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- Measuring nurses´ knowledge and awareness of climate change and climate-associated diseases: systematic review of existing instrumentsPublication . Santos, Omar Portela Dos; Perruchoud, Élodie; Pereira, Filipa; Alves, Paulo; Verloo, HenkBackground: As early as 1995, the Institute of Medicine suggested that nurses were inadequately prepared for and educated about climate change and its health consequences. The aim of this systematic review is to identify the most reliable, robust, and valid instruments for measuring nurses’ knowledge and awareness of climate change and climate-associated diseases. Methods: Included studies were appraised using the Mixed-Methods Appraisal Tool and the Appraisal tool for Cross-Sectional Studies. The psychometrics and clinimetrics of the instruments were evaluated using the COSMIN Risk of Bias checklist and the COSMIN methodology for assessing content validity. Results: Medline, PubMed, Embase, CINAHL Ebesco, Cochrane Library Wiley, Web of Science Core Collection, Trip Database, JBI OVID SP, GreenFILE EBSCO, Google Scholar, ProQuest Dissertations and Theses Global, and DART-EU were consulted. The 14 studies retained identified eight different instruments evaluating attitudes, perceptions, environmental awareness, environmental sensitivity, environmental attitudes, behaviours, motivation, concern, optimism, and experience. This review is reported according to the PRISMA guidelines. Conclusions: The New Ecological Paradigm Scale (NEPS) and the Climate, Health, and Nursing Tool (CHANT) are the most reliable, robust, and valid instruments for measuring nurses’ knowledge and awareness of climate change and climateassociated diseases.
- Incontinência urinária no pós-parto : epidemiologia e impacto na qualidade de vida das mulheresPublication . Guerra, Maria João Jacinto; Alves, Paulo Jorge PereiraINTRODUÇÃO: A incontinência urinária (IU) é considerada como uma perda involuntária de urina sendo mais frequente nas mulheres do que nos homens. A incontinência urinária tem um impacto negativo na qualidade de vida, com implicações importantes a nível psicológico e físico, na vida social e sexual e com custos económicos elevados. Na mulher, a gravidez e o trauma do parto têm sido considerados fatores de risco significativos para a presença de IU no pós-parto imediato e para a sua persistência no restante ciclo de vida. Com esta tese pretende-se: realizar a validação de dois instrumentos de avaliação a da incontinência urinária e a da qualidade de vida relacionada, avaliar a prevalência da incontinência urinária no pós-parto, os fatores de risco associados e o impacto na qualidade de vida das mulheres portuguesas. METODOLOGIA: A presente investigação incluiu duas etapas. A primeira consistiu em dois estudos metodológicos em que se realizou a validação dos dois instrumentos para a cultura portuguesa, o ICIQ-UI SF e o ICIQ-LUTSQol. Na segunda, foi realizado um estudo observacional de tipo transversal em que foi constituída uma amostra de 696 mulheres com um parto ocorrido até há um ano e em que foi avaliada a presença de incontinência urinária, os fatores de risco associados e o impacto na qualidade de vida através da utilização de um questionário online disponibilizado nas redes sociais. RESULTADOS: Obtivemos uma taxa de prevalência de 46,6% numa amostra de 696 mulheres tendo 324 participantes referido perdas de urina, ou seja, incontinência urinária. Os fatores de risco identificados e estudados foram a presença de perdas urinárias antes da gravidez, durante a gravidez, o tipo de parto e a idade acima dos 34 anos. A frequência das perdas de urina encontra-se associada a uma menor qualidade de vida. Mesmo perder urina uma vez por semana foi considerado como tendo um grande impacto na qualidade de vida por 18,8% das mulheres. No entanto quando a perda de urina acontece diversas vezes ao dia o impacto é mais significativo mostrando que 63,6% consideram-na ter um grande impacto na qualidade de vida. CONCLUSÃO: Esta tese permitiu a validação de dois instrumentos muito úteis e importantes para a clínica e para a investigação nesta área. Os resultados obtidos neste estudo permitiram concluir que a prevalência encontrada da incontinência urinária no pós-parto corrobora as evidências existentes de que esta condição constitui um problema de saúde que necessita de ser abordado na prática de cuidados. A incontinência urinária tem um significativo impacto na qualidade de vida das mulheres particularmente a nível da sua relação com o seu companheiro, na vida sexual e no bem-estar psicológico.
- Efficiency of EU and member states' policies in managing the energy transition : a review integrating the PRISMA methodology with clustering analysisPublication . Poyau, Laurie; Teymourifar, AydinThis thesis examines the effectiveness of the European Union (EU) and member state policies in managing the energy transition. The study aims to answer two key questions: Are the EU policies effective or not regarding the evolutions of the key indicators of the energy transition across EU member states? What are policy suggestions for local policies, local perspectives regional or global? The research systematically reviews literature from 2016 to 2024 using the PRISMA method to evaluate progress in areas such as greenhouse gas (GHG) emissions, renewable energy adoption, and energy efficiency. Three major themes emerge, the indicators used to evaluate policy effectiveness, the tension between global and local governance, and the socio economic impacts of the energy transition. The study highlights the challenges posed by Brexit and emphasizes the critical role of supranational governance in fostering cooperation between local and global policies. It also identifies the need for adaptable, locally relevant policies and proposes strategies at the institutional and business levels to mitigate economic impacts and leverage opportunities from the energy transition. Despite some limitations, the findings provide valuable insights into the effectiveness of EU energy transition policies.
- E-commerce and digital marketing in post-covid : a review integrating the PRISMA methodology with clustering analysisPublication . Agra, Joana Corrente da; Teymourifar, AydinThis thesis examines the significant impact of the COVID-19 pandemic on global e-commerce and digital marketing strategies, focusing on how businesses in different sectors adapted to these unprecedented challenges. The study aims to answer two key questions: How did e-commerce and digital marketing evolve post-pandemic, and what factors influenced these changes? This research identifies the practical strategies businesses employed during the pandemic by reviewing the literature published between January 2020 and 2024. The PRISMA method is rigorously applied to ensure a thorough and transparent analysis of relevant academic papers. The key findings underscore the swift adoption of new technologies, consumer behavior shifts, and impact of government policies. The study identifies three major themes: the need for businesses to invest in advanced e-commerce technologies, the importance of adapting to evolving consumer habits, and the drive for digital transformation. Despite some limitations, the insights provide a valuable understanding of the digital transformation trends post-pandemic. This research does not just offer insights and actionable recommendations for businesses to construct robust, forward-thinking models that can excel in an increasingly digital world, it also enhances our comprehension of the digital marketing and e-commerce shifts triggered by the pandemic.
- A importância das estratégias de comunicação na representação do feminino : o caso BarbiePublication . Galinha, Mariana Alexandre; Pereira, Ana Catarina Valdigem JacintoAs estratégias de comunicação alinhadas com o marketing têm como principal objetivo responder à evolução das necessidades dos/as consumidores/as face às mudanças sociais. Esse alinhamento estratégico é vital para o sucesso das organizações num ambiente dinâmico e em constante transformação, contribuindo para construir uma reputação positiva e fomentar a lealdade do consumidor. A marca Barbie, desde o lançamento da sua primeira boneca em Portugal 1984, apaixonou os consumidores, até lhe serem endereçadas as primeiras críticas por perpetuar estereótipos em torno das imagens do feminino. O processo de reposicionamento da marca Barbie, marcado pelo ativismo feminista incorpora estratégia de comunicação com o objetivo de promover uma representação inclusiva do feminino em todos os seus produtos. Esta investigação tem como objetivo compreender a importância das estratégias de comunicação na representação do feminino face à perceção que as consumidoras portuguesas têm do produto Barbie, bem como conhecer os motivos que levaram ao reposicionamento da marca. Este estudo tem como foco o mercado português, pois pretende analisar o contexto nacional, mercado que continua em fase de crescimento. De modo a responder às questões de partida foi desenvolvida uma metodologia de investigação mista. A componente qualitativa foi realizada segundo uma entrevista semiestruturada à representante de marca da Barbie em Portugal juntamente com análise de conteúdo da marca no contexto nacional, através de produtos e campanhas da marca, enquanto a componente quantitativa é centrada na aplicação de um inquérito por questionário. Com este estudo foi constatado que as estratégias de comunicação da marca Barbie no contexto português tendem a acompanhar as necessidades do consumidor numa linha evolutiva ao longo do tempo, com objetivo em criar proximidade e lealdade com o seu público contribuindo para a proeminência da marca.