Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-08"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Publicar é preciso, checar não é preciso : o impacto das fake news no comportamento dos consumidores de notícias onlinePublication . Menezes, Manuella Maria Silva; Arêas, Camila CabralFake news é o nome com que se tornaram populares as notícias falsas, o grande percalço que o jornalismo profissional enfrenta na segunda década do século XXI, e tema desta dissertação. Esses conteúdos altamente propagáveis e inverídicos são o objeto do presente estudo, mas seria simplista colocar toda a força do fenômeno das fake news apenas na conta das novas tecnologias de comunicação e informação. Assim, os objetivos da pesquisa são entender a natureza das fake news e por que a manifestação atual de manchetes e acontecimentos fantasiosos é diferente das anteriores; os artifícios que as fazem ser apontadas como causa e consequência de episódios transformadores da sociedade contemporânea, e o impacto que possuem nessa sociedade. A guiar a investigação, temos a questão central “Como as fake news impactam o entendimento sobre o mundo de quem consome informação nas mídias sociais?”. Na tentativa de respondê-la, a presente dissertação percorre a história do jornalismo, a fim de identificar os contextos sociais em que ocorreram mudanças significativas, e como cada etapa deixou ideias ou modus operandi encontrados hoje na disseminação de desinformação. O enquadramento teórico do estudo inclui a abordagem teórica do contexto das TIC, das mídias sociais e das fake news em si, sob à luz de autores das ciências humanas e sociais, nos campos da sociologia, antropologia e filosofia, que permitem abordar aspectos e dimensões complementares do fenômeno estudado. Além disso, foi feita uma pesquisa de metodologia mista, através de inquérito e entrevistas com especialistas no tema. As conclusões do trabalho identificam a dúvida, a polarização e a descrença que o fenômeno das fake news gerou na sociedade, com destaque para o campo político e midiático / jornalístico.
- Regulação emocional em indivíduos com LCA em contexto de reabilitação : avaliação da ansiedade e de depressão e identificação de fatores associadosPublication . Medeiros, Célia Marina Mesquita; Guerreiro, Sandra de Brito Beirão; Nunes, Maria Vânia Rocha da SilvaIntrodução: A ansiedade e a depressão constituem os estados emocionais mais frequentemente alterados após Lesão Cerebral Adquirida (LCA). Estas alterações emocionais podem influenciar a motivação e, consequentemente, serem determinantes no progresso de reabilitação e na qualidade de vida destes indivíduos. Identificar fatores que possam estar associados à sintomatologia ansiosa e à depressiva poderá auxiliar na precisão aquando da deteção destes sintomas. Assim, o presente estudo tem como principal objetivo identificar fatores sociodemográficos, clínicos e de qualidade de vida associados à sintomatologia ansiosa e sintomatologia depressiva numa população vítima de LCA em contexto de reabilitação neuropsicológica. Metodologia: Trata-se de um estudo correlacional numa amostra de 34 participantes com LCA e que se encontram em contexto de reabilitação neuropsicológica. Para a recolha de dados, foram utilizados um questionário sociodemográfico, o Montreal Cognitive Assessment (MoCA) na avaliação das funções cognitivas, o The World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-BREF) na avaliação da qualidade de vida, a The Work and Social Adjustment Scale (WSAS) na avaliação das capacidades funcionais, o Clinical Outcome in Routine Evaluation (CORE-10) na avaliação da saúde mental global, e a Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) na avaliação de sintomas ansiosos e de sintomas depressivos clinicamente significativos. Procedeu-se à análise descritiva dos dados, e da relação (associação e regressão) entre variáveis. Resultados: Segundo os resultados obtidos, 55.9% (n = 19) da amostra apresentaram sintomatologia ansiosa, 52.9% (n = 18) apresentaram sintomatologia depressiva e 41.2% (n = 14) apresentaram comorbilidade de sintomas ansiosos e depressivos. Os dados sugerem que a probabilidade de indivíduos com LCA desenvolverem sintomas ansiosos aumenta com a gravidade das alterações da saúde mental global e que a probabilidade de desenvolverem sintomas depressivos é superior nas mulheres e cuja perceção da qualidade de vida no domínio psicológico é mais baixa. A ocorrência de comorbilidade de sintomas é mais provável em mulheres com alterações da saúde mental global e cuja perceção da qualidade de vida no domínio psicológico é mais baixa. Conclusão: O reconhecimento das dimensões sociodemográficas, clínicas e de qualidade de vida na deteção de alterações emocionais após LCA é fundamental, pois pode ser determinante na identificação de fatores que contribuem para o desenvolvimento de sintomas ansiosos e sintomas depressivos.
- O regresso do processo de inventário aos tribunais : inovações e questões problemáticasPublication . Caetano, Catarina Ferreira Ressurreição; Xavier, Maria Rita Aranha da Gama LoboO processo de inventário foi alvo, na última década, de sucessivas e diversas abordagens e reformas que visavam assumidamente o descongestionamento dos tribunais, mas essencialmente reduzir as pendências e melhorar os resultados de natureza estatística que demonstravam serem as ações de inventário, em média, aquelas que mais tempo demoravam a transitar em julgado. A opção consagrada em 2009, que atribuía competência para o processamento do processo de inventário aos cartórios notariais revelou-se inadequada, pelo que, em 2019, o novo regime do processo de inventário judicial foi inserido no Código de Processo Civil, embora continue a existir a possibilidade residual do inventário notarial. O presente estudo pretende ressaltar as alterações mais substanciais operadas no processo de inventário e as suas funções.
- Female leadership in organizations : an interpretative research of the characteristics and implications of female leaders within organizationPublication . Ferreira, Bárbara dos Santos; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesThe world is evolving into new directions and what was once considered the norm has changed. Leadership as it was formally known is shifting to new directions it is changing mentalities. This study aspires to understand how female leadership influences employers and employees and what is changing, and can be changed regarding this topic. Much previous research has relied on the fact that women have suffered prejudice when assuming leadership positions as well as facing major difficulties women face when trying to emulate men. After a literature review, three hypothesis were put forward and thus worked through and analysis that combined a detailed questionnaire regarding leadership and interviews to male and female leaders. Later on in the investigation, female leadership was characterized, trying to enhance gender, in what concerns prejudice and the rise of it. Contrary to what was once assumed, we find that Female Leadership does have an impact on how organizations proceed and how the employees act towards a situation. The findings show evidence that women do suffer prejudice when in leading positions and that something needs to be changed about it. They also show that no matter what time or industry we are in, men still dominate in leadership positions when compared to women. Organizations should be more attentive to this problematic and need to change their actions aiming at better including women into the workforce and leadership positions.
- Fatores que influenciam o desempenho no WCST na população com traumatismo cranioencefálicoPublication . Tavares, Joana Cardoso Jesus de Matos; Nunes, Maria Vânia Rocha da Silva; Pereira, Norberto Firmino CardosoEnquadramento Teórico: Os traumatismos cranioencefálicos (TCE) causam várias mazelas entre as quais, quase sempre presente, estão os défices cognitivos. Estes défices, por sua vez, podem manifestar-se em diferentes funções, sendo frequentemente encontrados no funcionamento executivo. Um dos melhores testes neuropsicológicos para avaliar as funções executivas é o Wisconsin Card Sorting Test (WCST), já que força a procura de uma forma correta de responder e a adaptação às exigências que se vão alterando. Existem fatores que podem influenciar o funcionamento executivo após TCE. Neste trabalho, pretendeu-se estudar a relação entre a idade, a escolaridade, o tipo de lesão e a gravidade da lesão com o desempenho executivo. Método: A amostra foi recolhida a partir de uma base de dados clínica, sendo composta por 26 participantes, com idades, aquando a avaliação neuropsicológica, entre os 18 e os 69 anos e escolaridade entre os 4 e os 17 anos. Foram selecionados da base de dados os sujeitos com o diagnóstico de TCE e que tinham completado o WCST na avaliação neuropsicológica realizada na clínica. Resultados: Uma regressão linear permitiu constatar que a escolaridade permite predizer a percentagem de respostas perseverativas apresentada no WCST. Os restantes fatores estudados – idade, tipo de lesão e gravidade da lesão – não revelaram uma relação estatisticamente significativa com o desempenho no WCST. Discussão: A escolaridade parece ser um preditor do funcionamento executivo após TCE, nomeadamente no que diz respeito à perseveração, isto é, à inflexibilidade cognitiva. O nível académico revela-se assim como um fator protetor contra os efeitos negativos do TCE nas funções executivas. Já a idade parece não ter essa influência. O tipo de lesão – lesão difusa ou lesão focal – não se revelou um fator influente do funcionamento executivo após TCE, reforçando a ideia de que este poderá depender mais das zonas lesionadas e não tanto do tipo de lesão. Por sua vez, a gravidade da lesão, medida através da Escala de Coma de Glasgow (GCS), não se verificou relevante para o desempenho, o que levanta questões acerca da utilização desta escala com única medida de predição do estado funcional após TCE
- Os conteúdos informativos no site da SIC NotíciasPublication . Monteiro, Ana Luísa Matos; Ribeiro, Nelson CostaA evolução do ciberjornalismo tem sido constante e desafiante para as empresas de media, bem como para os jornalistas na era da convergência. Os responsáveis pelos sites de informação devem consolidar práticas como a convergência e as potencialidades do meio e devem arriscar em novas, como o Jornalismo de Dados e a Realidade Virtual. No presente relatório de estágio, são analisados os conteúdos mais vistos do site da SIC Notícias, um site de informação generalista, em duas semanas em meses diferentes. O objetivo primordial deste estudo é identificar as caraterísticas presentes nos produtos jornalísticos analisados. Para dar uma resposta a este propósito, foi realizada uma análise de conteúdo aos 40 conteúdos mais vistos do site da SIC Notícias, com base em cinco indicadores: formato, temática, hiperligações, meio de proveniência e potencialidades. Este trabalho tem como ponto de partida um enquadramento teórico, que ajudará a interpretar e a tirar conclusões dos resultados da pesquisa. O trabalho conclui que a os conteúdos mais vistos são vídeos sobre temáticas internacionais, que exploram algumas potencialidades do ambiente digital, mas que não se afiguram como conteúdos transmediáticos.