Repository logo
 
Publication

Marca própria no calçado português : caso Wock–Grupo Procalçado, S.A.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Vasco Raul Barrote
dc.contributor.advisorMachado, Joana Pinto Leite César
dc.contributor.authorLopes, António Cabral Campelo Hierro
dc.date.accessioned2018-12-14T15:27:30Z
dc.date.issued2018-11-20
dc.description.abstractNos últimos 40 anos, a indústria do calçado em Portugal, passou por uma das fases mais conturbadas da sua história. Após um crescimento exponencial dos anos 70 a 80, a indústria viu desaparecer as suas vantagens competitivas, custo de mão-de-obra baixo e grandes volumes de produção. Em Portugal, a grande maioria das empresas eram subcontratadas e não havia qualquer contacto com o cliente, ou seja, não dominavam os canais de distribuição. Desta forma, com a redução das barreiras ao comércio internacional e abertura dos mercados, primeiro de leste e depois asiáticos, verificou-se uma substancial deslocalização de produção para esses países. Apenas as empresas que investiram no desenvolvimento de novos produtos/materiais, processos, qualidade e design é que conseguiram uma adequada valorização, sustentação e continuidade dos seus negócios. O principal objetivo da presente dissertação prende-se com a análise do processo de construção de uma marca de calçado, num grupo empresarial português que já tinha o conhecimento e a experiência de muitos anos e que resolveu avançar com um projeto diferenciador. Para isso, a dissertação vai apoiar-se no modelo teórico de construção de marca de Leslie De Chernatony (2001) para estudar a construção da marca Wock do grupo Procalçado.pt_PT
dc.description.abstractFor the last 40 years, the footwear industry in Portugal has been going through one of the worst phases of its history. After an exponential growth during the 70s and 80s, this industry experienced the disappearance of its competitive advantage, the low price of labor, and the high volume of production. In Portugal, the majority of companies were subcontracted and without customer contact, meaning an absence of control regarding the distribution channels. For this reason, alligned with the reduction of barriers to international trade and opening markets, first from East and then Asiatic, its was possible to witness a substancial movement of production to these countries. Only the companies that decided to invest in the development of new products or materials, processes or quality of design, managed to obtain a proper valorisation, sustainability and continuity of its business. The main goal of this dissertation is to analyse the process of construction of one brand in the portuguese footwear industry. The portuguese company, Procalçado Group, which developed the Wock brand, had an accumulated knowledge of several years of experience that allowed her to develop this new differentiator project. To accomplish this, the dissertation is based on the studies pursued by Leslie De Chernatony (2001), and its theoretical model of brand construction applied to the Wock brand.pt_PT
dc.identifier.tid202102092pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/26374
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectBrand equitypt_PT
dc.subjectIndústria portuguesa do calçadopt_PT
dc.subjectConstrução de marcapt_PT
dc.subjectCalçadopt_PT
dc.subjectWockpt_PT
dc.subjectProcalçadopt_PT
dc.subjectBrandpt_PT
dc.subjectShoes portuguese industrypt_PT
dc.subjectBrand constructionpt_PT
dc.subjectShoespt_PT
dc.titleMarca própria no calçado português : caso Wock–Grupo Procalçado, S.A.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TFM_Final 3_Ant Hierro.pdf
Size:
1.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: