunhão com a descrição do desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, a par com as competências de mestre.
O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica: Pessoa em Situação Crítica, pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, com o intuito de espelhar, por recurso à análise crítica e reflexiva do percurso desenvolvido, a aquisição e desenvolvimento de competências científicas, técnicas, éticas e relacionais no cuidado especializado à pessoa em situação crítica. Explorar-se-á o fenómeno debriefing – enquanto reflexão clínica sobre a ação, traduzindo uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento para a equipa multidisciplinar que cuida da pessoa em situação crítica e, consequentemente, traduzindo um melhor outcome para a pessoa cuidada – cujo estudo foi direcionado para os seus efeitos, tendo culminado na construção de uma scoping review subordinada ao tema “Os efeitos do debriefing centrado no cuidado: na equipa multidisciplinar e na pessoa em situação crítica – a Scoping Review”. Alicerçada nos pilares teóricos de Afaf Meleis e Patricia Benner, entrar-se-á numa viagem desde as competências adquiridas no meu percurso de enfermeira até às competências adquiridas e aprofundadas no percurso do Estágio Final em contexto de urgência e de cuidados intensivos. Por entre a descrição das experiências vivenciadas em estágio, surgem reflexões sobre temáticas que considerei pertinentes: desde a vivência da dor na pessoa no serviço de urgência, à liderança e à importância do debriefing em situações de cuidados complexos/reanimação, à pessoa sob técnica de substituição da função renal. A importância no cuidado à família da pessoa em situação crítica será igualmente explorada por via da reflexão, em apêndice definido. A prática baseada na evidência transparecerá, e surgirá em comunhão com a descrição do desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, a par com as competências de mestre.
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Competências Debriefing Enfermagem médico-cirúrgica Medical-surgical nursing Person in critical condition Pessoa em situação crítica Skills
Pedagogical Context
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