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Photographic poiesis : transformative knowledge of African photographic practices

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Abstract(s)

This doctoral dissertation explores the production of transformative knowledge through creative practices in the realm of contemporary African photography. It draws on visual culture and postcolonial studies as its primary theoretical framework, and decolonial praxis as a guide for concrete interventions in the social sphere. The principal question posed by this investigation is: How can the strategies available in photographic practices afford transformative knowledge? In addition to shaping society through engaged modes of image production, photography enables practitioners to visually decode the world in a unique way. To that extent, it provides access to the subjective sphere, assisting individuals to cope with personal experiences, emotions, and desires. Moreover, photographic practice produces transformative knowledge when it operates as a mechanism for self-learning. Therefore, it is argued that ‘photographic thinking’ is an empowering tool that promotes a decolonial aesthesis (Mignolo and Vazquez 2013) by challenging restrictive Western notions – such as aesthetics and poetics – and allowing a space for micro-narratives to emerge. In approaching the Catchupa Factory residency as a space for learning based on an emancipatory conception of education, we propose the notion of photographic poiesis. It seeks to establish a more dynamic connection between the discipline of visual literacy and photographic production. Such a linkage leads us to a reflection on the pedagogical aspects within the institutional framework of an artistic residency devoted to emerging African photographers, and how it can effectively generate non-hegemonic visual knowledge, social change, and self-actualization. The results are expected to contribute to visual literacy by providing new tools for artists, educators, curators, and practitioners working with photographic images.
A presente investigação explora a produção de conhecimento através de práticas criativas no âmbito da fotografia contemporânea Africana. O trabalho se apoia nos estudos de cultura visual e nos estudos pós-coloniais como principais referenciais teóricos, e na práxis decolonial como guia para intervenções concretas na esfera social. Em seu enquadramento analítico, a tese utiliza a noção dos afetos das imagens. As experiências afetivas e sensoriais presentes na conceitualização e produção de fotografias são investigadas no contexto de uma residência artística voltada para fotógrafos emergentes dos PALOP2 . Assim, o estudo combina uma abordagem envolvendo a observação participante da iniciativa artística e entrevistas usando o método de photo-elicitation. O principal objetivo do trabalho é contribuir para a disciplina da literacia visual como estratégia de ação cultural (Gil 2011) que impacta a construção da visualidade por meio das práticas fotográficas. Um dos pressupostos da disciplina de literacia visual é a interdependência entre os campos verbais e visuais na produção de sentido através das imagens. No entanto, tal articulação é explorada sobretudo na ‘leitura’ e na circulação das imagens, enquanto a perspectiva cultural e subjetiva da produção de imagens necessita de maior atenção. Como consequência, a tese argumenta que os significados culturais das narrativas visuais dependem igualmente da poiesis, ou seja, protocolos e atitudes específicas envolvendo a produção imagética que contrariam discursos hegemónicos estabelecidos pela história da arte e da fotografia. A principal pergunta que este trabalho visa responder é como as estratégias disponíveis nas práticas fotográficas podem possibilitar a produção de um conhecimento transformador. Além da transformação social através de modos engajados de produção de imagens, o conhecimento transformador proporcionado pela fotografia permite uma decodificação visual do mundo que é única para cada praticante. Tal disposição permite acesso à esfera subjetiva, auxiliando os indivíduos a lidarem com experiências pessoais, emoções e desejos. Ademais, a prática fotográfica produz conhecimento transformador quando funciona como um mecanismo de autoaprendizagem. Portanto, sugere-se que um “pensar fotográfico” atua como ferramenta de empoderamento que promove uma aesthesis decolonial (Mignolo e Vazquez 2013) ao questionar noções artísticas ocidentais – tais como a estética e a poética – e proporcionar um espaço para micro-narrativas emergirem. Através da abordagem da residência Catchupa Factory como um espaço de aprendizado baseado em uma concepção emancipatória da educação, propomos a noção de photographic poiesis. Esta visa estabelecer uma conexão mais dinâmica entre a disciplina da literacia visual e a produção fotográfica. Tal ligação abre uma reflexão sobre os aspectos pedagógicos dentro do quadro institucional de uma residência artística dedicada a fotógrafos africanos emergentes e como esta pode efetivamente conduzir a um conhecimento visual nãohegemónico, transformação social e autorrealização. Espera-se que os resultados do trabalho contribuam para a literacia visual, fornecendo novas ferramentas para artistas, educadores, curadores e o público geral da fotografia.

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Visual literacy Contemporary African photography Visual narrative Affects of images Transformative knowledge Literacia visual Fotografia africana contemporânea Narrativa visual Afetos das imagens Conhecimento transformador

Pedagogical Context

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