Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desafios das RP na era dos media sociais

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo aborda os desafios com que as Relações Públicas se deparam na atualidade, operando num ambiente digital e interativo, que suporta mudanças profundas no comportamento dos públicos e na forma como se relacionam com as organizações. Os profissionais de Relações Públicas veem-se multiplicados o número e tipo de públicos com que se relacionam, sendo a maior diferença o contato direto com clientes. Em todas essas relações, as organizações perdem o papel privi- legiado de emissor e passam a participante num diálogo. É exigido aos profissionais da área o domínio de diversas tecnologias digitais, e com- petências para a criação e edição de diferentes tipos de conteúdos. Além disso, é necessária uma monitorização constante e capacidade imediata de resposta, uma vez que este ambiente digital potencia a ocorrência e o alcance das crises reputacionais. No âmbito académico, discutem- se novos modelos comunicacionais mais simétricos e os investigadores são confrontados com mutações profundas no exercício da profissão e no lugar que as Relações Públicas tradicionalmente ocupam nas organi- zações. O caso da TAP Portugal é abordado neste artigo como exemplo de estrutura comunicacional integrada para a gestão da presença nos media sociais. A partir deste caso, é proposto um modelo piramidal que engloba o marketing e o apoio ao cliente e no qual as Relações Públicas assumem a posição de orquestrador como solução para gerir a presença nos media sociais gerando imagens consistentes e obtendo a tão desejada reputação consolidada.

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue