Repository logo
 
Publication

A internacionalização de empresas portuguesas : o caso da Salsa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Mário Pedro Leite de Almeida
dc.contributor.authorPina, Ema Soares Sanches Samorano
dc.date.accessioned2023-09-15T11:50:44Z
dc.date.available2024-09-01T00:30:51Z
dc.date.issued2023-07-13
dc.date.submitted2023-04
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar o processo de internacionalização da Salsa, uma empresa portuguesa especializada em vestuário de ganga, incluindo as motivações que o desencadearam, os modos de entrada utilizados, e as barreiras enfrentadas, determinando a sua conformidade com as principais teorias e modelos de internacionalização. Para atingir este fim, realizou-se um estudo de caso sobre a Salsa, com base numa entrevista semiestruturada com o principal responsável pela sua internacionalização. Através deste estudo, foi possível observar que a decisão de internacionalização da Salsa foi principalmente influenciada pela saturação do mercado doméstico e pela proatividade do fundador. Os resultados deste estudo também sugerem que nenhum dos modelos dominantes consegue explicar exclusivamente o processo de internacionalização da empresa estudada, contribuindo deste modo para a literatura que defende uma visão holística dos modelos de internacionalização, que considera os argumentos de todos os modelos em vez de apenas um.pt_PT
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to analyse the internationalization process of Salsa, a Portuguese company specialized in denim clothing, including the motivations that triggered it, the entry modes used, and the barriers faced, determining its compatibility with the main theories and models of internationalization. To achieve this end, a case study on Salsa was conducted, based on a semi structured interview with the main responsible for its internationalization. Through this study, it was possible to observe that Salsa's decision to internationalize was mainly influenced by the saturated domestic market and the founder’s proactivity. The results of this study also suggest that none of the dominant models can exclusively explain the internationalization process of the company studied, contributing to the literature that advocates a holistic view of internationalization models, by considering the arguments of all models rather than just one.pt_PT
dc.identifier.tid203350120pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/42383
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectSalsapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectTêxtilpt_PT
dc.subjectInternationalizationpt_PT
dc.subjectSalsapt_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.subjectTextilept_PT
dc.titleA internacionalização de empresas portuguesas : o caso da Salsapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203350120.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: