Repository logo
 
Publication

Características e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorAzevedo, Ângela Maria Pereira e Sá
dc.contributor.authorSousa, Mariana Alves de
dc.date.accessioned2019-04-02T14:36:35Z
dc.date.available2019-04-02T14:36:35Z
dc.date.issued2018-04-11
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO bullying está muito frequente nas escolas portuguesas. O relatório anual da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) revela que foram registados 116 crimes de bullying em Portugal em 2016. Assim, é importante preveni-lo, sendo imprescindível investigá-lo de forma aprofundada. O presente estudo tem como objetivo analisar se o fenómeno do bullying se manifesta de forma diferente numa escola pública ou privada, em alunos do 3ºciclo. Pretende-se ainda analisar se o bullying varia tendo em conta as seguintes variáveis: género, idade, escolaridade, autoestima, número de amigos e local de ocorrência. A amostra é constituída por 248 alunos do 3ºciclo, de duas escolas (uma pública e uma privada). Foram utilizados três instrumentos: Questionário Sócio demográfico, o, Questionário p/a o estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico (Freire, Simão & Ferreira, 2005) e a Escala de Autoestima de Rosenberg (Santos Maia, 2003). Não foram encontradas diferenças entre a escola pública e a privada relativamente à incidência da vitimização e dos tipos de bullying. Para além disso, concluiu-se que o bullying não varia tendo em conta o género, idade, escolaridade, autoestima e o número de amigos. Verifica-se uma tendência para a diminuição da vitimização à medida que a idade aumenta; para o aumento de amigos à medida que a agressão aumenta; e para a diminuição da autoestima à medida que a vitimização aumenta. Por último, importa realçar que o recreio é o local onde mais ocorrem comportamentos de bullying.pt_PT
dc.description.abstractBullying is very frequent in Portuguese schools. The annual Portuguese Association of victim support (APAV) report reveals that 116 crimes of bullying have been registered in Portugal in 2016. Therefore, it is important to prevent it, and it is crucial to deeply investigate it. This study intends to analyze if the phenomenon of bullying manifests itself differently in public or private schools, in middle school students. It is intended to analyze if bullying varies considering the following variables: gender, age, schooling, self-esteem, number of friends and place of occurrence. The sample is constituted by 248 Middle School students from two schools (a public school and a private school). Three instruments have been used: a socio- demographic questionnaire, the Questionnaire for the study of violence among pairs in elementary school (Freire, Simão & Ferreira, 2005) and Rosenberg´s Self Esteem Scale (Santos Maia, 2003).. Differences between public and private schools haven´t been found in what refers to the occurrence of victimization and the types of bullying. Furthermore, it has been concluded that bullying doesn´t vary according to gender, age, schooling, self esteem and the number of friends. There is a tendency for the decrease of victimization with increasing age, for the increase of friends while the aggression increases and for the decrease of self esteem while victimization increases. Finally, it should be noted that it is the playground where more bullying cases occur.pt_PT
dc.identifier.tid201907291pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27223
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.subjectEscola pública e escola privadapt_PT
dc.subjectVitimizaçãopt_PT
dc.subject3º ciclopt_PT
dc.subjectPublic school and private schoolpt_PT
dc.subjectVictimizationpt_PT
dc.subjectMiddle schoolpt_PT
dc.titleCaracterísticas e prevalência do fenómeno do bullying nos alunos do 3º ciclo, a frequentar escolas públicas e privadaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado Mariana Sousa.pdf
Size:
791.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: