Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.16 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
In recent years, a new trend has emerged in the cosmetics industry: the “clean beauty” movement. Faced with a growing awareness of the health risks associated with certain hazardous substances and the negative impact of this industry on the environment, consumers are now turning to safer, more natural products, prompting companies to adapt to this evolution. It is therefore legitimate to question the real impact of this transformation on the reputation of these companies. This research aims to determine whether natural and safe ingredient claims influence the reputation of cosmetic brands, particularly in the context of clean beauty. While current literature focuses mainly on general aspects such as transparency and trust in eco-friendly brands, this study specifically explores the impact of such claims on brand reputation, focusing on the Portuguese brand Benamôr 1925. The aim is to study Benamôr employees' perspectives on these ingredients and evaluate their influence on brand reputation for consumers. This research was conducted through both qualitative and quantitative research. First, individual interviews with 6 employees of the Benamôr 1925 brand revealed their motivations and impressions behind the use of the natural and safe ingredient claims on their products. Subsequently, it analyzed the opinion of 34 consumers, based on a questionnaire sent in order to get insights on consumer’s perception of the brand's reputation in relation to the natural and safe ingredient claims. Findings suggest that Benamôr 1925’s emphasis on safe and natural ingredients is vital for its strong reputation in the clean beauty sector. Both employees and consumers value the brand's transparency, educational content, and ethical practices. This commitment fosters significant trust and loyalty among consumers.
Nos últimos anos, emergiu uma nova tendência na indústria da cosmética: o movimento “clean beauty”. Face à crescente consciencialização dos riscos de saúde associados a substâncias perigosas e o impacto negativo da indústria no meio ambiente, os consumidores interessam-se cada vez mais por produtos mais seguros e naturais, obrigando as empresas a adaptar-se a esta evolução. Assim, surge a legítima questão sobre o real impacto desta transformação na reputação das empresas. O presente estudo teve como objetivo determinar se a afirmação de ingredientes naturais e seguros influenciam a reputação das empresas cosméticas, particularmente no contexto do clean beauty. Ao passo que a literatura corrente foca-se em aspetos gerais tais como «transparência» e «confiança em marcas eco-friendly», esta investigação explora o impacto destas afirmações na reputação na marca Portuguesa Benamôr 1925, examina as perspectivas dos seus colaboradores e afere a influência que estes ingredientes têm na reputação da marca, para o consumidor. Esta investigação seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa. Inicialmente, as 6 entrevistas conduzidas individualmente a colaboradores da marca Benamôr 1925 revelaram as suas motivações e impressões subjacentes ao tema das afirmações do produto. Posteriormente, recolheu-se a opinião de 34 consumidores a um questionário que pretendeu compreender a perceção do consumidor em relação à reputação da marca em relação às afirmações do produto. Os resultados sugerem que o ênfase da Benamor 1925 no uso de ingredientes seguros e naturais é vital para a reputação da marca dentro do setor clean beauty. Os colaboradores e consumidores demonstraram valorizar a transparência, o conteúdo educacional e práticas éticas. Este compromisso alimenta significativamente a confiança e lealdade entre consumidores.
Nos últimos anos, emergiu uma nova tendência na indústria da cosmética: o movimento “clean beauty”. Face à crescente consciencialização dos riscos de saúde associados a substâncias perigosas e o impacto negativo da indústria no meio ambiente, os consumidores interessam-se cada vez mais por produtos mais seguros e naturais, obrigando as empresas a adaptar-se a esta evolução. Assim, surge a legítima questão sobre o real impacto desta transformação na reputação das empresas. O presente estudo teve como objetivo determinar se a afirmação de ingredientes naturais e seguros influenciam a reputação das empresas cosméticas, particularmente no contexto do clean beauty. Ao passo que a literatura corrente foca-se em aspetos gerais tais como «transparência» e «confiança em marcas eco-friendly», esta investigação explora o impacto destas afirmações na reputação na marca Portuguesa Benamôr 1925, examina as perspectivas dos seus colaboradores e afere a influência que estes ingredientes têm na reputação da marca, para o consumidor. Esta investigação seguiu uma abordagem qualitativa e quantitativa. Inicialmente, as 6 entrevistas conduzidas individualmente a colaboradores da marca Benamôr 1925 revelaram as suas motivações e impressões subjacentes ao tema das afirmações do produto. Posteriormente, recolheu-se a opinião de 34 consumidores a um questionário que pretendeu compreender a perceção do consumidor em relação à reputação da marca em relação às afirmações do produto. Os resultados sugerem que o ênfase da Benamor 1925 no uso de ingredientes seguros e naturais é vital para a reputação da marca dentro do setor clean beauty. Os colaboradores e consumidores demonstraram valorizar a transparência, o conteúdo educacional e práticas éticas. Este compromisso alimenta significativamente a confiança e lealdade entre consumidores.
Description
Keywords
Clean beauty Brand reputation Safe and natural ingredients Consumer perception Benamôr 1925 Reputação da marca Ingredientes seguros e naturais Perceção do consumidor
Citation
Publisher
CC License
Without CC licence