Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Introdução às técnicas básicas no início da aprendizagem do oboé : um contributo didático

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201958317.pdf2.59 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo empírico, designado “Introdução às técnicas básicas no início da aprendizagem do oboé: um contributo didático”, insere-se na problemática da melhoria das práticas pedagógicas no ensino do instrumento. Partindo de uma reflexão sobre a pedagogia do oboé, revelou-se necessário na minha atividade enquanto docente, a realização de uma análise detalhada das práticas pedagógicas na introdução das técnicas básicas no início da aprendizagem do oboé. A metodologia usada para esta investigação consistiu numa pesquisa empírica, de natureza qualitativa, centrada num estudo de caso. Esta pesquisa foi realizada, numa primeira fase, através da revisão bibliográfica sobre a pedagogia do oboé, na qual são descritos e abordados com profundidade os elementos básicos da técnica que devem ser aplicadas no primeiro contato com o instrumento. As técnicas utilizadas para a recolha e produção de dados foram as entrevistas semiestruturadas. Foram realizadas sete entrevistas a docentes da disciplina de oboé, especificamente escolhidos por desenvolverem um trabalho regular com estudantes a iniciar o instrumento. O método de análise, tratamento e interpretação dos dados utilizado nesta investigação foi a análise de conteúdo das respostas. Perante a análise das respostas, os professores referem a respiração, embocadura e postura como conteúdos essenciais a fomentar desde o início do estudo no oboé. A respiração, embocadura e postura são as técnicas básicas mais difíceis de explicar. Em relação aos conteúdos em que os alunos apresentam maior dificuldade de assimilação, destacam-se a respiração, embocadura e articulação. Esta pesquisa permitiu um levantamento das diversas pedagogias e teorias utilizadas nas especificidades da aprendizagem e do ensino do oboé. As metodologias/estratégias mais utilizadas pelos professores entrevistados na introdução das técnicas básicas variam entre exercícios de exemplificação, experimentação, observação, imitação e repetição.
This empirical study, entitled "Introduction to the basic techniques in the beginning of the learning of the oboe: a didactic contribution", is inserted in the problematic of the improvement of the pedagogical practices in the teaching of the instrument. Starting from a reflection on the pedagogy of the oboe, it was necessary in my activity as a teacher to carry out a detailed analysis of the pedagogical practices in the introduction of the basic techniques in the beginning of the learning of the oboe. The methodology used for this investigation consisted of an empirical research, of a qualitative nature, centered on a case study. This research was carried out, in a first phase, through the bibliographic review, about the pedagogy of the oboe, in which are described and approached in depth the basic elements of the technique, which should be applied in the first contact with the instrument. The techniques used for the collection and production of date were semi-structured interviews. Seven interviews were conducted with teachers of the discipline of oboe specifically chosen by them, to develop a regular work with students to start the instrument. The method of analysis, treatment and interpretation of the date used in this investigation was the content analysis of the answers. Faced with the analysis of the answers, the teachers refer to breathing, embouchure and posture as essential contents to foster from the beginning of the study in the oboe. Breathing, embouchure and posture are the most difficult basic techniques to explain. In relation to the contents that the students present greater difficulty of assimilation, it is emphasized the breathing, embouchure and articulation. This research allowed a survey of the various pedagogies and theories used in the specificities of learning and teaching the oboe. The methodologies / strategies most used by the teachers interviewed in the introduction of the basic techniques vary between exercises of exemplification, experimentation, observation, imitation and repetition.

Description

Keywords

Pedagogia Oboé Técnicas básicas Pedagogy Oboe Basic techniques

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue