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"Quem ama não agride" : intervenção de enfermagem especializada com adolescentes em contexto escolar
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Resende, Ana Maria Vieira Soares de | |
dc.contributor.author | Santos, Mónica Filipa Ribeiro dos | |
dc.date.accessioned | 2024-01-17T14:44:52Z | |
dc.date.available | 2024-01-17T14:44:52Z | |
dc.date.issued | 2023-06-30 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.description.abstract | A violência no namoro é um grave e complexo problema de saúde pública. Considerando que a violência no namoro é um forte preditor de violência doméstica nas relações interpessoais futuras, é crucial atuar preventivamente junto dos adolescentes, uma vez que é na adolescência que se desenvolvem as primeiras relações amorosas e se adquirem comportamentos que irão certamente ter repercussões na idade adulta. O presente projeto de intervenção comunitária foi realizado numa Unidade de Cuidados na Comunidade pertencente à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, intitulado: “Quem ama NÃO agride”: Intervenção de Enfermagem Especializada com adolescentes em contexto escolar, o projeto elaborado teve como objetivo contribuir para a capacitação dos adolescentes do 10º ano de escolaridade de duas escolas secundárias do concelho, através da promoção de conhecimentos, para a adoção de comportamentos que visem relações de namoro saudáveis. O projeto foi alicerçado na Metodologia do Planeamento em Saúde segundo Imperatori & Giraldes (1993) e suportado no Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender (Pender, Murdaugh, & Parsons, 2015). O diagnóstico da situação foi realizado mediante a pesquisa de consenso junto de peritos, com auxílio da técnica de Focus Group e permitiu identificar que a violência no namoro é uma problemática presente no concelho com necessidade de atuação, a título preventivo, junto dos adolescentes em contexto escolar. Foi selecionada uma amostra final de 145 adolescentes para intervenção. Os diagnósticos de enfermagem identificados foram priorizados, recorrendo à técnica de Grelha de Análise (Tavares, 1990), optando-se por intervir em todos dado a sua inter-relação. A estratégia educacional foi utilizada como principal estratégia de intervenção comunitária, a nível preventivo, recorrendo-se à educação para a saúde. Os resultados reboraram que o projeto contribuiu para o aumento do nível de conhecimento dos adolescentes sobre a violência no namoro, perspetivando-se assim ganhos efetivos em saúde. | pt_PT |
dc.description.abstract | Dating violence is a serious and complex public health problem. Considering that dating violence is a strong predictor of domestic violence in future interpersonal relationships, it is crucial to act preventively with adolescents, since it is during adolescence that the first romantic relationships are developed and behaviors are acquired that will certainly have repercussions in adulthood. This community intervention project was carried out in a Community Care Unit belonging to the Regional Health Administration of Lisbon and Tagus Valley, entitled: “Those who love do not attack”: Specialized nursing intervention with adolescents in school context, the project aimed to contribute to the empowerment of adolescents in the 10th grade from two secondary schools in the municipality, by promoting knowledge for the adoption of behaviors aimed at healthy dating relationships. The project was based on the Health Planning Methodology according to Imperatori and Giraldes (1993) and supported by Nola Pender's Health Promotion Model (Pender, Murdaugh, and Parsons, 2015). The diagnosis of the situation was performed through consensus research with experts, using the Focus Group technique, and allowed identifying that dating violence is a problem in the municipality with the need for preventive action with adolescents in school settings. A final sample of 145 adolescents was selected for intervention. The identified nursing diagnoses were prioritized using the Analysis Grid technique (Tavares, 1990), and we chose to intervene in all diagnoses given their interrelationship. The educational strategy was used as the main community intervention strategy, at a preventive level, using health education. The results showed that the project contributed to increasing the adolescents' level of knowledge about dating violence, thus envisaging effective health gains. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203391519 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/43652 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Violência no namoro | pt_PT |
dc.subject | Adolescência | pt_PT |
dc.subject | Prevenção | pt_PT |
dc.subject | Saúde escolar | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Dating violence | pt_PT |
dc.subject | Adolescence | pt_PT |
dc.subject | Prevention | pt_PT |
dc.subject | School health | pt_PT |
dc.subject | Nursing | pt_PT |
dc.title | "Quem ama não agride" : intervenção de enfermagem especializada com adolescentes em contexto escolar | pt_PT |
dc.title.alternative | "Those who love do not attack" : specialized nursing intervention with adolescents in school context | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem | pt_PT |