Repository logo
 
Publication

Impacto da concorrĂȘncia na performance do retalhista

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Economia e GestĂŁo
dc.contributor.advisorMachado, Joana César
dc.contributor.advisorRibeiro, Ricardo
dc.contributor.authorRocha, InĂȘs Barbosa de MagalhĂŁes e Silva
dc.date.accessioned2015-03-30T10:52:08Z
dc.date.issued2014-09-24
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractEste estudo procurou analisar e medir o impacto da concorrĂȘncia na performance de um retalhista com vĂĄrios pontos de venda e, posteriormente efetuar propostas de dinamização comercial em algumas dessas lojas. A pertinĂȘncia deste tema Ă© cada vez maior, tendo em conta o contexto altamente competitivo e imprevisĂ­vel em que se movem as empresas, exigindo que estas se voltem para o ambiente externo e desenvolvam estratĂ©gias eficazes de consolidação da sua posição de mercado a partir de uma anĂĄlise aprofundada do consumidor e da atividade concorrencial. Na tentativa de medir o impacto da concorrĂȘncia nos resultados da empresa, antes demais, identificou-se como ponto de partida os fatores mais valorizados pelo consumidor na escolha da loja e da categoria, nomeadamente o preço, a localização, a variedade e a gama. Posteriormente, estes mesmos fatores ajudaram a definir as variĂĄveis caracterizadoras do retalhista, dos seus principais concorrentes e da sua ĂĄrea de influĂȘncia, como o mercado potencial alimentar e a intensidade comercial. Nesse sentido, foram construĂ­das duas regressĂ”es, uma top-level – que aborda o impacto global da concorrĂȘncia ao nĂ­vel da loja – e outra middle-level – que diz respeito Ă  anĂĄlise Ă  categoria. Ambas as regressĂ”es sĂŁo baseadas na aplicação do modelo teĂłrico Multi-level Demand System. Os resultados da terceira especificação top-level sugerem que, lojas com ĂĄreas maiores e mais artigos vendem mais. Quanto Ă  anĂĄlise Ă  categoria, os consumidores nĂŁo sĂŁo sensĂ­veis ao aumento do nÂș de mĂłdulos nas categorias A, I, G, D e C, contrariamente ao verificado nas categorias B, E, F e H.por
dc.description.abstractThis study sought to analyze and measure the competition impact on the performance of well-known Portuguese retailer with many point of sales and, subsequently make proposals to boost net sales in some of these point of sales. The relevance of this issue is growing, given the highly competitive and unpredictable environment in which companies move, demanding companies to turn to the external environment and develop effective strategies to consolidate its market position. In an attempt to measure the impact of competition on business results, it was identified, as a starting point, the most valued factors in the store and category choice, including price, location, variety and range. Later, these same factors have helped define the characterizing variables of the retailer, of its major competitors and its influence area, like the potential market and commercial activity. To achieve this goal, a top-level regression and a middle-level regression were designed, based on the Multi-level Demand System theoretical model. The results of the third top-level specification suggest that point of sales with larger area and more items sell more. Regarding the category analysis, consumers are not sensitive to the increase of modules in categories A, C, D and G, in opposition to the categories B, E, F and H.por
dc.identifier.tid201496593
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/17055
dc.language.isoporpor
dc.subjectRetalhopor
dc.subjectConcorrĂȘnciapor
dc.subjectLocalizaçãopor
dc.subjectGamapor
dc.subjectVariedade e preçopor
dc.subjectRetailpor
dc.subjectCompetitionpor
dc.subjectLocationpor
dc.subjectAssortmentpor
dc.subjectVariety and pricepor
dc.titleImpacto da concorrĂȘncia na performance do retalhistapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Marketing

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201496593.pdf
Size:
1.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: