Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O impacto das redes sociais em indivíduos com perturbação do espetro do autismo de nível 1

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203933290.pdf1.73 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo teve como objetivo investigar as vantagens e desvantagens das redes sociais nas vidas dos indivíduos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) de nível 1, de forma a compreender que impacto podem ter a nível de saúde mental, de acesso a informação e apoio; de interações sociais; e de inclusão e participação social. Para tal, realizou-se um estudo exploratório qualitativo que consistiu em entrevistas participantes de 4 grupos distintos: Especialistas em Interação Social e Tecnologia Aplicada à PEA; Especialistas em PEA; Profissionais de Comunicação; e Indivíduo com PEA. Os resultados demonstraram que as redes sociais podem proporcionar oportunidades de socialização e de expressão pessoal para as pessoas do espetro do autismo, mas também desvantagens a nível de saúde mental e de interação social, como a ansiedade social, o isolamento social e o cyberbullying. Verificou-se que o apoio familiar e terapêutico tendem a ser cruciais para auxiliar a jornada digital dos indivíduos com PEA nas redes social e contribuir para o seu uso seguro e responsável. Neste sentido, várias estratégias de apoio foram propostas. A incorporação de literacia mediática nas escolas e o treino com tecnologias inovadoras de Realidade Virtual foram as duas sugestões principais para promover o bom uso das plataformas sociais. Apesar dos riscos conhecidos ds redes sociais, os indivíduos com PEA continuam a querer usá-las, sendo este estudo relevante para compreender de que forma as devem utilizar da melhor forma.
This study aimed to investigate the advantages and disadvantages of social media in the lives of individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) Level 1, in order to understand the impact they may have on mental health, access to information and support, social interactions, and social inclusion and participation. To achieve this, a qualitative exploratory study was conducted, consisting of interviews with participants from four distinct groups: Experts in Social Interaction and Technology Applied to ASD; ASD Specialists; Communication Professionals; and an Individual with ASD. The results demonstrated that social media can provide opportunities for socialization and personal expression for individuals on the autism spectrum, but also present disadvantages in terms of mental health and social interaction, such as social anxiety, social isolation, and cyberbullying. It was found that family and therapeutic support tend to be crucial in assisting individuals with ASD in their digital journey on social media and in contributing to their safe and responsible use. In this regard, several support strategies were proposed. The incorporation of media literacy in schools and training with innovative Virtual Reality technologies were the two main suggestions to promote the effective use of social media platforms. Despite the known risks of social media, individuals with ASD continue to want to use them, making this study relevant to understanding how they should use these platforms in the best possible way.

Description

Keywords

Perturbação do espetro do autismo (PEA) Redes sociais Relações interpessoais Comunicação social Saúde mental Autism spectrum disorder (ASD) Social media Interpersonal relationships Social communication Mental health

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue