Repository logo
 
Publication

A força criativa do produtor cinematográfico : os desafios do reconhecimento artístico

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
dc.contributor.advisorCaires, Carlos
dc.contributor.advisorRuiz, Carlos
dc.contributor.authorCoelho, Inês Beatriz Rebanda
dc.date.accessioned2015-05-18T13:54:35Z
dc.date.available2015-05-18T13:54:35Z
dc.date.issued2013-06-21
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractA Força Criativa do Produtor Cinematográfico: Os Desafios do Reconhecimento Artístico” visa abordar, como o mesmo indica, a criatividade do produtor cinematográfico e dar a conhecer e reconhecer tanto as suas funções como o seu trabalho por detrás das câmaras. Não só o trabalho técnico, mas o trabalho artístico e criativo que desempenha. Para isso, é feita uma viagem pela história do cinema Europeu e Americano, desde a época áurea do produtor até ao anónimato, com o intuito de seguirmos a sua evolução pelas diferentes Eras para sabermos o que é que falhou e o levou ao seu estado atual relativamente ao facto de ninguém conseguir detetar o seu trabalho. As novas tecnologias cinematográficas são igualmente exploradas para termos a noção de que forma têm vindo a influenciar o trabalho criativo do produtor. Todas as suas funções são discriminadas, assim como as funções dos membros principais do departamento de produção e os tipos de produção e de produtores existentes, destancando-se o que altera de uns casos para os outros. Contudo, não é só o produtor que é analisado. Também a criatividade o é, através da investigação de teorias sobre o seu surgimento, os tipos de criatividade existente e o que cada uma implica. É feita uma análise e distinção de técnicas que podem ser aplicadas, tanto por conhecedores de cinema como por simples espetadores, no detetar do trabalho do produtor através da visualização de um filme. É revelado o tipo de ensino superior que é dado na Europa relativamente ao produtor e atéque ponto esta profissão é ensinada corretamente, principalmente na utilização e desenvolvimento das suas funções. O que levou ao levantamento da hipótese de até que ponto é que a produção pode ser ensinada, assim como a criatividade pode ser aprendida. Para uma melhor exploração da temática principal, ou seja, até que ponto o produtor é criativo atualmente e até que ponto lhe é permitido o ser, foi feito um estudo de caso a partir de uma curta-metragem de fantasia realizada no âmbito da disciplina de Projeto Final, cujo principal intuíto é suportar a investigação realizada. O produtor sempre foi associado à criatividade desde o início da sua existência, sendo a intenção desta dissertação mostrar que o mesmo não deixou de o ser, e visto que a sua função é das mais importantes na área cinematográfica é de igual importância dar a conhecer o seu trabalho e formas de o detetar.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/17640
dc.language.isoporpor
dc.subjectAnonimatopor
dc.subjectPerda de identidadepor
dc.subjectFases de produçãopor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectProdutorpor
dc.subjectInfluência artísticapor
dc.subjectFinanceiropor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectTrabalho coletivopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFunçõespor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectImprevistospor
dc.subjectEgospor
dc.subjectDualidadepor
dc.subjectRelacionamentospor
dc.titleA força criativa do produtor cinematográfico : os desafios do reconhecimento artísticopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Som e Imagem

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
17640.pdf
Size:
2.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: