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Projeto de intervenção comunitária : “sexualidade saudável é sexualidade responsável”
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ferrito, Cândida | |
dc.contributor.author | Patrício, Ana Luísa Medeiros | |
dc.date.accessioned | 2024-04-16T10:16:50Z | |
dc.date.available | 2024-04-16T10:16:50Z | |
dc.date.issued | 2022-09-06 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.description.abstract | A adolescência é vista como uma fase distinta do desenvolvimento em que predomina uma enorme multiplicidade de transformações físicas, cognitivas e intelectuais, psicossociais e emocionais e é nesta fase que se desenvolvem a autonomia e a identidade. De acordo com a literatura podemos afirmar que a fase da adolescência corresponde à fase onde se verificam mudanças muito profundas quer no seu corpo quer nas suas vidas; mudanças essas que promovem a visão dos adolescentes como grupo vulnerável (Ferriani, et. al, 2014). Os adolescentes vivenciam uma fase de instabilidade que coincide muitas vezes com o início da atividade sexual. Quanto mais cedo iniciarem a sua vida sexual, maior será a probabilidade de ocorrer o contágio de uma infeção sexualmente transmissível. Os comportamentos de risco e respetivas consequências indesejadas são muitas vezes resultado de irresponsabilidade e imaturidade. Perante esta problemática, torna-se pertinente a importância da promoção da saúde, na qual o enfermeiro exerce um papel crucial. O enfermeiro especialista em enfermagem comunitária tem um contacto muito direto com a comunidade educativa, como tal exerce o papel de ligação entre a escola e os serviços de saúde. Como forma de intervir nesta problemática, foi implementado um projeto de intervenção comunitária numa Unidade de Cuidados na Comunidade pertencente à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. A sua finalidade foi proporcionar linhas de orientação geral para os enfermeiros, referente ao aconselhamento de adolescentes, com o intuito de contribuir para a promoção de sexualidade responsável e prevenção das infeções sexualmente transmissíveis na adolescência. Neste contexto, foi desenvolvido o projeto “Sexualidade saudável é Sexualidade responsável”, suportado na Metodologia de Planeamento em Saúde segundo Imperatori e Giraldes (1993) e Tavares (1990) e o Modelo de Promoção de Saúde de Nola Pender (2014). Elaborou-se um guia orientador de boas práticas para os enfermeiros, com o intuito de orientar sobre sessões de educação para a sexualidade aos adolescentes. | pt_PT |
dc.description.abstract | dolescence is a development distinct stage in which an enormous multiplicity of physical, cognitive and intellectual, psychosocial and emotional transformations happens. Autonomy and identity are developed at adolescence. According to the literature, adolescence is the phase where very profound changes in their bodies and in their lives occur; these changes promote adolescents as a vulnerable group (Ferriani, et al, 2014). Adolescents experience an instability phase that often coincides with the sexual activity onset. Higher probability of become infected whit a sexually transmitted infection is related to the date of initiation of sexual life. The earlier they start sex life more probability of infection. Risk behaviors and their unwanted consequences are often the result of irresponsibility and immaturity. Faced with this problem, the importance of health promotion becomes relevant, and nurses play a crucial role. The nurse specialist in community nursing has a very direct contact with the educational community, as such plays the role of liaison between the school and the health services. Trying to solve this problem, a community intervention project was implemented in a Community Care Unit belonging to the Regional Health Administration of Lisbon and Vale do Tejo. Its purpose was to provide general guidelines for nurses regarding the advising of adolescents, with the aim of contributing to the promotion of responsible sexuality and the prevention of sexuality transmitted infections in this stage. In this context, the project “Health Sexuality is Responsible Sexuality” was developed, supported by the Health Planning Methodology according to Imperatori and Giraldes (1993) and Tavares (1990) and the Health Promotion Model by Nola Pender (2014). Was developed a nurse’s guide to good practices, in order to guide sexuality education sessions suitable for adolescents. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203391675 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/44605 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem comunitária | pt_PT |
dc.subject | Promoção da saúde | pt_PT |
dc.subject | Educação para a saúde | pt_PT |
dc.subject | Adolescentes | pt_PT |
dc.subject | Sexualidade | pt_PT |
dc.subject | Community nursing | pt_PT |
dc.subject | Health promotion | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | Adolescents | pt_PT |
dc.subject | Sexuality | pt_PT |
dc.title | Projeto de intervenção comunitária : “sexualidade saudável é sexualidade responsável” | pt_PT |
dc.title.alternative | Community intervention project : “healthy sexuality Is responsible sexuality” | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem | pt_PT |