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Disposições e atitudes dos alunos na frequência do ensino superior : as perceções dos novos alunos da FEG
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Alves, José Joaquim Ferreira Matias | |
dc.contributor.author | Alves, Margarida Adelaide Macedo de Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2018-04-16T14:27:39Z | |
dc.date.available | 2018-04-16T14:27:39Z | |
dc.date.issued | 2017-06-28 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | Neste trabalho apontam-se alguns fatores considerados determinantes da identidade dos alunos que entram na Católica Porto Business School (CPBS), anteriormente Faculdade de Economia e Gestão (FEG), cujo enquadramento no panorama do ensino superior privado em Portugal e, de modo global, no panorama do ensino superior nacional e europeu é estabelecido; para tal, apresenta-se a caraterização demográfica dos novos alunos da CPBS no ano letivo 2014/15 e a análise empírica das suas perceções sobre a adaptação à universidade. Apresenta-se ainda uma estimativa da qualidade da relação dos alunos com os professores, através da análise das perceções tanto de professores, como de alunos. Para tal, foi estabelecido o impacto da entrada dos alunos na faculdade e da forma como a sua adaptação decorre, no rendimento e consequentemente no sucesso académico; foram determinados parâmetros significativos que condicionam esse sucesso e o modo como esses parâmetros podem ser influenciados não só pelo próprio aluno, como pelos pares, professores e instituição. Foram determinados indicadores das práticas educativas eficazes capazes de operacionalizar pedagogias inovadoras no ensino superior, de modo a valorizar de forma adequada os três vértices do triângulo pedagógico (o professor, os alunos e o conhecimento). Através da utilização dos instrumentos adequados construídos com base nos parâmetros determinados, foram descritos os parâmetros que condicionam a adaptação dos novos alunos da CPBS à faculdade e ao curso que frequentam e foram encontradas relações entre eles; concluiu-se que existe uma relação equilibrada entre alunos e professores capaz de facilitar o apoio aos alunos na sua integração na faculdade e nos processos de autorregulação da sua aprendizagem; os professores preocupam-se com os alunos e contribuem para o sucesso académico e integração dos alunos, quer pelas suas práticas de atendimento, quer pelas suaspráticas didáticas; os alunos sentem-se integrados na faculdade e revelam sensação de pertença à instituição. | pt_PT |
dc.description.abstract | In this paper we present some of the determinative factors for the identity of the students who enroll in Católica Porto Business School (CPBS), previously known as Faculdade de Economia e Gestão (Faculty of Economics and Management - FEG), the framework of which, in the overview of the Portuguese private higher education setting and, globally, in the overview of the national and european higher education setting, is established; as such, we present the demographic characterization of the new CPBS students in the year 2014/15 and an empirical analysis of their perceptions about the adaptation to university life. Furthermore, we present an estimate of the quality regarding the relationships between students and teachers, through the analysis of both students and teachers’ perceptions. As such, we established the impact of students’ entry into college and how their adaptation impacts their productivity and academic success; we determined significant parameters that condition that success and the way those parameters may be influenced not only by the students themselves, but also by their peers, teachers and the institution. We determined indicators of the most efficient educational practices capable of operationalizing innovative pedagogies in higher education, in such a way to value in an adequate way the three vertices of the pedagogical triangle - the teacher, the students, and knowledge. Through the usage of adequate instruments built on a foundation of the previously determined parameters, we described those parameters that condition the adaptation of new CPBS students to the university and the course they frequent, and we found correlations between them; we concluded that there’s a balanced relationship between students and teachers capable of facilitating support to the students in their integration in the university and in the autoregulation processes of their learning career; teachers worry about students and contribute to the students’ academic success and integration in the university, either by their office open-doors policies, or by their didactical practices; students feel integrated in college and reveal a sense of belonging to the institution. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101409346 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/24212 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Adaptação à universidade | pt_PT |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_PT |
dc.subject | Práticas educativas eficazes | pt_PT |
dc.subject | Desempenho académico | pt_PT |
dc.subject | Higher education | pt_PT |
dc.subject | Adaptation to university | pt_PT |
dc.subject | Professor-student relationship | pt_PT |
dc.subject | Efficient educational practices | pt_PT |
dc.subject | Academic performance | pt_PT |
dc.title | Disposições e atitudes dos alunos na frequência do ensino superior : as perceções dos novos alunos da FEG | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Ciências da Educação |