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Intervenção de enfermagem no consumo de bebidas energéticas pelos adolescentes

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O consumo de bebidas energéticas é muito recente e nos últimos anos tem-se vindo a verificar um aumento na sua popularidade, principalmente entre os mais jovens. Este fenómeno tem suscitado apreensão na medida em que a evidência científica demonstra que o seu consumo poderá acarretar riscos para a saúde e não é recomendado a crianças e adolescentes. Neste âmbito foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária que teve como objetivo contribuir para a adoção de comportamentos saudáveis que conduzam à prevenção e redução do consumo de bebidas energéticas em alunos do 2º e 3º ciclo e secundário dos agrupamentos da rede escolar pública, no ano letivo 2019/2020, no concelho da área de influência da Unidade de Cuidados na Comunidade onde decorreu o estágio final. A intervenção comunitária foi desenvolvida de acordo com a metodologia de Planeamento em Saúde e como referencial teórico foi adoptado o Modelo de Promoção da Saúde de Nola J. Pender. Na etapa de diagnóstico de saúde foi realizado um estudo quantitativo descritivo transversal com a aplicação de um inquérito aos hábitos de consumo de bebidas energéticas e refrigerantes na população alvo. Após a análise dos resultados selecionou-se como problema prioritário o consumo de bebidas energéticas pelos adolescentes. A estratégia selecionada de modo a atingir os objetivos fixados foi a Educação para a Saúde. Foram desenvolvidas sessões de Educação para a Saúde em turmas do 6º, 9º e 12º ano de escolaridade e atividades dirigidas aos profissionais de saúde da Unidade de Cuidados na Comunidade e a toda a comunidade escolar. Pela avaliação dos resultados obtidos pode-se considerar que os objetivos propostos para a intervenção comunitária foram alcançados com sucesso. A realização das atividades necessárias à consecução desta intervenção foram fundamentais para a aquisição de competências na área da enfermagem de Saúde Pública e Saúde Comunitária.
The consumption of energy drinks is very recent and in the last few years there has been an increase in its popularity, especially among young people. This phenomenon has raised apprehension in that scientific evidence demonstrates that its consumption may pose health risks and is not recommended for children and adolescents. In this context, a community intervention project was developed with the objective to contribute to the adoption of healthy behaviors that lead to the prevention and reduction of energy drink consumption in middle and secondary school students in the public school system, in the school year 2019/2020, in the municipality of the Community Care Unit area of influence where the final stage took place. The community intervention was developed according to the Health Planning methodology and as a theoretical framework, Nola J. Pender’s Health Promotion Model was adopted. In the health diagnosis stage, a descriptive cross-sectional quantitative study was conducted with the application of a survey of the consumption habits of energy drinks and soft drinks in the target population. Following the analysis of the results, the consumption of energy drinks by adolescents was selected as a priority problem. The strategy selected in order to achieve the objectives set was Health Education. Health Education sessions were developed with the 6th, 9th and 12th year of schooling. Activities were aimed also at health professionals in the Community Care Unit and the entire school community. By evaluating the results obtained, it can be considered that the objectives proposed for community intervention have been successfully achieved. The performance of the activities necessary to achieve this intervention were fundamental for the acquisition of competencies in the nursing area of Public and Community Health

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Enfermagem comunitária Promoção da saúde Adolescente Bebida energética Community health nursing Health promotion Adolescent Energy

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