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Estudar e aprender em casas de acolhimento : estudo preliminar do desenvolvimento de instrumentos de avaliação da dimensão educativa e escolar

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Dissertação Carla Marina Santiago - PCS.pdf2.8 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo teve como objetivo realizar um estudo preliminar do desenvolvimento de instrumentos de avaliação da dimensão educativa e escolar em casas de acolhimento, que permitam detetar pontos de convergência e divergência entre os diferentes intervenientes, detetar fatores críticos de promoção do envolvimento e do sucesso escolar e, ainda, detetar áreas de melhoria que possam ser usadas como pistas para a intervenção. O estudo enquadra-se numa metodologia mista, ou seja, de natureza qualitativa e quantitativa, e assume uma perspetiva ecológica. Para o desenvolvimento da investigação participaram no estudo 36 intervenientes de duas casas de acolhimento situadas no norte de Portugal, dos quais 29 crianças e jovens, 5 cuidadores e 2 diretoras técnicas. Foi construído um guião de entrevista para os diretores técnicos, uma checklist para as crianças e jovens e uma checklist para os respetivos cuidadores. Os dados qualitativos foram alvo de análise de conteúdo com recurso ao NVivo e os dados quantitativos foram analisados com recurso ao SPSS. Os dados permitiram identificar pontos de convergência e divergência relevantes no discurso dos participantes, permitiram identificar fragilidades que condicionam a promoção do envolvimento e do sucesso escolar nas casas de acolhimento e possibilitaram identificar áreas de melhoria. Assim, consideramos que os instrumentos desenvolvidos se revelaram adequados para os objetivos preconizados
This study’s main goal was to test a pilot to assess the educational dimension in residential care centres, in order to detect convergence and divergence points between different players, as well as understand the critical factors linked to dedication and success in school and, lastly, to determine possible improvement aspects, strengths and weaknesses, which can be used in the intervention process. The study is framed in a mixed methodology, both qualitative and quantitative, while assuming an ecological standpoint. To develop the investigation, 36 participants were involved, from two different residential care centres in the north of Portugal. Of the 36 participants, 29 were children, 5 were caretakers and 2 were technical directors. An interview guide was developed for the technical directors and a checklist for children and young people, and a checklist for their caregivers. Qualitative data were analyzed using NVivo and quantitative data were analyzed using SPSS. The data allowed us to identify relevant points of convergence and divergence in the discourse of the participants, allowed us to identify weaknesses that condition the promotion of school involvement and success in the host families and made it possible to identify areas for improvement. Thus we consider that the instruments developed proved adequate for the objectives.

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Instrumentos de avaliação Dimensão educativa e escolar Casas de acolhimento Envolvimento escolar Sucesso escolar Evaluation tool Educational dimension Residential care centre School involvement School success

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