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A transição para a vida com estoma de eliminação intestinal : um programa de intervenção de enfermagem

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Abstract(s)

A pessoa com um estoma de eliminação intestinal lida diariamente com desafios físicos, psicológicos e sociais. A forma como este evento é vivenciado é influenciada por diversos fatores, sendo o aspeto com maior impacto na adaptação a competência de autocuidado ao estoma. Os programas de intervenção de enfermagem existentes, tanto a nível nacional como internacional, focam-se na adaptação ou na enunciação semântica das intervenções, por vezes limitando-se a apenas alguns momentos do perioperatório ou a alguns domínios da competência de autocuidado. Para além disso, não definem de forma objetiva e rigorosa as intervenções de enfermagem, os seus conteúdos, métodos de administração e a dose. Assim, o objetivo deste projeto foi construir e avaliar a adequação e a viabilidade de um programa de intervenção de enfermagem para a promoção do autocuidado na pessoa com estoma de eliminação intestinal, servindo como um guia para os enfermeiros na prática clínica. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada a metodologia do Medical Resourch Council para o desenvolvimento de intervenções complexas. Inicialmente foi realizada uma scoping review da literatura, centrada nas intervenções direcionadas para a promoção do autocuidado ao estoma de eliminação intestinal. De seguida, foi realizado um estudo qualitativo com recurso a entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo segundo Bardin com análise categorial, com o objetivo de conhecer a perspetiva dos enfermeiros da prática clínica e dos clientes sobre a promoção do autocuidado na pessoa com estoma de eliminação intestinal. Com base na evidência identificada e nos resultados do estudo qualitativo, foi desenhada uma primeira versão do programa de intervenção de enfermagem para a promoção do autocuidado ao estoma de eliminação intestinal (PIPOEI). Para avaliar a adequação e viabilidade do programa foi realizado um estudo qualitativo por grupo focal, com enfermeiros de cuidados em estomaterapia e com professores da área do ensino de enfermagem no âmbito do autocuidado e da estomaterapia. Os conteúdos e estrutura propostos para o PIPO-EI foram avaliados como representativos das necessidades e aplicáveis em contexto clínico. Adicionalmente, foram desenvolvidos e avaliados cinco panfletos informativos direcionados para o autocuidado ao estoma que se mostraram relevantes e com potencial para serem um recurso útil no apoio à intervenção do enfermeiro na promoção do autocuidado ao estoma de eliminação intestinal em Portugal. Os resultados desta tese contribuem para a disciplina de Enfermagem, podendo melhorar a qualidade e equidade dos cuidados à pessoa com estoma, apoiando no planeamento e emergindo como suporte para os enfermeiros.
The person with a bowel elimination stoma deals with physical, psychological and social challenges on a daily basis. The way this event is experienced is influenced by several factors, the aspect with the greatest impact on adaptation being the competence of self-care to the stoma. Existing nursing intervention programs, both nationally and internationally, focus on the adaptation or semantic enunciation of interventions, sometimes limited to only a few moments of the perioperative period or to some domains of self-care competence. In addition, they do not objectively and rigorously define the nursing interventions, their contents, methods of administration and dose. The aim of this project was to construct and evaluate the suitability and feasibility of a nursing intervention program for the promotion of self-care in the person with a bowel elimination stoma, serving as a guide for nurses in clinical practice. To achieve the proposed objectives, the Medical Resourch Council methodology for the development of complex interventions was used. Initially, a scoping review of the literature was carried out, focusing on interventions aimed at promoting self-care for the elimination stoma. Then, a qualitative study was carried out using semi-structured interviews and content analysis according to Bardin with categorical analysis, with the aim of knowing the perspective of nurses in clinical practice and clients on the promotion of self-care in people with a bowel elimination stoma. Based on the evidence identified and the results of the qualitative study, a first version of the nursing intervention program for the promotion of self-care for the intestinal elimination stoma (PIPO-EI) was designed. To evaluate the adequacy and feasibility of the program, a qualitative focus group study was conducted with stoma care nurses and teachers in the field of nursing education in the field of self-care and stoma therapy. The contents and structure proposed for the PIPO-EI were evaluated as valid and applicable in a clinical context. In addition, five informative pamphlets were developed and evaluated for selfcare of the stoma that proved to be relevant and with the potential to be a useful resource to support the intervention of nurses in promoting self-care of the intestinal elimination stoma in Portugal. The results of this thesis contribute to the Nursing discipline, which can improve the quality and equity of care for the person with a stoma, supporting planning and emerging as support for nurses.

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Enfermagem Autocuidado Intervenções complexas Ostomia Cuidado transicional Nurses Self care Complex interventions Ostomy Transitional care

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