Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
166.49 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
This paper focus on the characterization and analysis of an integrated model of school success promotion (MIPSE) based on team teaching in its first year of implementation. The study presented is based on part of the monitoring process consisting of the application of a questionnaire to the students involved in the project, as well as of a focus group. The analysis and interpretation of the collected data make it possible to conclude that the MIPSE is perceived by the generality of students as an attractive and motivating pedagogic model, able to generate more and better learning. However, some opportunities for improvement are to be mentioned, such as the improvement of the pedagogic value of some of the activities to be done by the best students; the use of more diverse and active teaching and learning strategies, able to imply every student in school work and the necessity of abandoning a logic of remediating the learning difficulties of some of the students and engage in a logic that aims to promote better learning opportunities for everyone.
O presente artigo centra-se na caracterização e análise de um modelo integrado de promoção do sucesso escolar (MIPSE) com base em equipas educativas, no seu primeiro ano de implementação. O estudo que aqui se apresenta parte do processo de monitorização levado a cabo junto dos alunos implicados, através da aplicação de um questionário e da dinamização de um grupo de discussão focalizada. A partir da análise e interpretação dos dados recolhidos é possível concluir que o MIPSE é percecionado pela generalidade dos alunos como sendo um modelo pedagógico atrativo, motivador e gerador de mais e melhores aprendizagens. Registam-se, no entanto, algumas oportunidades de melhoria, como por exemplo o incremento do valor pedagógico de algumas das atividades a realizar pelos melhores alunos; o recurso a estratégias de ensino e aprendizagem mais diversificadas e ativas, capazes de implicar todos os alunos no trabalho escolar, e a necessidade de passar de uma lógica de remediação das dificuldades de aprendizagem de alguns alunos para uma lógica de promoção da melhoria das aprendizagens de todos
O presente artigo centra-se na caracterização e análise de um modelo integrado de promoção do sucesso escolar (MIPSE) com base em equipas educativas, no seu primeiro ano de implementação. O estudo que aqui se apresenta parte do processo de monitorização levado a cabo junto dos alunos implicados, através da aplicação de um questionário e da dinamização de um grupo de discussão focalizada. A partir da análise e interpretação dos dados recolhidos é possível concluir que o MIPSE é percecionado pela generalidade dos alunos como sendo um modelo pedagógico atrativo, motivador e gerador de mais e melhores aprendizagens. Registam-se, no entanto, algumas oportunidades de melhoria, como por exemplo o incremento do valor pedagógico de algumas das atividades a realizar pelos melhores alunos; o recurso a estratégias de ensino e aprendizagem mais diversificadas e ativas, capazes de implicar todos os alunos no trabalho escolar, e a necessidade de passar de uma lógica de remediação das dificuldades de aprendizagem de alguns alunos para uma lógica de promoção da melhoria das aprendizagens de todos
Description
Keywords
MIPSE Success School organization Grammar of schooling Team teaching Students MIPSE Sucesso Organização escolar Gramática escolar Equipas educativas
Citation
CABRAL, Ilídia; MATIAS ALVES, José - Um Modelo Integrado de Promoção do Sucesso Escolar (MIPSE) - A voz dos alunos. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 16 (2016), p. 81-113
Publisher
Universidade Católica Editora - Porto