Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A política como serviço ao outro : reflexões sobre a Unidade Letiva 1 do Ensino Secundário - Política, Ética e Religião, do programa de Educação Moral e Religiosa Católica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203074181.pdf1.35 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada averigua-se a hipótese da política como caminho pedagógico e didático rico e favorável à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), no âmbito de uma mediação cultural e mistagógica do cristianismo, potencializando um diálogo entre política e religião. Em contexto escolar os conteúdos da fé não subsistem por si como verdades alternativas ou concordantes com as restantes áreas do saber. Torna-se, por isso, necessário criar então uma via que seja eficaz para esta transmissão. A relação entre política e religião, nomeadamente nas propostas que a Doutrina Social da Igreja, surge como uma possível via de trabalhar a dimensão religiosa no contexto escolar, mais concretamente, nos itinerários formativos de EMRC. Tendo isto presente é importante refletir no papel da política e da religião neste processo de transmissão religiosa e cultural. As religiões podem surgir como espaços onde as questões mais profundas do Homem são consideradas e onde se busca uma resposta. É na busca dessa resposta, que a política desempenha um papel fundamental. A política, como a religião, estimula e desafia a totalidade do ser humano. Política e religião aparecem ligadas entre si, como se fossem parentes, já que procuram o mesmo fim: o Bem Comum. Nesta ligação, a religião apresenta propostas que podem e devem influir na política. A disciplina de EMRC pode ver na atividade política uma preciosa ajuda, tanto na sua capacidade de ser símbolo, na sua capacidade de transmitir a fé, como também na sua capacidade de interpelar e por questões no interior do coração humano para assim os encaminhar num itinerário de fé. A reflexão sobre a relação entre a política e a religião deve de ajudar a disciplina nesta missão de inquietar e pôr o Homem a caminho.
In this Final Report of the Supervised Teaching Practice, the hypothesis of politics as a rich and favorable pedagogical and didactic path to the discipline of Catholic Moral and Religious Education (EMRC) is investigated, within the scope of a cultural and mystagogical mediation of Christianity, enhancing a dialogue between politics and religion. In a school context, the contents of faith do not exist by themselves as alternative truths or in agreement with other areas of knowledge. It is therefore necessary to create an effective way for this transmission. The relationship between politics and religion, namely in the proposals made by the Social Doctrine of the Church, appears as a possible way of working the religious dimension in the school context, more specifically, in the training itineraries of EMRC. Bearing this in mind, it is important to reflect on the role of politics and religion in this process of religious and cultural transmission. Religions can emerge as spaces where the deepest questions of Man are considered and where an answer is sought. It is in the search for this answer that politics plays a fundamental role. Politics, like religion, stimulates and challenges the totality of the human being. Politics and religion appear linked together, as if they were relatives, since they seek the same end: the Common Good. In this connection, religion presents proposals that can and should influence politics. The discipline of EMRC can see in political activity a precious help, both in its ability to be a symbol, in its ability to transmit the faith, as well as in its ability to question and question the interior of the human heart in order to guide them on an itinerary of faith. Reflection on the relationship between politics and religion should help discipline in this mission of disturbing and putting Man on his way.

Description

Keywords

A missão da Igreja Opção fundamental pelos pobres Pessoa EMRC Estágio curricular Política Religião Cultura Educação Secularização Globalização e transcendência The mission of the Church Fundamental option for the poor People Curricular stage Policy Religion Culture Education Secularization Globalization and transcendence

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue