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A força criativa do produtor cinematográfico : os desafios do reconhecimento artístico
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | |
dc.contributor.advisor | Caires, Carlos | |
dc.contributor.advisor | Ruiz, Carlos | |
dc.contributor.author | Coelho, Inês Beatriz Rebanda | |
dc.date.accessioned | 2015-05-18T13:54:35Z | |
dc.date.available | 2015-05-18T13:54:35Z | |
dc.date.issued | 2013-06-21 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description.abstract | A Força Criativa do Produtor Cinematográfico: Os Desafios do Reconhecimento Artístico” visa abordar, como o mesmo indica, a criatividade do produtor cinematográfico e dar a conhecer e reconhecer tanto as suas funções como o seu trabalho por detrás das câmaras. Não só o trabalho técnico, mas o trabalho artístico e criativo que desempenha. Para isso, é feita uma viagem pela história do cinema Europeu e Americano, desde a época áurea do produtor até ao anónimato, com o intuito de seguirmos a sua evolução pelas diferentes Eras para sabermos o que é que falhou e o levou ao seu estado atual relativamente ao facto de ninguém conseguir detetar o seu trabalho. As novas tecnologias cinematográficas são igualmente exploradas para termos a noção de que forma têm vindo a influenciar o trabalho criativo do produtor. Todas as suas funções são discriminadas, assim como as funções dos membros principais do departamento de produção e os tipos de produção e de produtores existentes, destancando-se o que altera de uns casos para os outros. Contudo, não é só o produtor que é analisado. Também a criatividade o é, através da investigação de teorias sobre o seu surgimento, os tipos de criatividade existente e o que cada uma implica. É feita uma análise e distinção de técnicas que podem ser aplicadas, tanto por conhecedores de cinema como por simples espetadores, no detetar do trabalho do produtor através da visualização de um filme. É revelado o tipo de ensino superior que é dado na Europa relativamente ao produtor e atéque ponto esta profissão é ensinada corretamente, principalmente na utilização e desenvolvimento das suas funções. O que levou ao levantamento da hipótese de até que ponto é que a produção pode ser ensinada, assim como a criatividade pode ser aprendida. Para uma melhor exploração da temática principal, ou seja, até que ponto o produtor é criativo atualmente e até que ponto lhe é permitido o ser, foi feito um estudo de caso a partir de uma curta-metragem de fantasia realizada no âmbito da disciplina de Projeto Final, cujo principal intuíto é suportar a investigação realizada. O produtor sempre foi associado à criatividade desde o início da sua existência, sendo a intenção desta dissertação mostrar que o mesmo não deixou de o ser, e visto que a sua função é das mais importantes na área cinematográfica é de igual importância dar a conhecer o seu trabalho e formas de o detetar. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/17640 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Anonimato | por |
dc.subject | Perda de identidade | por |
dc.subject | Fases de produção | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Produtor | por |
dc.subject | Influência artística | por |
dc.subject | Financeiro | por |
dc.subject | Liderança | por |
dc.subject | Trabalho coletivo | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Funções | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Imprevistos | por |
dc.subject | Egos | por |
dc.subject | Dualidade | por |
dc.subject | Relacionamentos | por |
dc.title | A força criativa do produtor cinematográfico : os desafios do reconhecimento artístico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Som e Imagem |