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Drag me away
| datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Amarante, Diogo Frederico Costa | |
| dc.contributor.author | Dodebei, Lilian Doyle Louzada de Mattos | |
| dc.date.accessioned | 2024-03-12T12:17:54Z | |
| dc.date.available | 2024-03-12T12:17:54Z | |
| dc.date.issued | 2024-02-09 | |
| dc.date.submitted | 2023-09 | |
| dc.description.abstract | Este relatório de projeto, apresentado para obter o título de mestre em cinema na Universidade Católica Portuguesa, se concentra na evolução da produção da arte abstrata. O objetivo é examinar as influências que deram origem ao início do movimento, sua evolução na pintura e posteriormente no cinema, e cruza a produção artística com o fim do modernismo e a passagem para o pós-modernismo, com base em TJ Clark e Fredric Jameson. O relatório também fala sobre como a produção abstrata tornou-se a linguagem principal do projeto da videoinstalação Drag Me Away e busca responder a duas principais questões: qual o lugar da arte abstrata atualmente e se é possível gerar ação a partir de obras abstratas. Os quatro capítulos deste relatório são Redução, Ponto de virada, Excesso e Drag Me Away. Redução apresenta uma seleção abrangente de nomes importantes, eventos e obras abstratas criados entre as décadas de 20 e 70 do século passado. Uma revisão do contexto cultural e político dos anos sessenta é apresentada no Ponto de virada. O excesso levará a reflexões sobre a sociedade hiperconectada, disponível e exausta e como esse novo contexto econômico-social afeta a produção e o consumo de imagens. O capítulo final, Drag Me Away, contém o diário de desenvolvimento do projeto da videoinstalação composta em dois atos. O primeiro ato aborda a massificação da imagem de forma acelerada. Em seguida, no ato 2, é criado um espaço de contemplação onde a imagem é desacelerada até o limite, tornando-se uma pintura abstrata em movimento. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203546407 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/44230 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Cinema | pt_PT |
| dc.subject | Cinema abstrato | pt_PT |
| dc.subject | Cinema expandido | pt_PT |
| dc.subject | Expressionismo abstrato | pt_PT |
| dc.subject | Pós modernismo | pt_PT |
| dc.subject | Capitalismo tardio | pt_PT |
| dc.subject | Videoinstalação | pt_PT |
| dc.title | Drag me away | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Cinema | pt_PT |
