Repository logo
 
Publication

Os conteúdos informativos no site da SIC Notícias

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Nelson Costa
dc.contributor.authorMonteiro, Ana Luísa Matos
dc.date.accessioned2021-07-28T10:30:36Z
dc.date.available2021-07-28T10:30:36Z
dc.date.issued2021-04-08
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractA evolução do ciberjornalismo tem sido constante e desafiante para as empresas de media, bem como para os jornalistas na era da convergência. Os responsáveis pelos sites de informação devem consolidar práticas como a convergência e as potencialidades do meio e devem arriscar em novas, como o Jornalismo de Dados e a Realidade Virtual. No presente relatório de estágio, são analisados os conteúdos mais vistos do site da SIC Notícias, um site de informação generalista, em duas semanas em meses diferentes. O objetivo primordial deste estudo é identificar as caraterísticas presentes nos produtos jornalísticos analisados. Para dar uma resposta a este propósito, foi realizada uma análise de conteúdo aos 40 conteúdos mais vistos do site da SIC Notícias, com base em cinco indicadores: formato, temática, hiperligações, meio de proveniência e potencialidades. Este trabalho tem como ponto de partida um enquadramento teórico, que ajudará a interpretar e a tirar conclusões dos resultados da pesquisa. O trabalho conclui que a os conteúdos mais vistos são vídeos sobre temáticas internacionais, que exploram algumas potencialidades do ambiente digital, mas que não se afiguram como conteúdos transmediáticos.pt_PT
dc.description.abstractThe evolution of cyberjournalism has been constant and challenging for media companies, as well as for journalists in the era of convergence. Those responsible for the information sites must consolidate practices such as convergence and the potentiality of the medium and must risk on new ones, such as Data Journalism and Virtual Reality. In this report, the most viewed contents of the SIC Notícias website, a generalist information website, are analyzed over two weeks in different months. The main objective of this study is to identify the characteristics present in the analyzed journalistic products. In order to provide an answer to this purpose, a content analysis was carried out on the 40 most viewed contents on the SIC Notícias website, based on five indicators: format, theme, links, middles of provenance and potentiality. This work has as a starting point a theoretical framework, which will help to interpret and draw conclusions from the research results. The study concludes that the most viewed contents are videos about international themes, which explore some potentialities of the digital environment, but which do not appear as transmedia content.pt_PT
dc.identifier.tid202730662pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34300
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiberjornalismopt_PT
dc.subjectConvergênciapt_PT
dc.subjectPotencialidades do meiopt_PT
dc.subjectNovas tendênciaspt_PT
dc.subjectCyberjournalismpt_PT
dc.subjectConvergencept_PT
dc.subjectPotentialities of the mediapt_PT
dc.subjectNew trendspt_PT
dc.titleOs conteúdos informativos no site da SIC Notíciaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202730662.pdf
Size:
3.42 MB
Format:
Adobe Portable Document Format