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Marketing de experiências e a sua influência no consumidor : caso Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicação
datacite.subject.sdg08:Trabalho Digno e Crescimento Económico
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
datacite.subject.sdg12:Produção e Consumo Sustentáveis
dc.contributor.advisorSimão, João Duarte Borges Martins de Vasconcelos
dc.contributor.authorTravassos, Carolina Abrantes Leite Simões
dc.date.accessioned2025-06-06T11:42:03Z
dc.date.available2025-06-06T11:42:03Z
dc.date.issued2025-05-13
dc.date.submitted2025-03
dc.description.abstractO marketing de experiências evidencia-se como a estratégia que se foca na criação de experiências memoráveis e diferenciadas, e conexões emocionais com o consumidor, estimulando os cinco sentidos. Esta investigação pretendeu compreender de que forma o impacto do marketing de experiências no comportamento do consumidor, tendo como contexto, a marca O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa. Para tal, recorreu-se à metodologia de investigação mista, incluindo uma entrevista semiestruturada e questionário com 151 respostas válidas, suportados por uma pesquisa teórica, de modo a obter uma perspetiva mais realista sobre as intenções e os objetivos por trás das estratégias de branding da marca e explorar como as estratégias de marketing de experiências são concebidas e implementadas, além de seu impacto percebido na perceção do consumidor. Os resultados reforçam a importância do marketing de experiências na diferenciação da marca, consolidando a sua posição no mercado e fortalecendo a relação com os consumidores. Em termos empresariais, esta investiga o evidencia que a aposta em experiências envolventes contribui para o sucesso da marca, demonstrando que a criação de ambientes imersivos e emocionais influencia positivamente a perceção e a fidelização.por
dc.description.abstractExperiential marketing stands out as a strategy that focuses on creating memorable and distinctive experiences, as well as emotional connections with consumers by stimulating the five senses. This research aimed to understand the impact of experience marketing on consumer behavior, using O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa as a case study. To achieve this, a mixed-methods research approach was adopted, including a semi-structured interview and a questionnaire with 151 valid responses, supported by a theoretical review. This approach provided a more realistic perspective on the intentions and objectives behind the brand’s branding strategies while exploring how experiential marketing strategies are designed and implemented, as well as their perceived impact on consumer perception. The results reinforce the importance of experience marketing in differentiating the brand, consolidating its market position, and strengthening customer relationships. From a business perspective, this study highlights that investing in engaging experiences contributes to the brand’s success, demonstrating that the creation of immersive and emotional environments positively influences consumer perception and loyalty.eng
dc.identifier.tid203947908
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/53618
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectMarketing de experiência
dc.subjectMarketing relacional
dc.subjectMarketing sensorial
dc.subjectComunicação digital
dc.subjectComportamento do consumidor
dc.subjectExperience marketing
dc.subjectRelationship marketing
dc.subjectSensory marketing
dc.subjectDigital communication
dc.subjectConsumer behavior
dc.titleMarketing de experiências e a sua influência no consumidor : caso Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação

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