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Authors
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Abstract(s)
The new geological era, the Anthropocene, is characterized by humanity being the
prevailing geological force. With its activity, humankind is influencing the Earth System by
changing natural processes and being responsible for the consequences of climate change.
The uniqueness of this historical moment manifests itself in the witnessing of the
becoming of an era, while still having the possibility to influence the outcome of the
environmental crisis, which currently reached a tipping point. The encounter between the
disciplines of art and science could represent a possibility of closing the knowledge gap
concerning the influence of humankind over the Earth System. Therefore, transdisciplinary
collaborations between art and science will be presented to illustrate through a different
approach what the Earth System is and how it functions. A thorough investigation of the
various narratives concerning the history of life, the understanding of nature, wilderness, the
natural as well as the transdisciplinary practice and the Earth System is necessary.
Furthermore, cutting across disciplines allows the possibility of taking action. The
thesis analyzes to what extend transdisciplinarity between these two domains might be able
to solve current environmental threats and influence the Earth System in the Anthropocene.
Projects such as the bio-acoustic sound experiment between Dunn and Crutchfield and
Line of Beauty between Lorenz and Pflugmacher, will illustrate the interaction. Dunn and
Crutchfield experimented with sound to influence the behavior of bark beetles, which were
infesting California´s forests. Susanne Lorenz explores together with biologist Stephan
Pflugmacher the possibility of cleaning the river water of the Seseke through an installation.
Both projects will be discussed as transdisciplinary attempts between art and science to come
to terms with environmental threats.
O Antropoceno, a nova era geológica, é caracterizado por a humanidade se assumir como a força geológica predominante que pela sua atividade está a influenciar o Sistema Terra, alterando os processos naturais e sendo responsável pelas consequências das alterações climáticas. A singularidade deste momento histórico encontra-se na observação da afirmação de uma época que embora ainda tem a possibilidade de influenciar o desfecho da crise ambiental que está a atingir um ponto de inflexão. O encontro entre as disciplinas da arte das ciências pode representar uma possibilidade de colmatar a lacuna de conhecimentos sobre a influência da humanidade no Sistema Terra. Assim sendo, as colaborações transdisciplinares entre a arte e a ciência serão apresentadas para ilustrar, com uma abordagem diferente, o funcionamento do Sistema Terra. Para tal è necessárias uma investigação. O encontro entre as disciplinas da arte e da ciência poderia representar uma possibilidade de colmatar a lacuna de conhecimentos sobre a influência da humanidade sobre o Sistema Terra. Por conseguinte, colaborações transdisciplinares entre arte e ciência serão apresentadas para ilustrar através de uma abordagem diferente o que é e como funciona o Sistema Terra. É necessária uma investigação aprofundada das várias narrativas relativas à história da vida, à compreensão da natureza, da natureza selvagem, da prática tanto natural como transdisciplinar assim como do Sistema Terra. O corte transversal de disciplinas permite a possibilidade de tomar medidas. A tese analisa até que ponto a transdisciplinaridade entre estes dois domínios poderá ser capaz de resolver as atuais ameaças ambientais e influenciar o Sistema Terra no Antropoceno. Esta interação entre as duas disciplinas será ilustrada através de dois projetos: a experiência sonora bio-acústica entre Dunn e Crutchfield e a Linha de Beleza entre Lorenz e Pflugmacher. Dunn e Crutchfield experimentaram usar som para influenciar o comportamento dos bark beetles que estavam a infestar as florestas da Califórnia. Susanne Lorenz explora juntamente com o biólogo Stephan Pflugmacher a possibilidade de limpar a água do rio Seseke através de uma instalação. Ambos os projetos serão discutidos com o objetivo de apresentar uma abordagem transdisciplinar entre a arte e a ciência para enfrentar as ameaças ambientais.
O Antropoceno, a nova era geológica, é caracterizado por a humanidade se assumir como a força geológica predominante que pela sua atividade está a influenciar o Sistema Terra, alterando os processos naturais e sendo responsável pelas consequências das alterações climáticas. A singularidade deste momento histórico encontra-se na observação da afirmação de uma época que embora ainda tem a possibilidade de influenciar o desfecho da crise ambiental que está a atingir um ponto de inflexão. O encontro entre as disciplinas da arte das ciências pode representar uma possibilidade de colmatar a lacuna de conhecimentos sobre a influência da humanidade no Sistema Terra. Assim sendo, as colaborações transdisciplinares entre a arte e a ciência serão apresentadas para ilustrar, com uma abordagem diferente, o funcionamento do Sistema Terra. Para tal è necessárias uma investigação. O encontro entre as disciplinas da arte e da ciência poderia representar uma possibilidade de colmatar a lacuna de conhecimentos sobre a influência da humanidade sobre o Sistema Terra. Por conseguinte, colaborações transdisciplinares entre arte e ciência serão apresentadas para ilustrar através de uma abordagem diferente o que é e como funciona o Sistema Terra. É necessária uma investigação aprofundada das várias narrativas relativas à história da vida, à compreensão da natureza, da natureza selvagem, da prática tanto natural como transdisciplinar assim como do Sistema Terra. O corte transversal de disciplinas permite a possibilidade de tomar medidas. A tese analisa até que ponto a transdisciplinaridade entre estes dois domínios poderá ser capaz de resolver as atuais ameaças ambientais e influenciar o Sistema Terra no Antropoceno. Esta interação entre as duas disciplinas será ilustrada através de dois projetos: a experiência sonora bio-acústica entre Dunn e Crutchfield e a Linha de Beleza entre Lorenz e Pflugmacher. Dunn e Crutchfield experimentaram usar som para influenciar o comportamento dos bark beetles que estavam a infestar as florestas da Califórnia. Susanne Lorenz explora juntamente com o biólogo Stephan Pflugmacher a possibilidade de limpar a água do rio Seseke através de uma instalação. Ambos os projetos serão discutidos com o objetivo de apresentar uma abordagem transdisciplinar entre a arte e a ciência para enfrentar as ameaças ambientais.
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Keywords
Anthropocene Transdisciplinarity Geological force Environmental threats Earth system Ecological logic Action Countervisuality Antropocena Transdisciplinaridade Força geológica Ameaças ambientais Sistema Terra Lógica de acção Contravisualidade