Repository logo
 
Publication

Descobrindo o sentido da profissão e a mim mesma como professora

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorRoldão, Maria do Céu
dc.contributor.authorPinto, Maria Emília Loureiro Ferreira
dc.date.accessioned2015-05-20T14:51:42Z
dc.date.issued2014-10-28
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractEm termos metodológicos, este relatório insere-se no âmbito das investigações qualitativas do tipo interpretativo, privilegiando a interpretação na procura de sentidos. Inscreve-se num processo de reflexão alicerçado em dois eixos: - identificação de momentos formadores na/da profissão; - reinterpretação desses momentos, fazendo emergir sentidos. Na tentativa de compreender com quem e como aprendi o meu ser, o saber e o saber-fazer profissional, fui ‘descobrindo o sentido da profissão e a mim mesma como professora’. A um tempo narradora e investigadora, dotada de um saber hermenêutico tornado possível pelas lentes teóricas convocadas, apercebi-me de que a minha identidade profissional se tem caracterizado como processo continuado de construção, baseado em três fatores promotores, facilitadores, que foram comuns aos trêsmomentos selecionados: o trabalho com os outros, a supervisão (essencialmente entendida no conceito horizontal/colaborativo) e a disponibilidade para aprender. O que que aqui se apresenta não é uma história linear, mas três momentos significativos e formadores de um percurso profissional estruturado em fases. É o resultado da interação dinâmica entre narração e reflexão, num olhar em perspetiva evolutiva. Na última parte, dá-se igualmente conta de perspetivas presente-futuro.por
dc.description.abstractThe methodology used to write this report is inscribed in the pattern of qualitative investigation, favouring interpretation as a means to produce meaning. It is a process of reflection grounded on two axes: - Identification of formative moments; - reinterpretation of these moments so as to foster meaning. In the process of trying to understand with whom and how I have developed my professional self, knowledge and know-how, I ended up 'discovering the meaning of the profession and myself as a teacher.' Simultaneously narrator and investigator, endowed with an interpreting ability made possible by theoretical lenses, I realized that my professional identity is characterized as a continuous process of development, based on three structuring factors, which were common to the three selected moments: working with others, supervision (essentially understood in its horizontal / collaborative concept) and the drive to learn. What I present here is not a linear story, but three significant and formative moments from a professional journey structured in phases. It is the result of a dynamic interaction between narration and reflection, in an evolutionary perspective. In the last part, an account of present-future prospects is also conveyed.por
dc.identifier.tid201498740
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/17704
dc.language.isoporpor
dc.subjectIdentidade profissionalpor
dc.subjectSupervisão e colaboraçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectComunidade aprendentepor
dc.subjectProfessional identitypor
dc.subjectSupervision and collaborationpor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.subjectLearning communitypor
dc.titleDescobrindo o sentido da profissão e a mim mesma como professorapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201498740.pdf
Size:
516.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: