Repository logo
 
Publication

Desafios das RP na era dos media sociais

dc.contributor.authorDias, Patrícia
dc.contributor.authorAndrade, José Gabriel
dc.date.accessioned2022-04-20T13:23:56Z
dc.date.available2022-04-20T13:23:56Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste artigo aborda os desafios com que as Relações Públicas se deparam na atualidade, operando num ambiente digital e interativo, que suporta mudanças profundas no comportamento dos públicos e na forma como se relacionam com as organizações. Os profissionais de Relações Públicas veem-se multiplicados o número e tipo de públicos com que se relacionam, sendo a maior diferença o contato direto com clientes. Em todas essas relações, as organizações perdem o papel privi- legiado de emissor e passam a participante num diálogo. É exigido aos profissionais da área o domínio de diversas tecnologias digitais, e com- petências para a criação e edição de diferentes tipos de conteúdos. Além disso, é necessária uma monitorização constante e capacidade imediata de resposta, uma vez que este ambiente digital potencia a ocorrência e o alcance das crises reputacionais. No âmbito académico, discutem- se novos modelos comunicacionais mais simétricos e os investigadores são confrontados com mutações profundas no exercício da profissão e no lugar que as Relações Públicas tradicionalmente ocupam nas organi- zações. O caso da TAP Portugal é abordado neste artigo como exemplo de estrutura comunicacional integrada para a gestão da presença nos media sociais. A partir deste caso, é proposto um modelo piramidal que engloba o marketing e o apoio ao cliente e no qual as Relações Públicas assumem a posição de orquestrador como solução para gerir a presença nos media sociais gerando imagens consistentes e obtendo a tão desejada reputação consolidada.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn9789896542146
dc.identifier.isbn9789896542160
dc.identifier.isbn9789896542153
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37338
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLivros Labcompt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.titleDesafios das RP na era dos media sociaispt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage108pt_PT
oaire.citation.startPage83pt_PT
oaire.citation.titleNovos media e novos públicospt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
20150430_2015_09_novos_media_novos_publicos_89_114.pdf
Size:
1.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format