Repository logo
 
Publication

Música em Movimento, o movimento como impulsionador da prática pedagógica de piano : projeto de intervenção pedagógica como ferramenta para a aprendizagem de piano

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Nuno Luís Caçote da
dc.contributor.authorMendes, Teodora Alexandra Teixeira
dc.date.accessioned2023-05-18T15:09:05Z
dc.date.available2023-11-18T01:30:34Z
dc.date.issued2023-03-28
dc.date.submitted2022-02
dc.description.abstractO presente Relatório de Prática Profissional e Projeto de Intervenção Pedagógica ‘Música em Movimento, o movimento como impulsionador da prática pedagógica de piano: Projeto de Intervenção Pedagógica como ferramenta para a aprendizagem de piano’ foi realizado na Academia de Amadores de Música, em Lisboa, no contexto do Mestrado em Ensino de Música, área de piano, da Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes, e teve como finalidade incrementar a motivação na aprendizagem musical e proporcionar aos alunos uma nova abordagem ao nível da aprendizagem pianística. A partir dos conteúdos programáticos dos quarto e sétimo graus de piano (ensino articulado e supletivo) foi construído um percurso em que, com os fundamentos da teoria, se foi consolidando a componente artística e interpretativa. No contexto do ensino artístico especializado, foi fomentada a vivência musical em sala de aula e em ambiente de aprendizagem online, a partir dos conteúdos programáticos dos respetivos graus, da introdução de elementos novos como o movimento (Método Dalcroze) e de repertório jazzístico. A implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica foi realizada com o auxílio do site ‘Música em Movimento’, ferramenta essencial, criada no âmbito desta intervenção e partilha educativa. Obedecendo a uma sequência e articulação com as aulas de piano presenciais, procedeu-se a um trabalho enriquecedor e motivador, que proporcionou aos alunos envolvidos a consciência musical do próprio corpo e a sua aplicação ao estudo do instrumento. A pesquisa bibliográfica que constituiu a base deste trabalho revelou-se essencial para a estruturação do mesmo e para os resultados obtidos pelos alunos, que adquiriram uma nova postura no estudo e uma maior consciência dos elementos que constituem a música.pt_PT
dc.description.abstractThis Professional Practice Report and Pedagogical Intervention Project 'Music in Movement, movement as a driver of piano pedagogical practice: Pedagogical Intervention Project as a tool for piano learning' was carried out at the Academia de Amadores de Música, in Lisbon, in the context of the Masters in Music Teaching, piano area, at Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes, and aimed to increase motivation in music learning and provide students with a new approach to piano learning. Based on the syllabus of the fourth and seventh grades of piano (articulated and supplementary teaching), a path was built in which, with the foundations of theory, the artistic and interpretive component was consolidated. In the context of specialized artistic teaching, musical experience in the classroom and in an online learning environment was encouraged, based on the syllabus of the respective degrees, the introduction of new elements such as movement (Dalcroze Method) and jazz repertoire. The implementation of the Pedagogical Intervention Project was carried out with the help of the 'Música em Movimento' website, an essential tool created within the scope of this intervention and educational sharing. Obeying a sequence and articulation with the face-to face piano lessons, an enriching and motivating work was carried out, which provided the students involved with the musical awareness of their own bodies and their application to the study of the instrument. The bibliographical research that formed the basis of this work proved to be essential for its structure and for the results obtained by the students, who acquired a new posture in the study and a greater awareness of the elements that constitute music.pt_PT
dc.identifier.tid203272331pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/41169
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática profissionalpt_PT
dc.subjectEnsino artístico especializadopt_PT
dc.subjectPianopt_PT
dc.subjectAprendizagem musical e motivaçãopt_PT
dc.subjectMúsica em Movimentopt_PT
dc.subjectProfessional practicept_PT
dc.subjectSpecialized art educationpt_PT
dc.subjectPianopt_PT
dc.subjectMusic learning and motivationpt_PT
dc.subjectMusic in Motionpt_PT
dc.titleMúsica em Movimento, o movimento como impulsionador da prática pedagógica de piano : projeto de intervenção pedagógica como ferramenta para a aprendizagem de pianopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203272331.pdf
Size:
13.72 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: