Repository logo
 
Publication

Os jogos como método de aprendizagem de vocabulário nas aulas de espanhol como língua estrangeira : ELE

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorFernández Soneira, Ana María
dc.contributor.authorRodrigues, Lara Mónica Antunes Ribeiro
dc.date.accessioned2015-12-11T15:33:38Z
dc.date.issued2015-05-28
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractNum momento em que o estudo de uma segunda língua é tão indispensável para o mundo do trabalho e para a valorização pessoal, é necessário repensar uma forma eficaz e interessante de aprendizagem da mesma. Logo, estando nós numa época de apogeu das novas tecnologias e onde é recorrente o aparecimento de metodologias cada vez mais modernas, torna-se imprescindível renovar também os métodos utilizados. É, por isso, neste contexto que surge esta investigação, a qual pretende apresentar uma proposta válida e fundamentada para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Partindo de uma perspetiva histórica, nela analisar-se-á, essencialmente, a importância e os benefícios da utilização dos jogos como método de aprendizagem de vocabulário, tendo, para isso, como base a prática pedagógica supervisionada, realizada numa escola pública do concelho de Braga. Assim, nesta investigação será defendida a necessidade de promover o caráter lúdico e polivalente dos jogos, os quais permitem introduzir, rever e praticar todo e qualquer tipo de conteúdo de uma forma mais motivadora e interessante. Além disso, comprovar-se-á igualmente a multiplicidade de jogos que podem ser utilizados, sendo, ainda, apresentadas algumas propostas para diferentes temas. Por fim, descrever-seão os resultados e conclusões obtidos, após a implementação do estudo.pt_PT
dc.description.abstractHoy en día el estudio de una segunda lengua es indispensable para el mundo del trabajo y para la valoración personal, por lo que se hace necesario repensar una forma eficaz e interesante de aprenderla. Además, en una época álgida para las nuevas tecnologías y en la que es recurrente la aparición de metodologías cada vez más modernas, es imprescindible renovar también los métodos utilizados. En este contexto surge esta investigación, la cual pretende presentar una propuesta válida y fundamentada para la enseñanza-aprendizaje de una lengua extranjera (LE). Partiendo de una perspectiva histórica, en estas páginas se analizarán, sobre todo, la importancia y los beneficios de la utilización de los juegos como método de aprendizaje de vocabulario, utilizando, para eso, la Práctica Pedagógica Supervisionada (PPS), realizada en un colegio de Braga. Así, será defendida la necesidad de promover el carácter lúdico y polivalente de los juegos, los cuales permiten introducir, revisar y practicar cualquier tipo de contenido de una forma más motivadora e interesante. Además, se comprobará igualmente la multiplicidad de juegos que pueden ser utilizados, presentando a mayores algunas propuestas para diferentes temas. Finalmente, serán descritos los resultados obtenidos y las conclusiones alcanzadas, después de la implementación del estudio.pt_PT
dc.description.abstractAt a time when learning a second language is so essential for professional and personal development, it is mandatory to rethink second-language learning processes more effectively. As we live in an era in which new technologies abound and more modern teaching methodologies constantly arise, it is also indispensable to modernize those very teaching methods themselves. It is, thus, in this context that this research arises, as it aims at giving a valid and reasoned proposal to teach and learn a foreign language (FL). From a historical perspective, I will revise the importance and the benefits of using games as a method of vocabulary learning; this revision will be backed up by our teaching experiences as performed in a public school of Braga. Thus, in this research will be defended the urge to promote the playful and multipurpose function of using games in teaching as they are able to introduce, review and practice different sorts of linguistic content in more motivating and interesting ways. Moreover, the multifariousness of games that can be used in teaching will also be tested and some proposals for different subjects will be presented. After implementing the study, some conclusions and final results will be described.pt_PT
dc.identifier.tid201676613
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/18809
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectJogospt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectVocabuláriopt_PT
dc.subjectELEpt_PT
dc.subjectLúdicopt_PT
dc.subjectJuegospt_PT
dc.subjectEnseñanza-aprendizajept_PT
dc.subjectVocabulariopt_PT
dc.subjectGamespt_PT
dc.subjectTeaching-learningpt_PT
dc.subjectVocabularypt_PT
dc.subjectFLTpt_PT
dc.subjectPlaypt_PT
dc.titleOs jogos como método de aprendizagem de vocabulário nas aulas de espanhol como língua estrangeira : ELEpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201676613.pdf
Size:
8.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: