Browsing by Issue Date, starting with "2022-09-22"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Validação da implementação da IFS Food na Paupério e aplicação da mesma no software FlowMPublication . Araújo, Marlene Sofia Sousa; Teixeira, Paula Cristina MaiaA humanidade tem desenvolvido esforços para tornar o mundo cada vez mais globalizado e rápido em diversas áreas. Ter a possibilidade de transportar alimentos entre diversos continentes mantendo condições de segurança e qualidade é um dos exemplos passível de apresentar sobre a globalização em curso. Atualmente o mundo enfrenta a revolução 4.0. No que se refere às tecnologias de indústria 4.0 podemos apresentar a Manufacturing Execution System (MES), um formato de software que pretende guiar os operadores de chão de fábrica pelos diversos passos a percorrer na produção, assim como recolher e analisar os diversos dados que são inseridos pelos mesmos em todo o processo produtivo. A Foodintech é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas MES, apresentando assim ao mercado o software FlowM. Este software foi desenvolvido no sentido de apoiar todo o sector agroalimentar, entre outros. No setor agroalimentar têm sido feitos esforços pela criação de regulamentos e normas alimentares uniformizadas para as diferentes partes do mundo, como é o caso da IFS Food (International Featured Standards Food). A Paupério é uma empresa do sector das bolachas e biscoitos que utiliza o software FlowM para revolucionar os seus níveis de produção, segurança e qualidade e certificar a sua produção através da aplicação da norma IFS food versão 6. Ao longo do desenvolvimento deste trabalho, foi sendo avaliada a desmaterialização da norma IFS Food no software FlowM. Este processo de desmaterialização, foi acompanhado de formação, quer nos módulos da aplicação quer na IFS Food, contemplando para isso os diferentes menus existentes no programa, assim como a consulta de diversos documentos. Os resultados obtidos perante a análise feita foram compilados em diversas tabelas e divididos conforme os seis grandes temas que a norma contempla: Responsabilidade da gestão de topo, Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança alimentar, entre outros. Toda a análise confirmou que todos os temas se encontram desmaterializados no software através dos seus diversos menus. As duas interfaces do software (Back office e Front office) permitiram a obtenção de respostas por parte dos utilizadores a vários níveis em tempo real. Por fim, sendo o software um programa em constante desenvolvimento, poderão sempre ser efetuadas diversas melhorias na parametrização e assim uma otimização constante na empresa em questão.
- A configuração da esfera pública imperial: imprensa, elites e poderPublication . Fonseca, Isadora Ataíde
- A política como serviço ao outro : reflexões sobre a Unidade Letiva 1 do Ensino Secundário - Política, Ética e Religião, do programa de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Cardoso, José Bento Correia; Pinto, Sérgio Filipe Ribeiro; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoNo presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada averigua-se a hipótese da política como caminho pedagógico e didático rico e favorável à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), no âmbito de uma mediação cultural e mistagógica do cristianismo, potencializando um diálogo entre política e religião. Em contexto escolar os conteúdos da fé não subsistem por si como verdades alternativas ou concordantes com as restantes áreas do saber. Torna-se, por isso, necessário criar então uma via que seja eficaz para esta transmissão. A relação entre política e religião, nomeadamente nas propostas que a Doutrina Social da Igreja, surge como uma possível via de trabalhar a dimensão religiosa no contexto escolar, mais concretamente, nos itinerários formativos de EMRC. Tendo isto presente é importante refletir no papel da política e da religião neste processo de transmissão religiosa e cultural. As religiões podem surgir como espaços onde as questões mais profundas do Homem são consideradas e onde se busca uma resposta. É na busca dessa resposta, que a política desempenha um papel fundamental. A política, como a religião, estimula e desafia a totalidade do ser humano. Política e religião aparecem ligadas entre si, como se fossem parentes, já que procuram o mesmo fim: o Bem Comum. Nesta ligação, a religião apresenta propostas que podem e devem influir na política. A disciplina de EMRC pode ver na atividade política uma preciosa ajuda, tanto na sua capacidade de ser símbolo, na sua capacidade de transmitir a fé, como também na sua capacidade de interpelar e por questões no interior do coração humano para assim os encaminhar num itinerário de fé. A reflexão sobre a relação entre a política e a religião deve de ajudar a disciplina nesta missão de inquietar e pôr o Homem a caminho.
- COVID-19 salivary protein profile: unravelling molecular aspects of SARS-CoV-2 infectionPublication . Esteves, Eduardo; Mendes, Vera M.; Manadas, Bruno; Lopes, Rafaela; Bernardino, Liliana; Correia, Maria José; Barros, Marlene; Esteves, Ana Cristina; Rosa, NunoCOVID-19 is the most impacting global pandemic of all time, with over 600 million infected and 6.5 million deaths worldwide, in addition to an unprecedented economic impact. Despite the many advances in scientific knowledge about the disease, much remains to be clarified about the molecular alterations induced by SARS-CoV-2 infection. In this work, we present a hybrid proteomics and in silico interactomics strategy to establish a COVID-19 salivary protein profile. Data are available via ProteomeXchange with identifier PXD036571. The differential proteome was narrowed down by the Partial Least-Squares Discriminant Analysis and enrichment analysis was performed with FunRich. In parallel, OralInt was used to determine interspecies Protein-Protein Interactions between humans and SARS-CoV-2. Five dysregulated biological processes were identified in the COVID-19 proteome profile: Apoptosis, Energy Pathways, Immune Response, Protein Metabolism and Transport. We identified 10 proteins (KLK 11, IMPA2, ANXA7, PLP2, IGLV2-11, IGHV3-43D, IGKV2-24, TMEM165, VSIG10 and PHB2) that had never been associated with SARS-CoV-2 infection, representing new evidence of the impact of COVID-19. Interactomics analysis showed viral influence on the host immune response, mainly through interaction with the degranulation of neutrophils. The virus alters the host’s energy metabolism and interferes with apoptosis mechanisms.
